sábado, 1 de janeiro de 2011

Perguntas e respostas com sifu Duncan Leung

Reproduzo aqui neste espaço, algo muito interessante que li no blog do (provavelmente meu futuro sifu,rs)Sifu Marcos de Abreu,que é quasde como um "quiz" sobre wing chun com o mestre Duncan Leung.
Espero que curtam....







Duncan responde

Continuando a transferência de meus arquivos para o blog, peguei estas perguntas e respostas traduzidas por meu irmão Wing Chun mais velho, Mestre Marcelo Florentino, do site de Sigung Duncan. Atenção para a pergunta número 08, a mais recorrente entre os praticantes de Wing Chun. Duncan a explica - diferente do resto do material do blog - não à luz de seu convívio com Yip Man, mas de acordo com o funcionamento do Wing Chun. Boa leitura.

01) Feita por Kyle Rodgers em 17/01/06

Qual é a sua experiência com "Ch'i" (energia interior) para combate e propósitos de poder? O Sr. treinou com Yip Man. Bruce Lee também. Chegou a conhece-lo? E em sua opinião, quando Bruce estava em seus 100% com o Dhi Kun Do (Jeet Kune Do), ele era mesmo bom para ser classificado Si-Fu?

Resp. Grão-mestre Dancan em 23/01/06

Pessoalmente, eu nunca experimentei "ch'i" denominado em combate, embora eu tenha lutado com indivíduos que reivindicaram saber usá-lo para este propósito. Não digo que seja impossível, mas eu nunca vi. Yip Man não acreditava em "ch'i". Eu conheci Bruce Lee muito bem. Crescemos juntos, e sempre fomos muito próximos. Estudamos na mesma escola secundária, e foi ele quem me apresentou a Yip Man e ao Wing Chun (Vin Tsun).

A arte marcial de Bruce era certamente melhor quando ele a devolveu depois de vários anos em Hollywood, do que quando treinamos juntos. O Jeet Kun Do dele era essencialmente Wing Chun, talvez, ligeiramente modificado. Tradicionalmente, um estudante se torna um "Si-Fu" quando seu professor o nomeia como tal, o que indica que ele esta qualificado para ensinar outros. Yip Man não designava seus alunos como Si-Fu; houve entretanto, uma exceção: Jiu Wan*. Este foi o único estudante no qual conheço, a receber autorização de Yip Man como qualificado a ensinar Wing Chun porém, não chegou a dar-lhe qualquer tipo de certificado. Naquela época, não era minha intenção ensinar, e Yip Man não me nomeou “Si-Fu". Hoje em dia, um Si-Fu simplesmente é alguém que ensina, e tem estudantes seguindo sua instrução. Sendo assim, se você for um bom vendedor, e ensina isso, você é um Si-Fu!

02) Feita por Bill em 22/01/06 Desejo saber a compreensão do Fuk Sau que está na 1ª parte da forma Sil Lim Tao. É mais importante focalizar a posição do cotovelo, e não tanto a da mão?

Resp. Grão-mestre Dancan em 23/01/06

A posição de mão correta em Fuk-Sao é - dedos soltos e apontando para seu próprio corpo, cotovelo junto ao torso, pulso apontando para o plexo solar do oponente. Fuk-Sao é defensivo e usado para guardar e controlar a linha central. Para redirecionar, use ruin-tsao (giro-palma) e dhun-sao (soltar-cair) e jat-sao (giro-dentro). A palma é usada para golpear.

03) Feita por Rico em 13/01/06

Durante o tempo em que estudou com Yip Man, houve algum aluno em especial que ele qualificasse como tendo sólida habilidade em Wing Chun?

Resp. Grão-mestre Dancan em 13/01/06

Não recordo alguém em particular a quem ele tenha admirado.

04) Feita por Bill Dora em 19/01/06

O Sr. poderia me dizer se é correto imaginar aplicações ao usar quaisquer dos movimentos ao praticar o Sil Lim Tao? Alguns dizem que se deve esvaziar a mente e relaxar.

Resp. Grão-mestre Dancan em 20/01/06

Siu Lim Tau é conhecido em chinês como "Pequena Imaginação", sendo assim, isto deveria responder a sua pergunta no afirmativo. Eu também o lembro que, na primeira parte da forma, você está executando tensão combinada com poder em movimentos lentos, de maneira a desenvolver a memória muscular. Na segunda parte da forma, o movimento é rápido e sem tensão. Já na terceira parte, a velocidade é normal e relaxada. Em cada uma destas partes, a imaginação é usada.

05) Feita por Zmzazn em 24/01/06

Descobri o Wing Chun há pouco tempo e tenho ouviu falar que há diferentes linhagens no que diz respeito a sua aplicação. O Sr. poderia me dizer algo sobre a linhagem de Moy Yat, e que tipo de Wing Chun representa? Qual é a diferença entre Moy Yat e outras linhagens? Estou tendo a oportunidade de treinar com alguém que ensina Wing Chun de Moy Yat, E gostaria de saber se não vou desperdiçar meu tempo lá. Eu poderia praticar com eles e usar suas fitas de vídeo como meio de aperfeiçoamento?

Resp. Grão-mestre Dancan em 26/01/06

Conheci Moy Yat em New York nos anos 70 quando vim para os Estados Unidos. Ele foi estudante de Yip Man durante os anos 60 e presumivelmente aprendeu da mesma forma como todos os outros. De minha perspectiva, há só um estilo de Wing Chun, enquanto que, muitas diferentes interpretações baseadas no que cada instrutor individualmente está entendendo. Estude por um tempo com o instrutor da linhagem de Moy Yat. Mantenha sua mente aberta e olhe para as fitas. Se você sentir que há uma discrepância entre o que você aprende lá e o que você vê nas fitas, use seu julgamento e decida o que você acha melhor, e lhe deixa mais seguro.

06) Feita por Navin em 29/01/06

De todas as diferentes linhagens de Vin Tsun de Yip Man, notei que a de Dancan Leun é a mais parecida com a do Si-Fu Fun Tsun que ensina o sistema "Leun Jan's Pin Sun". Alguém aqui já viu ou praticou o sistema ensinado pelo Si-Fu Fun Tsun?

Resp. Shadowman em 30/01/06

Não conheço Fung Tsun, mas, é interessante você ter mencionado Leun Jan. Leun Jan ensinou o dois filhos Leun Tchan e Leun Bik. Ele também ensinou Tchan Wah Tsun. Ninguém sabe o que aconteceu a Leun Tchan. Yip Man estudou com Tchan Wah Tsun e foi seu 13º e último discípulo. Quando chegou a Hong Kong, estudou com Leun Bik. Yip Man nunca estudou com Leun Jan.

O interessante de se notar é que o estilo do Si-Fu Dancan (sendo direto de Yip Man) é o mesmo do completo sistema de Leung Jan. O que aconteceu é aquele Tchan Wah Tsun era um excelente lutador mas, não tinha muito interesse na teoria do Vin Tsun, enquanto que Leun Bik lhe ensinou (à Yip Man) todo o lado teórico. Quando Yip Man aprendeu de Tchan Wah Tsun na China, ele se tornou um lutador muito bom e era famoso por isso. Já, quando foi para Hong Kong, ele também aprendeu o lado teórico com Leun Bik e assim uniu ambos os lados complementando seu estilo Vin Tsun. Sendo assim, Ele teve o estilo completo, ou muito mais do que poderia ter para a época. Sendo o único a ter o Vin Tsun completo de Leun Jan de acordo com o que o Grão-mestre Dancan me explicou.

07) Feita por David em 10/06/05

Minha pergunta é, quanto tempo leva para se aprender Vin Tsun completo, incluindo carga horária diária? Não para ser mestre mas, para domínio da arte?

Resp. Grão-mestre Dancan em 22/06/05

Só para lhe dar uma idéia, me levou quatro anos e meio, treinando sete dias por semana, 4-6 horas por dia, para atingir a proficiência que eu tenho. Eu diria que você pôde aprender o sistema inteiro em aproximadamente 18 meses, praticando duas horas por dia, 4-5 dias por semana. Depois disso, a habilidade para aplicar o que você aprendeu dependerá do esforço individual, como também, na oportunidade para continuar praticando com um estudante da mesma categoria.

08) Feita por Will Williams em 04/01/06

Eu gostaria de entender. Há tantas versões de Vin Tsun (Wing Chun) que, como posso acreditar em quais sejam realmente as genuínas? Parece que todo mundo tenta validar sua versão como sendo a original. Sendo assim, como posso ter certeza que a do Sr. é a original?

Resp. Grão-mestre Dancan em 04/01/06

Tentarei responder-lhe em duas etapas. Primeiro, você tem que entender que Vin Tsun, é distinto dos outros sistemas de artes marciais, ele não é pré-ajustado. Cada uma das técnicas nas três formas (excluindo a forma do Homem de madeira) é equivalente às letras do alfabeto. Quer dizer, elas devem ser combinados em uma determinada situação na técnica apropriada para aquela situação específica. Todo o praticante e instrutor, esta aplicando estes conhecimentos na luz da sua compreensão individual, e a interpretação é filtrada pela própria perspectiva. Então, não é surpreendente se o resultado se parecer diferente de pessoa para pessoa.

Secundariamente, enquanto acredito que a maioria dos professores de Wing Chun são sinceros e bem-intencionados, há um punhado de charlatões que certamente não aprenderam o sistema completo e que contudo estão mascarados como mestres; o que estas pessoas não sabem, é que eles inventam algo que conduz a muita confusão no mundo do Vin Tsun. Por exemplo, alguns professores promovem a idéia que aprendendo "Tchi-Sao" já da para ter habilidade suficiente para lutar efetivamente. Eu discordo cordialmente com esta noção. "Tchi-Sao" é certamente importante porque ajuda a desenvolver a sensibilidade, coordenação do corpo, e a habilidade para cobrir espaços quando sob ataque. Mas é um exercício muito elementar.

Finalizando, você deve ser guiado por seu próprio instinto e sentimento, determinando assim, o que é genuíno e quem é o professor certo para você. Pessoalmente, eu procuraria o indivíduo que pode explicar o sistema de uma maneira simples e lógica, que aumente sua compreensão. Para averiguar se um instrutor pode lhe ensinar algo que é benéfíco e genuíno, peça-lhe que explique as teorias e lhe mostre a real aplicação destas. Então, você poderá usar a lógica e o bom senso para poder determinar se o que esta sendo oferecido é válido para você. Eu somaria este carater adicional: Muito importante não é o que o instrutor pode fazer, mas sim, o que ele pode lhe ensinar a fazer. O Si-Fu mais genuíno é quietamente confiante e modesto.

09) Feita por Kung em 04/01/06

Parece haver muita dúvida em relação ao Mestre Leun Tin ter sido aluno de Yip Man, mesmo sido ele, um dos maiores precursores do Vin Tsun mundo a fora. Minha pergunta é: O senhor tem algum conhecimento de Leun Tin ter treinado com Yip Man?

Resp. Grão-mestre Dancan em 05/01/06

Eu só me encontrei com Leun Yin uma vez, e isto foi muito recente. Eu era aluno de aulas particulares, e deixei Yip Man muito antes de Leun Tin se envolver com Vin Tsun. Entretanto, me foi dito que Leun Tin estava tendo aulas com Yip Man, então, presumo que isso seja verdade. Tenho de salientar que Leun Tin fez um grande trabalho, promovendo e popularizando o Wing Chun em toda a Europa. Porém, estas coisas realmente são de pouco interesse à mim. Um dos problemas no universo Vin Tsun é a prevalência de política, abastecida por insinuações. Por que as pessoas são tão interessadas em saber quem estudou com quem? O fato de ter estudado com Yip Man não me faz o melhor lutador ou o melhor instrutor. Muitos alunos dos alunos de Yip Man são melhores que os próprio alunos do idoso Man. Afinal, o que prova isso? Tente ficar feliz ao aprender algo útil com quem está ensinando.

*Conheci dois discípulos de Jiu Wan em Hong Kong. Muito tradicionais, preservam os valores chineses em tudo. Uma das grandes honras que tive na vida, ver uma tradição que segundo eles mesmos não é mais respeitada pelos mais jovens (Nota Sifu Marcos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário