terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Enigma Jeet Kune Do







Muito tem-se falado sobre Jeet Kune Do e muito se falará ainda,mas o próprio Bruce achava difícil definir seu estilo.Jeet Kune Do já foi apropriadamente chamado de "Estilo sem nenhum estilo" ou "usando nenhum modo como um modo".Lee havia estudado e combinado 26 artes marciais diferentes pra chegar aos resultados batizados por ele de Jeet Kune Do.
Critico da ortodoxia dos karatecas ou correntes tradicionalistas do kung-fu,Lee estudava escrima ou boxe com o mesmo interesse pelas artes orientais. Seu próprio exemplo é curioso: O filho Brando,á época da morte de Lee era um judoca. Não que Lee acreditasse na técnica defensiva do judô,mas pq o judô desenvolvia o contato corporal e para ele era importante saber lidar com o próprio corpo eo judô seria bem util á uma criança com seus golpes "agarrados".



Fazendo uma série de restrições e facilidades de definição,há um artigo do Dr. Jerry Beasley (Grande praticante de JKD)que procuram definir alguns pontos básicos do JKD que seriam:


a) JKD é uma arte multicultural.O praticante pode evoluir de uma armadilha wing chun pra uma luta de cotovelos tailandesa sem deixar de ser basicamente um atleta de JKD.

b) A série - ou distãncia de luta - é essesncial no JKD.
 "série", é um termo usado para definir a distância de combate entre você e seu oponente.
O controle da distância correta é um dos aspectos fundamentais e mais complexos de se dominar em combate livre,justamente pelo fato de que,qualquer ataque, para ser bem sucedido,é preciso estar na distância adequada e que permita que o golpe se desenvolva de forma natural e com pleno poder, isso sem definir a questão de "alcançe dos golpes" - golpes curtos ,médios ou longos.Qualquer erro de cálculo,pode tornar qualquer ataque inofensivo.O conjunto do uso correto do trabalho de pés, junto com movimentos oscilantes (usados para confundir o adversário),fintas etc., ajudará á dominar esse termo.Não é recomendado ficar numa distãncia ou numa só postura durante todo o combate,um alvo fixo sempre é mais fácil de ser atingido do que por um alvo móvel.A manutenção da distãncia deve ser sempre ativa,para que,vc possa confundir seu adversário,deixando-o sem noção da distância em relação á vc,enquanto vc tem a noção exata de onde vc mesmo está e de onde ele está,e dentro disso,escolher os melhores golpes,ou intuitivamente.

A idéia é permanecer numa distância onde:
1) Não tão perto que seu adversário possa o atingir com um movimento "em linha"( ou fora de linha)
2) Não tão longe que você não o possa atingi-lo com um pequeno avanço




c)Há cinco maneiras de ataque diante de um oponente,diretas e eficazes.


d) A preferência recai no indivíduo e não no instrutor."Minha verdade não é a sua verdade". "(um homem realmente bom jamais é doador da verdade e sim um guai,que o aluno terá de descobrir por sí mesmo" - B.Lee)
e) O meio ambiente deve ser considerado; Um lutador de TKD se lutar no gelo,escorregará se tentar seus chutes altos.No JKD,a questão é usar os melhores golpes para essa situação.


f) O lutador deve absorver o que é util e rejeitar o que é inútil: " A arte do kung fu não acumula,mas elimina,não importa quanto conhecimento vc acumulou,mas o que vc pode aplicar.Uma tecnica bem dominada é mais segura que mil delas aprendidas pela metade" - Bruce Lee





4 comentários:

  1. tem academia de jeet kune do em pernambuco?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá João, obrigado pelo comentário.
      respondendo a sua pergunta; Sim e Não!

      JKD assemelha-se com o Wing CHun por alguns motivos simples; Primeiro de tudo, poque o Wing Chun foi a arte marcial estudada formalmente por Bruce Lee, ou seja, ele praticou o estilo de maneira tradicional, tanto que reconhecia apenas Ip Man como mentor. Alguns de seus princípios mais básicos, como I Don Ti Da ( traduzindo de maneira generalizada e bem rasteira; bater e defender ao mesmo tempo num só movimento), Linha central, soco na vertical, o próprio treinamento de chi sau, era parte do Jun Fan Gung Fu, esse que seria o início do JKD.

      E não porque como SiJo Lee estudou e buscou conhecimento em outras artes marciais, obviamente ele não se reteve apenas ao Wing CHun. Incluiu treinamento de luta no chão, esgrima ocidental, savate, tae kwon do, muay thay e algumas artes marciais japonesas, como karatê, judo, aikido e jiu jitsu ( existe pela internet inclusive uma foto bastante peculiar de Lee usando kimono !).

      De certo modo, o que Lee fez foi o pressuposto que todo artista marcial na verdade deveria fazer; transcender o ''curriculo'' formal de conhecimento marcial, estudar e praticar seriamente para usar o conhecimento para buscar a experiencia própria de luta e através disso, entender certas verdades da luta.

      Espero ter respondido sua pergunta.

      Excluir