terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Inteligência estratégica




Considerado um legado da sabedoria em movimento,o sistema ving tsun é uma forma de cultivarmos a inteligência estratégica e sua linha de atuação é estruturada no pensamento estratégico clássico chinês.


A elaboração do pensamento estratégico clássico chinês teve grande influência  de sábios e estudiosos que viveram cerca de 2500 anos atrás,no período dos estados combatentes,na fase de pré-unificação da china.Nesta época,vários reinos se encontravam em uma violência desenfreada,onde o imediatismo e o pragmatismo eram alguns dos alicerces para a vitoria .Em meio á estes conflitos,surgiu um sábio chamado MENG TSU (Mencio) seguidor de  Kong Fo Tsu (confúcio) que defendia um conceito diferenciado para a época: o sentimento de humanidade,que é a perspectiva do outro,mesmo considerando a sua própria.Para alguns sábios,a temática da guerra não era mais de se impor ao oponente e sim compreendê-lo.


O maior expoente dessa forma de pensamento foi SUN TSU,autor de "A arte da Guerra",onde afirma que para não temer 100 batalhas,era preciso conhecer seu inimigo e a si mesmo.
Portanto,o desenvolvimento é uma questão de praticidade,não só uma questão moral, pois quando e conhece o outro,a relação torna-se construtiva,permitindo que se conheça a necessidade de quem está do lado oposto.
Nota-se também  que fatores externos aos contendores participam ativamente do final da luta.Assim, condições meteorológicas,por exemplo,possuem papel significativo no palco do embate.


Diz-se que o individuo que utiliza a estratégia para beneficio próprio é um manipulador, se usa a estratégia para beneficiar seu grupo,ele é um estrategista,mas se este individuo utiliza estratégia para beneficio da humanidade,ele é um sábio.Esta é a busca do sistema Ving Tsun.



Nenhum comentário:

Postar um comentário