terça-feira, 26 de julho de 2011

Especial Siu nim Tao - parte dois

Dando prosseguimento á primeira parte do especial Siu Nim Tao,quem não acompanhou,pode acessar o link abaixo.


http://blogdodido-dido.blogspot.com/2011/07/siu-nim-tao-parte-um-siu-nim-tao-part-1.html



Siu Nim Tao; è nesta fase que o praticante toma contato com os primeiros conceitos, tanto práticos como teóricos do sistema Ving Tsun, tais como bases, princípios biomecânicos (triangulação, Oi Moon e Noi Moon, portão de dentro, portão de fora, etc.) exercícios específicos (alguns como Hau Mah, Tan Da, Pak DA, Gip Sao e Lap Sao, etc.), treinamentos dos socos com barra de ferro, sa bao, etc. além de tomar contato com o dialeto oficial do sistema, que é o cantonês.  Em alguns casos, o praticante já treina algumas técnicas no Muk Yan Jong (no meu primeiro dia, por exemplo, lembro-me de ter treinado 3 ou 4 seqüências no boneco de madeira).


A forma se inicia ao entrarmos na base Yee JI Kim Yeung Mah. Realizamos em seguida o Kan Sao duplo e um Tan Sao duplo. Esta seqüência serve para tomarmos um referencial da linha do centro. Hoje em dia, os praticantes de Ving Tsun procuram realizar o Siu Nim Tao muitas vezes diante de um espelho grande, para correção de postura. Nos tempos em que o patriarca Yip Man ensinava em Foshan, para a correção dos movimentos e posturas, era usado um bastão de bambu, fixado ao solo, que servia de referência para a linha do centro e correção de postura.


A forma é divida em três partes e entre as técnicas principais estão; Tan Sao (em três tipos diferentes,tirando o Seung Tan sao,que é o segundo movimento da forma) Pak Sao (em duas energias diferentes), Fuk Sao e técnicas de palmas (wang jeang, Ding Jeang, etc.). A primeira parte da forma diz respeito á seqüência de Saam Pai Fut – ou fazer reverência á Buda três vezes.
 Na verdade, a seqüência de Saam Pai Fut aparece não só em Siu Nim Tao, mas em todas as formas  de mão vazias do Sistema Ving Tsun, e em cada uma das formas, saam pai fut aparece em partes diferentes. Em Siu Nim Tao a seqüência de Saam Pai fut aparece na primeira parte da forma e é composta de seis movimentos sendo; Tan Sao, Hueng Sao, Wu Sao, Jut Sao, Fuk Sao e Hueng Sao.  Essa seqüência é realizada muito lentamente, para que possamos nos concentrar nos movimentos e na respiração. Terminada a seqüência do Saam Pai Fut, dá-se inicio á segunda parte da forma, que é realizada dentro de uma velocidade mais natural.
Todo o Siu Nim Tao é composto por 108 técnicas e as técnicas de palma aparecem muito nesta forma. Existem cinco tipos de energia diferentes para as palmas que sendo direcionadas á certos pontos do corpo, podem matar o oponente. Sifu Yip Man usava como símbolo do Ving Tsun a flor de ameixa, que dentre os vários significados, fazia menção ás cinco palmas do Siu Nim Tao.
 Quando o praticante toma o domínio de alguns dos principais conceitos da forma, o praticante aprende o Dan chi sao, que é a forma mais simples e digamos “introdutória” do exercício Chi Sao. Sem conhecer os conceitos por trás dos movimentos, o praticante não poderá prosseguir em seu aprendizado. Por isso alguns sifus defendem a tese de que ving Tsun não se baseia em técnicas, mas em conceitos. 
Siu Nim Tao significa basicamente “pequena idéia inicial”, onde:

Siu   = significa “pequena ou jovem”
Nim (ou Lim)  念 =significa “idéia ou mente, intenção”
Tao   =  significa “Inicio’”

Vimos também que Siu Nim Tao também é conhecido como “a capacidade de manter a mente sempre atenta”, o que se pode concluir de uma das tantas interpretações dos ideogramas que o compõem. Isso faz menção á forma de como se deve realizar o Siu Nim Tao de maneira correta. A mente deve estar sempre focada, relaxada e você deve sentir como e quando realizar o Siu Nim Tao. Sifu Wong Shun Leung, por exemplo, sabia quando um praticante realizava corretamente o Siu Nim Tao apenas observando seu rosto, devido á correta concentração.
Siu Nim Tao enfatiza ainda a correta ocupação da linha do centro, através do correto alinhamento dos membros durante sua execução. Quando o movimento é correto, os cotovelos acabam tomando uma postura mais baixa e a ocupação da linha do centro é realizada com pequenos movimentos, mas que acabam se tornando de grande eficácia, pois devido ao alto nível de concentração, o movimento acaba tendo a energia corretamente aplicada.
È sem dúvida, uma das formas mais apreciadas pelos praticantes de Ving Tsun.

abaixo,alguns desenhos feitos por mim mesmo (é,as fotos não ficaram boas o suficiente devido á minha cara feia,rs,mas ai eu as desenhei) com alguns elementos do Siu Nim Tao.

                                                  



Yee ji kum yeung mah - visão lateral                        Visão frontal



  
Pak Sao  , DIng Jeang e Yiat ji jung choy    






  
        Bong Sao, Tan sao e Kan sao

Nenhum comentário:

Postar um comentário