quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pequena análise técnica do Chi Sao

Vamos falar um pouco sobre este que talvez seja o mais famoso treinamento do sistema wing chun.Quando se fala em wing chun,logo lembramos do exercício Chi Sao.
"Chi Sao" significa literalmente "Braços Colados".è um exercício auxiliar que normalmente é ensinado quando o praticante inicia a segunda fase do sistema Wing Chun,chamada "Chum Kiu''

.Na fase inicial - Siu Lin Tao - o praticante já entra em contato com a forma mais elementar deste exercício,chamada "Tang Chi Sao",mas é no Chi Sao que o praticante tem a oportunidade de entrar em contato com conceitos mais elaborados do sistema Wing Chun.
Um equivoco bastante recorrente é interpretar o Chi Sao como um exercício que ensine de fato a lutar,como um combate em sí.Apesar dos princípios de luta,bem como o insight do próprio praticante, que neste exercício pode colocar em prática aquilo que vem aprendendo até o momento,estarem lá,o foco do Chi Sao não tem o combate como finalidade nela mesma,ou seja o combate pelo combate,apenas. Por haver esta distinção,no Chi Sao não há uma relação de "vencedor/vencido".

Na verdade,Chi Sao tem como foco principal o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção sensorial de si,em relação ao companheiro de treino,através do contato com os braços,que devem estar relaxados durante a forma básica,mas que se tencionam apenas no momento da ação,permitindo a aplicação correta da energia (esforço apropriado).

Quando falamos sensibilidade,nos referimos ao desenvolvimento da percepção das intenções do companheiro de treino e sua movimentação,para neutralizá-lo,"atacando e defendendo" ao mesmo tempo.
A partir de como o Chi Sao está estruturado e organizado,é possível fazer a leitura dos movimentos do companheiro de treino,onde ele pode avançar,cobrindo a área antecipadamente.È imprescindível, portanto, o foco da concentração e da atenção estar sempre atento,pois no chi sao, a ação ocorre justamente quando há uma falha no foco de atenção de um dos dois praticantes.Então,dentro deste exercício,eu percebo se o meu companheiro de treino está com estrutura (alinhamento,base,etc.) para uma ação e se eu tenho condições de cobertura e/ou avanço,detectando,utilizando e redirecionando a força do "oponente".

Não dá para praticar Chi Sao sozinho,pois não faria sentido,já que para "sentir" a intenção do "oponente" é preciso "tocar" o oponente,estar em contato com ele.Este é um dos aspectos mais interessantes da prática do Chi Sao,pois è justamente ai,onde percebemos,que se compreendermos as intenções de nosso opositor,compreendendo-o,teremos chances reais de sobrepô-lo,sendo assim, Chi sao é a base para  entendimento do segundo nível do Wing Chun e do que chamamos de desenvolvimento humano.

Na prática,Trata-se apenas de um treino de sensibilidade utilizando o que os chineses chamam de ponte. O objetivo é atacar e defender ao mesmo tempo, sem chance de defesa para o oponente.



É importante assinalar que há várias etapas no Chi Sao:
  • Praticar com as duas mãos e com movimentos redondos
  • Praticar com movimentos redondos e em alguns momentos, agarramentos leves
  • Atacar pelos intervalos entre os braços e o companheiro exercitar as defesas
  • Atacar com braços e pernas (Chi Gerk)



Abaixo,uma figura que exemplifica a forma básica e inicial do exercício



Forma básica do Chi Sao








Nenhum comentário:

Postar um comentário