sábado, 11 de abril de 2015

Sitaaigung Duncan Leung Fala sobre Yip Man - Sitaaigung Dunca talk about Yip Man






Uma coisa interessantíssima dentro do aprendizado do Wing Chun é a relação SiFu-Todai. Indubitavelmente, essa relação é baseada em percepções que em muito não estão baseadas apenas no que chamamos de ''mundo visível'', mas é uma relação repleta de meandros e sinuosidades que apenas uma pessoa,que esteja dentro do Mo Lam, totalmente atenta, poderá perceber, de forma que o SiFu pode estar ensinando algo para seu To Dai sem sequer transparecer isso,ou mesmo que ele simplesmente não faça absolutamente nada para isso.



No entanto, um vinculo como esse só pode existir quando há um convívio...e sobre seu convívio com seu SiFu, Yip Man, achei um pequeno texto - entre vários - de Sitaaigung Duncan Leung que eu adaptei um pouco para o português e gostaria de compartilhar com você, amigo leitor....

One thing interesting within the Wing Chun learning is the Todai-SiFu relationship. Undoubtedly, this relationship is based on perceptions that much are not just based on what we call the '' visible world '', but it is full of intricacies and windings relationship that only one person, that is within the Mo Lam, fully attentive, may notice, so that the SiFu may be teaching something to your to Give without even disclose it, or even if it just does not do anything at all for that.

However, a link like this can only exist when there is a living ... and about your interaction with your SiFu, Yip Man, I found a small text - among many on youe message board - of Sitaaigung Duncan Leung,taht i adapted a little to portuguese and I would like to share with you, dear reader ....

''O Yip Man que eu conheci era de fala mansa, suave, gostava de piadas, tinha uma postura muito firme, nunca se queixou, ao menos não na minha frente de qualquer maneira, nunca falou pelas costas de alguém e raramente falava sobre si mesmo. Ele estava sendo muito bom nunca dizer nada que fosse para perturbar ninguém.

Quando eu estava na escola regular, sempre que um aluno lhe fazia uma pergunta, ele sempre mobilizava ao aluno a dizer-lhe a resposta após o aluno pensar sobre isso e ele sempre elogiaria a pessoa e diria-lhe que ele estava certo, independentemente se o aluno estivesse realmente certo ou errado. Quando iniciei as aulas particulares com ele,percebi que ele era muito diferente disso. Ele se fez mostrar em uma maior preocupação e deu muitos detalhes e quando eu tinha uma pergunta, ele respondia sem hesitar, sempre direto ao ponto. Mesmo que ele não fosse um cientista ou um médico o mais incrível sobre ele era sempre que ele explicava as teorias e técnicas de forma que ele sempre iria chegar a algum tipo de exemplo de vida,o que tornava completamente claro o entendimento e essas coisas sempre vão ficar com você.




Ele fumava muito.

Ele só tinha alguns amigos que eu sabia e que estavam por perto. Basicamente, eles eram do mesmo lugar que ele veio.

Eu fazia Chi Sau com ele todas as vezes que nos encontrávamos, durante todos os anos, ele nunca me ensinava por mais de 15 min. por causa de sua idade. Quando nos conhecemos, foram cerca de 1 ou 2 vezes por semana, o resto, eu trabalhava sozinho. As aulas durariam uma hora, às vezes ele ficaria duas horas para verificar e ver o que eu estava fazendo. Ele lia os jornais muito no banheiro e ficaria lá por um longo tempo. Quando ele saía a fumaça espalhava-se pelo ar para fora da porta. Meu empregado odiava.


Durante todo o tempo com ele, eu só o vi lutar uma vez. Durou alguns segundos . Naquela época, eu era apenas um novato em sua escola.


Só o vi fazer uma demonstração apenas uma vez. Ele levou o bastão de 6 pontos e meio e afundou um longo prego de caixão completamente em uma parede de grande espessura com um único golpe.

Isso é tudo o que eu o vi fazer.

Toda vez que eu tivesse tempo, ele queria ir para um lugar para comer nas proximidades e encomendar Dim Sum e queria alguém para pagar por isso. Por isso que ele me pediu para ir com ele. Ele não comia muito, mas iria ler o jornal de novo e eu sentava lá. Parecia que ele realmente se divertia.


Às vezes, ele queria falar sobre seu passado e eu era muito jovem e não era um bom ouvinte para este tipo de coisa, então eu nunca lembrava.

Na época ( NT ;ao fim do seu treinamento particular), eu tinha que deixá-lo para ir para a Austrália.  No final do meu treinamento, ele teve bastantes alunos seniores com ele e seus alunos mais velhos tinham escolas em torno da escola dele. Quando eu estava com ele, pessoalmente, principalmente ele só falou sobre Jiu Wan e sobre os alunos de Jiu Wan. Ele raramente falava sobre seus próprios alunos. Ele era mais próximo á Jiu Wan e de alguma forma os alunos diretos de Yip Man não eram próximos aos estudantes de Jiu Wan. Eu nunca entendi o por que.

Yip Man era o tipo de pessoa que você nunca saberia se ele gostava ou não gostava de você. De vez em quando, quando estávamos conversando e nome de alguma pessoa vinha e caso ele não gostasse dessa pessoa, eu poderia dizer que pela maneira como ele se referia, ele poderia odiar profundamente alguma coisa  nessa pessoa, mas você nunca iria perceber isso, caso você fosse vê-lo e essa pessoa estivesse perto com ele . Ele nunca iria mostrar como ele se sentia, mas era sempre simpático e educado.

Estas são algumas das lembranças que tenho de meu SiFu.''


 - Duncan Leung...

Até a próxima pessoal.

Dido
Discípulo privativo do SiFu Marcos de Abreu em Recife-PE

Original post:

''The Yip Man I knew was soft spoken, gentle, liked jokes, walked very firm, never complained, not in front of me anyway, never talked behind anybody's back, seldom to talk about himself. He was being very smooth never saying anything to upset anyone.

When I was in the regular school whenever a student asked him a question he would always ask the student to tell him the answer after the student thought about it and he would always compliment the person and tell him he was right regardless right or wrong. When I got into private lessons with him he was much different then. He did show more concern and gave many details and when I had a question he answered without hesitation always direct to the point. Even though he was not a scientist or doctor the amazing thing about him was whenever he explained theories and techniques he would always come up with some kind of example from life that made it completely clear and these things always stay with you.

He smoked a lot.

He only had a few friends that I knew of that he was close to. Basically, they were from the same place he came from.

I did Chi Sau with him every time we met all through the years he taught me never more than 15 min. because of his age. When we met it was about 1 or 2 times a week the rest I work out myself. The lessons were one hour sometimes he stayed 2 hours to check and see what I did. He would read the papers a lot in the bathroom and stay in there for a long time. When he would come out the smoke just poured out of the door. My servant hated him.

All the time with him I only have one time seen him fight. It was over in less than a second. At that time I was just a beginner in his school.

I only saw him demonstrate one time. He took a 6 and a half point pole and drove a long coffin nail all the way into a thick wall with one strike.

That is all I saw him do.

Every time I had time he wanted to go to a place to eat nearby and order Dim Sum and wanted someone to pay for it that is why he asked me to go. He would not eat very much but would read the newspaper again and I would sit there. He looked like he really enjoyed himself.

Sometimes he wanted to talk about his past and I was too young and not a good listener for these type of things so I never remembered it.

At the time I had to leave him to go to Australia at the end of my training he had quite a few senior students with him and his older students had schools around him. When I was with him personally mostly he only talked about Jiu Wan and Jiu Wan's students. He seldom talked about his own students. He was closer to Jiu Wan and somehow the direct students of Yip Man were not close to Jiu Wan's students. I never figured out why.

Yip Man was the kind of person that you could never tell inside his heart if he liked you or didn't like you. Once in a while when we were talking and some person's name came up I could tell the way he said things he actually hated the person very deep, but you would never realize it if you were to see him and the person together. He would never show know how he felt but was always nice and polite.

These are some of the memories I now have left with me of my SiFu.''






Um comentário:

  1. Um pequeno texto,como disse Dido,mais de uma profundidade enorme.Durante a leitura é como se eu estivesse lá,presenciando tudo o que foi descrito.meus agradecimentos a Duncan Leung e ao Dido.

    ResponderExcluir