quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Explicando a técnica de luta; Usando Gan Sau ( Will be translated)

Vejamos o video curto que fizemos na semana passada;



Gan Sau é uma combinação de ''duas mãos'' do sistema; Tan Sau e Kan Sau. À certa altura do  estudo do sistema Wing Chun, o praticante começará a utilizar técnicas compostas de duas mãos simultâneas, ou como costumamos dizer, juntar dois ou mais elementos técnicos para criar uma única ação. Muitas vezes , utilizamos até mesmo técnicas compostas de dois ou até mesmo três tempos para gerar o efeito de uma única ação, quando o intuito for quebrar o ritmo do combate.

O mais óbvio Gan Sau é visto na segunda parte da terceira forma de mãos vazias do sistema WIng Chun chamada Biu Ji. Mas o primeiro vislumbre de como o Gan Sau aparece, está na terceira parte da forma Siu Lin Tau, logo após o segundo Pak Sau.

Vejamos as fotos extraídas do video demonstrativo em meu canal:



( Primeiro Tan Sau da terceira parte da primeira forma)


                                                          ( Kan Sau, logo após o Tan Sau)

(Abertura de porta, oi Moon/Noi Moon)

(Retorno ao Tan Sau)

                               O Tan Sau, junto com o Kan Sau, irão formar juntos Gan Sau.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, barba e atividades ao ar livre
( Durante a execução do Gan Sau, a mão esquerda em Tan Sau, enquanto a direita, ainda em movimento, executa Kan Sau)

Em uma tradução aproximada, Gan Sau seria algo como ''arar com as mãos'', ''cultivar com as mãos''. Entretanto, esta não é uma técnica convencional. A razão pela qual ela aparece de maneira mais óbvia somente no Biu Ji tem a ver com um dos ''apelidos'' que a terceira forma do sistema Wing Chun recebe.

 È dito que Biu Ji também é conhecido como Gai Gup Sau, que de maneira aproximada, independente de variações de linhagens para linhagens,pode ser traduzido como ''mãos de emergência''.

Gan Sau é uma técnica emergencial. Significa que basicamente, nem sempre você estará em posição adequada ou em tempo adequado para utilizar outros tipos de técnicas. Quando esse tipo de situação acontece ( e não acontece poucas vezes) , Gan Sau pode ser uma técnica útil.

Esta é a  razão pela qual o sistema Wing Chun admite o uso do Gan Sau contra chutes ou socos; Muitas vezes você terá de improvisar em casos emergenciais. Sitaaigung Duncan costuma dizer que as técnicas do sistema Wing Chun devem ser utilizadas da mesma maneira que uma tarefa exige a ferramenta correta para que seja desempenhada. Especialmente contra chutes circulares, o mais adequado seria utilizar uma técnica como Kwan Sau ( atar com as mãos, foto abaixo), onde temos duas mãos suportando um choque forte, como chutes circulares geralmente são.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

( Kwan Sau suporta muito mais impacto pelo fato de os dois braços trabalharem juntos, indo em um unico ponto, apoiado pelo giro corporal)


No entanto, Gan Sau pode ser utilizado, mesmo sendo uma técnica perigosa pra esse tipo de caso, levando em consideração alguns pequenos detalhes.O primeiro deles é que o osso da tíbia é muito mais denso que o osso do úmero. Gan Sau neste caso é uma técnica que vai chocar, força contra força. Sendo assim, eu tenho que quebrar minimamente a resistência do ponto de força do ataque do oponente para que o Gan Sau possa, cobrir a área ( aplicando o princípio de Gum Wai,ou  ''cobrir espaços'') e ao mesmo tempo, suportar o choque. E isso é feito com um passo, para o lado e para trás, pegando a diagonal e usando a base ( Toy Mah ) para ir para longe do ataque.

Se você tentar quebrar isso, indo para frente enquanto executa Gan Sau contra um chute realmente forte, dê adeus ao seu antebraço...

Em segundo lugar, para que o Gan Sau tenha sustentação uma pequena série de ações deve ser utilizada em sua execução; Atentar para o ângulo correto, o timing correto e o grupo de articulações que se deve utilizar; Biu Ji utiliza-se da força estrutural do ombro e da ''soltura'' do movimento do ombro ( agindo com a cintura escapular) para alavancar força para os cotovelos, do cotovelo pro punho do punho para os dedos. 
E em terceiro ponto, acertar a parte mais fraca da arma do oponente durante a ação. Independente de o oponente chutar alto ou baixo, é imprescindível utilizar as duas mãos para cobrir tanto a área alta quanto a baixa, mas mais importante ainda, é o choque explosivo do movimento deve estar focado na junta entre a tíbia e o pé do oponente. Nunca busque o meio da tíbia da perna do oponente, ou caso contrário, é provável que o executante irá machucar-se, mesmo indo para trás.

Agora, tente imaginar um pedaço de madeira boiando na água; Se a extremidade direita afundar, a outra extremidade irá emergir. E vice-versa. Da mesma maneira, como fechamos todo um lado do nosso corpo com o Gan Sau , dando o espaço indo para trás e quebrando o ponto de força do chute do oponente, ainda sim, isto pode não parar o ataque do oponente e ainda irá expor o lado oposto, assim como a extremidade que irá emergir ao afundar na água, como mencionado na analogia acima.

Sendo assim, é muito provável que o oponente irá continuar seu ataque, buscando o nocaute. A habilidade do praticante de Wing Chun reside no timing correto em correr pro lado oposto, que ficou aberto num primeiro tempo, e fechá-lo simultaneamente enquanto contra-ataca de maneira decisiva. O mais básico movimento para dar prosseguimento neste caso, é o Pak Sau mais simples, conhecido em algumas escolas como ''Frente pak sau', ou ''Lead leg Pak Sau'. Na verdade, não importa se o oponente irá socar em seguida ou não; iremos seguir com o contra-movimento, fechando o espaço e tomando uma ofensiva mais firme , mesmo que o oponente não avance; Dessa forma, estaremos um movimento á frente do oponente. 

Gan Sau tanto pode ser uma técnica boa quanto ruim. È no entanto um movimento emergencial que deve ser executado com muita atenção e deve ser refinado e praticado com certa consciência de suas limitações e potencialidades. Principalmente mantendo em mente de que não existe técnica suprema ou melhor técnica a ser utilizado neste ou naquele caso; O que existe é estar pronto para agir da melhor forma no tempo certo, ou seja, a não-técnica.



Dido
Discípulo privativo do SiFu Marcos de Abreu em Recife- PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário