domingo, 23 de janeiro de 2011

Sobre o Muk Yan Jong

Muk yan jong ou Mudjong ou Moodjong é um "boneco" de madeira utilizado para treinamento e vários estilos de Kung Fu,mas é mais associado ao estilo Wing Chun. 

"Muk" (lit. madeira), "yan" (lit.homem) e "jong" (lit. pilar).Além de ser um aparelho para auxilio ao treinamento,faz parte do sistema wing chun como a 4º fase do treinamento com sua respectiva forma (kuen to),junto com o aparelho Gerk Jong,que veremos adiante. È talvez um dos mais famosos aparelhos para treinamento do wing chun e que freqüentemente aparece em filmes de ação, especialmente produções asiáticas.Mais recentemente pôde ser visto nos filmes sobre  Yip Man.

                        trailler do filme yip man (no Brasil,'' O grande mestre'')










Obvaimente, o Muk yan Jong "primitivo"era bastante diferente de seu formato atual,tendo sofrido alterações com o decorrer dos anos e necessidades técnicas dos praticantes,sendo o patriarca Yip Man um dos grandes contribuintes para seu desenvolvimento posterior.
Na prática, é importante salientar que deve haver uma "interação" com o muk yan jong, através dos movimentos assim como existe uma interação com seu adversário. Como o boneco está preso por duas traves,isso permite com o balanço causado, uma interação do tipo "pergunta/resposta" simulando um oponente. Isso não quer dizer que a prática no Muk Yan jong substitua á pratica á dois,mas a sua finalidade não se resume á um aparelho para ser espancado.È necessário compreender que através da pratica no muk yan jong pode-se corrigir posturas,criar novos insights,etc...etc...


Abaixo,Sitaigung Yip man executa a forma no Muk Yan Jong






Mais abaixo,um esquema de como construir um muk yan jong









2 comentários:

  1. Olá gostei do post sobre Muk yan Jong ou mudjong no seu Blog parabéns, visite meu site se tiver interesse em comprar um Muk yan Jong ou mudjong :

    www.constantinosports.com.br

    www.mudjong.com.br

    www.mukjong.com.br

    www.mukyanjong.com.br

    www.makiwara.com.br

    www.woodendummy.com.br

    www.bonecodemadeira.com

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de luta, principalmente do kung fu wing chun, do mestre yip man. ainda pretendo treinar essa arte se deus quiser, e quero comprar o mudjong pra mim tanbem, pra aperfeiçoar no combate, as tecnicas do wing chun.

    ResponderExcluir