quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pequena analise técnica das 3 primeiras fases do wing chun

Siu Lin Tao.

Siu Lin Tao é a primeira forma/fase do sistema wing chun. Siu Lin Tao pode ser traduzido como "pequena ideia inicial" dependendo se sua versão.È talvez a mais importante de todo o sistema wing chun. Paradoxalmente,Siu Lin Tao não é uma forma que seja das mais apropriadas para demonstrações,por não haver movimentos de grande beleza plástica e além, disso,aos olhos do grande público,boa parte leiga no assunto,seu set de movimentações parece sem muito sentido.Isto se dá por que a maneira como sua movimentação está organizada não sugere uma sequência de ação, comumente vista nas formas de outros estilos de Kung fu,mas sugere conceitos que podem ser estudados em conjunto ou separadamente,além do que,cada movimento segue uma lógica onde cada parte se complementa entre si,formando um sistema,mesmo.O fato de se conseguir a compreensão da forma não significa necessariamente a compreensão da fase do treinamento,já que o praticante entra em contato com exercícios e treinamentos complementares,sendo a forma,parte integrante da fase de mesmo nome.

Siu Lin tao é uma forma curiosa,por não haver movimentação de base,tão tradicionalmente visto em outros estilos.A razão para isto é a ênfase na concentração e no desenvolvimento de ações sustentalvemente acertivas,para aplicação correta de energia,ou seja, a aplicação correta da força no movimento.Dentro disso, Siu Lin Tao incentiva a atuação pelo centro,de acordo com a teoria da linha central,que pode ser a menor distancia entre você e o oponente.Ao praticar a aplicação correta da energia,pode-se com movimentos curtos,ocupar a linha central de forma a impedir a penetração do adversário.

Chum Kiu

Chum Kiu é a segunda forma/fase do wing chun,pode ser traduzida como "Procurando a ponte" e assim como S.L.T., trabalha sua seqüencia em cima de conceitos da fase de mesmo nome.Um dos conceitos principais é o trabalho em conjunto  da tríade ombro,quadril,base atuando  durante a expansão do equilíbrio ao mover em vários ângulos a base antes estabelecida.Nesta fase,é de suma importância o contato com o adversário,para que se entenda o pensamento estratégico clássico chinês que incentiva o praticante a não atacar sem um fim estratégico definido e a ter consciência de sí em relação ao oponente. A atuação pelo centro também é enfatizada, mesmo durante movimento simultâneos.
Nesta fase,o praticante inicia o treinamento do chi sao, onde é mais perceptível a enfase dada ao contato com o adversário e o desenvolvimento humano.è importante ressaltar que o chi sao não é um exercício que ensine a lutar efetivamente,mas um exercício para se chegar á luta e que se fosse praticado sozinho ,seria como falar sozinho.
Chum Kiu dá inicio ao contato do praticante com formas e conceitos mais elaborados do sistema wing chun e sua aplicação em frente ao oponente

Biu jee

A terceira forma/fase do wing chun chamada Biu Jee pode ser traduzida como "padrão de bússola".Esta forma/fase possui três partes e finaliza a triade inicial do aprendizado do sistema,preparando para a fase seguinte muk jong, Luk dim boon kwan e bat jam dao.Biu Jee prioriza o retorno das mãos á linha central em diversos ângulos,trabalhando um dos principais aspectos do desenvolvimento humano,que é a capacidade de se recobrar após uma derrota,uma perda inesperada,para retomar a confiança antes perdida.Quando pensamos na bússola,que após agitada retorna o mais rápido possível para o norte,percebemos facilmente durante a execução do Biu Jee o conceito do retorno á linha central. O aprimoramento da sensibilidade energética em algumas linhagens é desenvolvida nesta fase com o exercício Chi Gerk,bem como a pratica continua do chi sao em sua forma avançada.
Biu Jee tem como meta transformar uma situação de desvantagem em uma oportunidade e ensina a atuar em conjunto a ocupação da linha central (Siu Lin Tao),mantendo-a( Chum Kiu) e Recuperando-a (Biu Jee).

2 comentários:

  1. As vezes Vejo videos na internet (como os do donie yen) Em que é dito /Siu NIM Tao. Ha alguma diferença???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a romanização e a tradução pro português difere. O sentido, ''Little imagination'' '' pequena imaginação''. ou ''pequena ideia inicial'', continua o mesmo, muito embora, caso façamos um estudo mais aprofundado dos ideogramas, iremos descobrir que existem nuances que podem divergir em muito do sentido proposto. Assunto extenso que não caberia numa resposta aqui.

      Excluir