terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gerk Jong

Gerk Jong (gerk = referente á perna, Jong = do mesmo muk yan jong = referente á poste) é a designação do aparelho auxiliar para o treinamento dos trabalhos de pernas do estilo wing chun, normalmente ensinado na 4º fase do treinamnto do wing chun,chamada MOY FA JONG.
È constituido de postes dispostos um ao lado do outro,normalmente composto por tres postes - originalmente eram 6 postes,lembrando o formato da flor de ameixa - onde o praticante vai treinar diferentes formas de chutes,aplicações de energia,trabalho de deslocamento,bloqueios,,desequilibrio ,etc...Não há nenhuma seqüência definida para o endurecimento das pernas - você está batendo em sua perna de madeira dura com todas as posições que você sabe usar Tan Gerk, Bong Gerk, Jeet Gerk, Waang Gerk, Fook Gerk, Huen Bo, Bo Kau.Um ou todos os posts do Gerk Jong podem ser utilizados.Paralelamente, o praticante continua o treinamento do chi gerk,em forma mais avançada,possibilitando o desenvolvimento energético através das pernas.
abaixo,um pequeno video sobre este aparelho.










2 comentários:

  1. Caro Dido, já li a declaração de seu Sifu que o Chi Gerk não existe na sua linhagem, este post então é uma postagem genérica?

    Abraços meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente SiFu Juarez. Essa postagem não é estritamente sobre um treinamento de minha família, mas uma visão superficial desse treinamento que é feito em várias outras linhagens. Abs e obrigado pela participação. :)

    ResponderExcluir