terça-feira, 21 de abril de 2015

Especial Entrevistas; SiFu Donald Mak - traduzido

Nesta postagem, segue a tradução da entrevista com o SiFu Donald Mak! Esperamos que apreciem!












Blog do Dido: Como você encontrou o seu SiFu? Como foi seu primeiro contato com wing chun e o que você descreveria o treinamento naqueles dias?

DM: Eu já estava interessado em kung fu, quando eu era criança. No entanto, no final dos anos 60 e início dos anos 70, praticantes de kung fu deram uma má impressão ao público em geral de que eles eram da máfia. Assim, mesmo que eu estivesse interessado em kung fu, eu não comecei a aprender qualquer kung fu não até que eu tivesse 17 anos. Quando eu tinha 15 anos, eu assisti a um filme chamado Wing Chun "The Warriors Two". Fiquei tão impressionado com as ações e técnicas mostradas no filme. Foi esse filme que me fez determinar á encontrar um professor de Wing Chun. Sorte, um dos colega de classe do irmão dos meus colegas de classe chamado Leung Ping Sang foi aluno de SiFu Chow . Então, eu fui trazido para a escola de SiFu Chow  por essa relação indireta em 1979.



Meu Sifu é um devoto mestre e praticante de Wing Chun . Desde que ele começou a fazer Wing Chun no início dos anos 50 e tornou-se professor em meados dos anos 60, ele nunca deixou de praticar e polir sua habilidade. Apesar de sua idade avançada, ele ainda mantém a prática todos os dias.

Ele ensina Wing Chun não é por dinheiro! Ele ensina Wing Chun é exclusivamente para espalhar Wing Chun e manter a árvore genealógica de Yip Man Wing Chun crescendo. Ele costumava trabalhar em uma empresa de ônibus em Hong Kong. Ele fez uso de seu tempo de trabalho após a ensinar Wing Chun. Assim, ele só ensina Wing Chun em particular e nunca faz qualquer anúncio para a sua escola.



O treinamento naqueles dias era muito tradicional. Nós não poderíamos progredir para aprender próximas técnicas se não tivéssemos aprendido bem as técnicas anteriores. No entanto, a atmosfera de classe era muito simpática e acolhedora.


Blog do Dido; Na sua opinião, qual é o aspecto mais importante de treinamento sob a orientação SiFu Chow Chuen Tze e em sua própria orientação?

DM: O aspecto mais importante do treinamento com o Sifu Chow é o footwork e Chi Sao. Footwork inclui posturas, método passo a passo, usando o poder do quadril e chutes. Focamos uma grande quantidade de trabalhos sobre estes aspectos.




Blog do Dido: Sifu Chow é famoso como um grande mestre de técnicas de chute. Você pode nos dizer algo sobre estes programas de formação?

DM: Sim ... desde a física construída de Sifu Chow é pequeno, ele foi ensinado por seu professor, GM Yip Man a usar técnicas mais perna para compensar sua desvantagem física. Para usar chutes bem, é preciso ter perna forte para apoiar a balança. Assim, é muitas vezes para fazer o treinamento sobre postura perna de solo. Além disso, especial Chi Gerk (leg pegajosa) exercício e os Wing Chun 8 técnicas de pernas foram ensinados por Yip Man para ele, a fim de aumentar a flexibilidade, força e no uso de chutes. Além disso, chutes são misturados em nossos exercícios Chi Sao, a fim de aperfeiçoar as habilidades de chute.

 Blog do Dido; Qual é a sua opinião sobre os lutadores de Wing Chun em competições como UFC e similares? Você acha que o lutador de wing chun pode se sair bem sem ter que treinar outras artes?

DM: Teoricamente, Wing Chun pode lidar com qualquer tipo de atletas,caso sejam bem treinados. No entanto, competições como o UFC envolvem muitas técnicas de luta de chão que Wing Chun não tem,então lutadores de Wing Chun tem que aprender e treinar essa parte de habilidades.



Blog do Dido; Você pode nos contar alguma história interessante que você já teve em todos esses anos de prática?

DM: Uma história interessante é quando o meu Sifu me ensinou o Mui Faa Zong (ameixa flor Posts) técnicas. Tradicionalmente, os postes de Mui Faa Zong eram enterrados no chão, mas não é possível fazer tal configuração no ambiente de Hong Kong. Assim, a fim de nos ensinar, meu SiFu chamou os círculos no chão para se parecer com os cargos de Mui Faa Zong. Sem a altura dos postes, não nos preocupávamos em cair, ainda sim o nosso equilíbrio não era bom. No entanto, meu SiFu era muito sério no ensino. Mesmo sem os postes, ele nos obrigou a ser sério e foco no método do balanço e pisar.

Blog do Dido; O sistema de Wing Chun está estruturado por princípios e conceitos para tornar fácil para o aluno a compreender. No entanto, em 99% das famílias de wing chun fazer as coisas de forma diferente um dos outros. Em sua opinião, por que isso acontece?

DM: Na minha opinião, é principalmente porque as pessoas diferentes têm interpretação diferente. É só porque Wing Chun é um sistema baseado em princípios e conceitos, dá muito espaço para diferentes interpretações sobre as técnicas. Há um provérbio chinês que "Tong Chuat Yat Si, Gei Kwok Yau Yee", significado literal: Mesmo estudando sob um mesmo professor, as habilidades dos alunos vai sair de forma diferente''. Assim, as diferenças estão prestes a acontecer por causa das pessoas. No entanto, para mim, é bom porque pode ter uma variedade mais ampla. O mais importante é entender o que é a diferença e por que ele é diferente, quais são os prós e contras e como cobrir os contras.




Blog do Dido; Qual é o ponto mais importante para ser um bom aluno wing chun? E qual é o ponto mais importante para ser um grande mestre de Wing Chun?

DM: Para estudante, trabalho duro e dedicação. Para mestre, disposição a ensinar e real entendimento de todo a arte.


Blog do Dido; Obrigado pela sua atenção para esta entrevista. Eu gostaria que você deixasse uma mensagem para os nossos leitores e seus contatos, para aqueles que querem visitá-lo. Muito obrigado!

DM: O prazer é meu. Seus leitores são bem-vindos a visitar-me. Meu contato completo é o seguinte:

Organização Internacional do Wing Chun
Escola Kong Hong. Endereço: Apartamento 12, 8 / F, Yuen Fat Edifício Industrial, 25 Wang Chiu Road, Kowloon Bay, Kowloon, Hong Kong
HK Tel: +852 91328162
Facebook: https://www.facebook.com/sifu.donald.mak
Facebook: https://www.facebook.com/IWCOrg
Email: donald.mak@hkwingchun.com
Web (Hong Kong): www.hkwingchun.com
Web (International): www.iwco.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário