domingo, 18 de fevereiro de 2018

O trabalho oculto da Si Mo ( It will be translated)



Resultado de imagem para tony leung grandmasters


Na fantástica película de Wong Kar Wai, Yī dài zōng shī (一代宗师) , conhecido no Brasil como ‘’O Grande Mestre ( The Grandmasters)’’ , ao levar sua filha ao pavilhão de ouro, Gong Er pergunta ao pai  do porquê a tê-la levado a um bordel ( onde na realidade aconteciam muitos embates de mestres da comunidade marcial) no qual ele responde:
- ‘’Só porque não consegue ver uma coisa, essa coisa não existe?’
Essa cena é muito citada em sites e em artigos sobre como as sinuosidades existentes e muitas vezes não percebidas acontecem nos círculos marciais. E é exatamente  o que acontece muitas vezes no Mo Lam; As tendências dos acontecimentos muitas vezes só são percebidas quando o praticante permite-se perceber além daquilo que está claramente enxergando. Chame isso de sensibilidade, atenção ou zelo. Mas seja lá como for, é uma forma de atenção que só quem vive neste mundo pode atentar e desconfio cá com meus botões que nem sempre, essas tendências ocultas sejam perceptíveis o tempo todo...Bem, ao menos para mim, nem sempre é,mas ainda sim, pode ser percebida e esse comportamento,pode até ser expandido para outras áreas de atividades.


Devido á dinâmica de nossas sessões de Wing Chun, muitas vezes enquanto estamos em plena prática, estamos conversando e falando sobre determinados aspectos que muitas vezes não temos a chance de ter uma sessão inteira para falarmos sobre. O que de fato, não é algo que contemple todos os aspectos do wing chun. No entanto, o nosso foco sempre é o entendimento dos conceitos de maneira prática. Ainda sim, sempre que pudemos, relembramos algumas histórias do meu treinamento regular em Salvador, ou mesmo passagens sobre Ip Man, ou nossos patriarcas na linhagem, ou mesmo sobre aspectos mais familiares relativos a genealogia do sistema...Há dias em que até mesmo assuntos mais triviais aparecem, entre um chute, ou soco...Muitas vezes, até mesmo durante o Chi Sau, falamos um pouco sobre assuntos em comum; Times de futebol, vida pessoal e coisas do tipo..

                      A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dançando, sapatos, sala de estar e área interna  A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas dançando, pessoas em pé, sapatos, campo de beisebol e área interna A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas dançando

( Dia de treinamento regular)


Um dos assuntos numa de nossas ultimas sessões de treinamento, abordou um tema que em muito, não é percebido, mas que é de fundamental importância para qualquer praticante adulto de wing chun e mais especificamente para aqueles que já são SiFu e já tem sua própria família kung fu....O trabalho silencioso e muitas vezes esquecido da SiMo.


Si Mo, por definição, tem dois caracteres; Si – do mesmo Si de Si Fu, ou Si Dai, por exemplo e Mo, que neste caso, ganha um significado diferente do Mo de Mo Lam, tendo um significado mais próximo do termo ‘’Mãe’’. A Si Mo pode ser considerada a co-líder da família kung fu do SiFu, mesmo que ela não seja uma praticante do sistema. Diferentemente de outras ocasiões, isso não ocorre por titulação, mas quase que por uma natural atribuição, porque mesmo que a Si Mo não seja uma praticante formal, ela tem um papel fundamental que interfere diretamente na prática, mesmo que não seja perceptível. Ela é um alicerce para que o SiFu possa transmitir o sistema de forma tranquila, de maneira que ele possa se concentrar unicamente na transmissão do conhecimento aos seus Dai Gee, ou To Dai’s. 
Por exemplo; desde o menor zelo em relação a vestimenta, ou até mesmo na mobilização em um outro ponto de vista em relação á algo diretamente ligado tanto ás ‘’técnicas’’, tanto quanto  ao tipo de postura que um SiFu tem em relação aos seus discípulos ou mesmo com seus Si-Hings, Si Dais e ao SiFu de seu marido, a influência da Si Mo em uma família kung fu é sentida, mesmo que ela não atribua a sí mesma esse efeito, ou mesmo que nada faça (diretamente) para que tal efeito ocorra. Ainda mais se levarmos em conta que o próprio conceito inicial do sistema Wing Chun nos aponta para uma postura feminina em relação á abordagem do que se convém chamar por ‘’combate’’.


O SiFu, tende a aparecer mais,em determinados momentos, é ele quem tem a responsabilidade de guiar tudo e muitas vezes é  dele a responsabilidade em delegar funções dentro de sua família kung fu. Mas este ‘’guiar’’ muitas vezes é amparado pela Si Mo, mesmo que ninguém perceba...


Então,a pergunta ainda tem relevância;  Será que realmente só porque não conseguimos ver uma coisa, essa coisa não existe?




Dido

Discípulo privativo do SiFu Marcos de Abreu em Recife- PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário