sexta-feira, 1 de julho de 2011

Debate polêmico sobre Wing Chun - Parte dois


Parte dois

Neste ponto da discussão, o colega de comunidade de Sifu Marcos, o blogueiro de Ving Tsun (Wing Chun)  mais conhecido do país, Pereira, faz comentários sobre as repostas de Sifu Marcos. Neste ponto alguns participantes desviam-se do caráter técnico da discussão e passam a criticar a postura pessoal de Sifu Marcos. O caráter da discussão e seus deméritos não interessam a este blog, de forma que será publicada apenas a resposta de Sifu Marcos a seu colega do Clã Moy Yat Sang.



CHUTAM, MAS USAM O KAN SAO COMO PROTEÇÃO, POR EXEMPLO...ISSO É "DO SISTEMA"...
R - Concordo com você, é do sistema. Mas nem todas as escolas fazem isso. Vou te dar um exemplo simplesinho: pegue um vídeo no youtube com bloqueios de Wing Chun...você na maioria das vezes vai ver um tiozinho com uma guarda tradicional parando a perninha do outro frango que está chutando ele. Bonito na teoria. Na prática você deve cobrir, ao mesmo tempo que pisa, outras áreas como cabeça, tronco, porque se o cara não chuta onde você espera, vai a nocaute na hora. E digo mais, na maioria das vezes, você só vai se cobrir, não vai dar tempo de pisar. O chute do cara é um movimento. O seu vai ser: 1. ver. 2. Levantar a perna. 3. abaixar a perna... Tentando bloquear você nunca vai conseguir fazer isso, você deve  “forçar”, o cara a chutar em você no seu tempo. Saca a diferença?

VOCES ATACAM E SE COBREM LOGO...ISSO TAMBÉM É WC...
R - Não, não é, desculpe discordar, não existem seqüências de recuos e saídas quando algo não dá certo na maior parte das escolas. Usual no WC é ficar com as duas mãos na direção do cara, secando ele parecendo um babaca, esperando ele se movimentar, e aí sair fazendo soco corrente e mais um monte bobagem. Aí você cansa antes de colocar sequer um golpe que preste e o outro cara te amassa. No Wing Chun inteligente você deve atacar constantemente, usar chutes e socos de forma combinada, e saber usar o corpo de lado na luta dois a dois para ter variedade de golpes, bem como deve saber usar o corpo de frente quando lutar contra mais de um adversário. Quando um ataque não da certo, temos de ser pacientes e começar tudo de novo, ao invés de ficar jogando golpes no ar a esmo. Nosso jogo é outro.
VCS TENTAM IMPEDIR O ATAQUE ANTES QUE ELE SE INICIE, OU NO COMEÇO DA AÇÃO...ISSO É UMA EXTENSÃO DA SENSIBILIDADE VISUAL E PERCEPTIVA...E TAMBÉM É WC...
R - Tentar defender e atacar ao mesmo tempo é uma prerrogativa do Wing Chun e de outros estilos do sul da China. É inteligente, surpreende etc. mas nem sempre é possível fazer isso, de forma que você também saber fazer o um-dois como tudo mundo. Vi uma vez um chinês que deu curso aqui no Brasil falar no site dele que o 1-2 (defender e depois atacar da maioria das lutas) é pior que o que fazemos no Wing Chun. Aposto que esse cara nunca fez uma só luta na vida dele, para ser tão arrogante a ponto de desrespeitar outras lutas consagradas. Quando à esse negocio de sensibilidade, entenda que não basta treinar isso no Chi Sao, você deve ter defesas, coberturas, e movimentos de emergência treinados e condicionados centenas de vezes, para que possa fazer isso sem ter de pensar.

Quanto ás suas últimas declarações, concordo com você, entretanto, mesmo seguindo uma teoria correta, você pode se dar mal se não se expuser ao combate. Por exemplo, o Bong Sao que você citou, se usado de forma tradicional funciona bem contra um soco de Wing Chun, mas não funciona contra um soco de boxe. A menos que esteja na Alemanha ou na Austrália (países em que o Wing Chun é tão praticado quanto a capoeira no Brasil) a probabilidade de você ser atacado por um lutador de Wing Chun é remota, então...tenha um Bong Sao que funcione bem treinado aí...
Para entender tudo o que expliquei aqui sugiro aos leitores que vejam todo o primeiro vídeo onde meu irmão Marcelo Florentino explica a teoria. Quero de público agradecer a ele por ter atravessado o país e vindo a minha casa com sua esposa num momento difícil de minha vida e de minha filha e me ajudado a treinar e ter me incentivado a continuar. Agradeço também a meu irmão Cleber Domingues, que para mim é hoje o mestre de Louva-a-Deus mais completo do país por estar treinando comigo o Wing Chun, o que faz a gente ter um parceiro de altíssimo nível. A minha família Wing Chun que me ajuda na vida.
Por último quero dizer que ninguém cresce no Wing Chun sozinho. Você precisa de amigos, parceiros. A técnica do Wing Chun no Brasil vai melhorar muito se a gente colocar honestidade nisso. Se a gente respeitar os outros profissionais. Obrigado por terem lido a entrevista e comentado tudo, foi uma surpresa muito grande para mim a repercussão.
Obrigado a todos,
Marcos.




Ip Man e ópio

Apoiando nas respostas do grande amigo , Si Fu Marcos Abreu. Sobre a questão de 
Ip Man com o ópio, queria confirmar a veracidade da informação dentro da minha insignificante posição dentro do clã Ving Tsun(Wing Chun) da linhagem Ip Man.

Mas não poderia deixar de comentar, que é muito importante contextualizarmos a ação na época em que ela estava inserida. Se eu aparecer fumando ópio hoje, perto dos praticantes pelos quais sou responsável, não vai sobrar nenhum.

Na época, não so Ip Man usava ópio, como também grande parte da alta classe de 
Hong Kong , onde inclusive Lee Hoi Chuen se incluía nesse grupo. Lee Hoi Chuen era o pai de Bruce Lee, ator consagrado antes mesmo do filho se “tornar Bruce Lee”.

Existiam casas especializadas para que reuniões, encontros e conversas fossem realizados enquanto havia consumo de ópio.
A essa altura, não pensem que estou defendendo o uso de ópio, nem muitos menos enxerguem tais fatos com os olhos de agora.

Hoje, se você é pai e seu filho começa a fumar cigarro comum, você fica triste porque sabemos que o cigarro faz mal e que mata, e mais ainda: avisos não faltam. Mas há pouco tempo atrás, fumar trazia status. 

Hoje, quando tiramos uma foto formal com nosso Si Fu. Posicionamos as mãos para trás ou para frente em postura formal enquanto permanecemos de pe ao lado de sua cadeira. Mas existe uma foto muito interessante “Si fu- To Dai” onde Ip Man esta sentado com um cigarro aceso, e ao seu lado esta de pe Wong Shun Leung (com outro cigarro aceso) e sua esposa.

Cabe a nos perguntamos se eles eram fumantes tão inveterados a ponto de estar com um cigarro mesmo numa foto, ou se na época, portar um cigarro representava elegância. Tendo em vista que se tratava de um período próximo a vitoria americana na segunda Guerra onde a influencia dos EUA através do cinema era fortíssima, considerando que HK era um protetorado britânico.

Estou me atendo a esse ponto, nao para contrapor meu nobre colega de Ving Tsun, e nem muito menos o mestre de seu mestre. Mas eh que nao foi primeira vez que esse ponto foi debatido aqui, e nao vejo, sinceramente vatagem para nossa arte, ter o seu Patriarca como usario de opio fora de um contexto que com certeza passa longe daquelas salas psicodelicas de cores fortes dos anos 60. 

p.s. - A entrevista foi otima. Na verdade as duas(com Mestre Peterosn tb).
Estou acompanhando o Blog do Dido e todos os outros, e fico feliz por vislumbrar tantos outros pontos de vista sobre uma mesma arte.

parabens a todos!



Sobre comunidade e observações de Pereira.
Olá, caros mestres e amigos,

Todos os moderadores me conhecem bem aqui. Eu moderei essa comunidade diariamente durante três anos inteiros, quando eu escrevia sob o pseudonimo Ancient. Eu usava o pseudônimo porque eu já tinha consciência que minhas idéias sobre o sistema eram diferentes das em voga na época, e eu tinha receio de que as pessoas logo me apontassem o dedo dizendo que era para dizer que era questão de linhagem, sistema etc. Crei as regras da comunidade. Nunca as feri. O problema que tive com Pedro me chateou muito, porque veio de uma interpretação da regra do CAPS de forma radical a meu ver porque se chatearam os amigos com outras questões. 

Chamei amigos de diferentes linhagens que eram ilustres desconhecidos e hoje são pessoas muito conhecidas, e nunca ganhei um tapinha nas costas por isso. Esse "Sifu Marcos" que vocês vêem aqui, que saiu do anonimato muito tarde é um homem com duas filhas pequenas que perdeu o emprego, ficou sem grana para sobreviver e teve de sair dar aula para ganhar uma mixaria. Só. Meu lance sempre foi a luta em si. Essas questões de família, qual Wing Chun melhor, para mim é lixo. E digo mais, dentro da minha própria família, mesmo com toda a técnica que temos, existem professores muito ruins, aqui no Brasil e no exterior.
Na minha cabeça, a escola é o perfil do mestre, pessoas com pensamentos parecidos se agregam.

Tomei cuidado, na entrevista, em dizer que a questão não é falar sobre escolas. Cada um tem suas idéias sobre Wing Chun. Eu digo: Wing Chun é isso. E te mostro o porquê. Se você diz: - é aquilo, quem diabos sou eu meter na cabeça do cidadão que não é?

Se alguém se chatear com as minhas opiniões - pessoais - sobre Wing Chun, seja ele quem for, estou me lixando. O fiz dentro das regras da comunidade, e continuo demonstrando o mesmo respeito por todos, gostando de todos, e escrevo da mesma forma. A comunidade Wing Chun kung fu é hoje um lugar respeitado, é um espaço livre e só devemos intervir o mínimo, quando alguém vem desrespeitar o colega.

Desde que minha segunda filha nasceu eu tentava postar na comunidade. Tópicos interessantes sobre questões práticas da luta estavam no ar. Mas aí eu via Mestres falando mal de mestres aqui, aí eu simplesmente já sabia no que ia dar e desistia... foi assim por semanas. As regras da comunidade foram pisadas, como são pisadas diariamente. Mas Pedro faz um ótimo trabalho, porque eu aposto nele, como sempre apostei nas pessoas sensatas, e ele deve trabalhar e não pode ficar aqui de bobeira o dia inteiro. É um trabalho no qual você depende do bom senso dos outros.
Um rapaz de Pernambuco, Dido, perguntou se eu podia dar uma entrevista. Disse que sim, respondi as perguntas de madrugada, entre os intervalos das mamadas de minha filha Luiza. Quando saiu a entrevista, para um simples blog choveram telefonemas de amigos meus discípulos de Li Hon Ki, meu Sifu, e outros chamaram pelo MSN ou Face. não entendi absolutamente nada, porque eu escrevi as mesmíssimas coisas em meu próprio blog.
Tenho andado cansado. Meus amigos me chamam a assumir determinadas "responsabilidades" dividir as idéias com os outros, por causa da minha posição na família Wing Chun. Foi a minha intenção quando pedi a (o fake que fez as perguntas) “Bruce”  para transferir as perguntas para cá. Só me deu trabalho, como está dando agora. Pedi ao fake para conversar com Pedro antes e pedir autorização... enfim, se não quiserem, não farei mais. Sem problema. Já consegui me livrar do falso "poder" que escrever aqui dá. Não aceitei a comunidade quando me foi oferecida e dispensei a moderação. Mas uma coisa precisa ser dita: essa comunidade pertence a todos.

Sobre as postagens de Pereira.

Pereira,

Você é um cara muito educado e sabe amaciar um amigo antes de bater nele. Mas você também é muito inteligente para observar que eu não sou um maria vai com as outras.
Isso é uma coisa importante. Mas vou esclarecer certos pontos.

Já passei da fase de achar o vício de Sitaigung uma polêmica ou algo do tipo. Eu citei isso para enfatizar determinado ponto, que eram as diferenças entre as mesmas escolas que vieram dele. Dentro de meu pensamento, eu tenho certeza que eu nunca vou saber quem era Yip Man de verdade porque nunca vou conhecê-lo e formar opinião própria sobre ele com dados seguros.

Quando fui entrevistado pela fighter (a matéria nunca foi publicada, mas o corpo no prelo está em meu blog), tomei o cuidado de relacionar o que Duncan nos disse com o contexto do vício, já que ele mesmo não teve esse cuidado. E por um motivo muito simples: o termo que usou dispensa totalmente contexto, desde que o mundo é mundo. 
Em inglês:

- Do you guys want to know the truth? 
Yip Man was a JUNKIE...em qualquer época, um drogado é sempre um drogado, seja lá qual for a substância usada.

Você pode tomar um Red Label para posar de bacana, (eu gosto, on the rocks with soda, please) mas se alguém te chama de pinguço, você sabe bem a diferença. 

E mesmo com toda a contextualização, faltou você dizer o quanto o vício de opiáceos foi um problema na China, como quase destruiu a população chinesa e foi pretexto para uma guerra. Quem já teve um parente viciado em derivado de ópio como eu tive sabe o quão difícil uma pessoa se livrar dessa porcaria.

A gente via que o Duncan venera Yip Man. Mas não fala mentiras sobre o mesmo. Ele contou-nos que o vício era o cerne de seus problemas financeiros, e que isso prejudicava sua carreira. E que a mulher tinha o vício em total descontrole. "Quem podia suportar isso?" Foi a última coisa que ele falou sobre o assunto.

Eu não deixei de querer visitar o túmulo de Yip Man, mesmo todos dizendo que era Bullshit. 
Para mim, não era. Ir até lá foi uma das maiores honras que tive em toda a minha vida. Fiquei tão emocionado de estar lá como quando minha primeira filha nasceu. Prestei as homenagens tradicionais junto a meus irmãos Wing Chun, limpamos seu túmulo, prestamos o respeito aos túmulos em que pisamos para chegar até lá. Pudemos constatar como Yip Man é venerado quando conversamos com um barraqueiro local que era praticante de Gu Lo Wing Chun Kuen. 
Vimos os lugares onde Yip Man gostava de comer frutos do mar, bebemos o chá de que ele mais gostava, e o mestre que nos levou lá, discípulo de Jiu Wan, disse-nos: -É um orgulho para nós chineses que pessoas como vocês respeitem e amem nossas tradições. Isso me dá esperança para o futuro."
Siceramente, eu não quero mais fazer uma tréplica. Muitas das informações da teoria do Wing Chun eu só entendi plenamente depois que fui a China. passei a vida toda tentando entender Wing Chun. Agora que isso não é mais um mistério, me sinto na obrigação de dividir isso. Tentei fazê-lo. Quem ler meus posts vai entender que falo apenas da minha família. Minha preocupação maior é melhorar o meu jogo.
Abraço,
Marcos.

4 comentários:

  1. olá. O post é antigo mas a polêmica continua. Vou dar uma opinião de leigo que está pensando em praticar wing chun.

    Se o praticante tiver uma boa técnica, ele consegue enfrentar qualquer luta em pé. Não tenho dúvidas quanto a isso. Só tem que treinar bem o reflexo para ficar afiado porque os golpes são curtos e exigem precisão tanto para se defender como para atacar.

    O grande problema que vejo é quando a luta vai para o chão. É assim que os lutadores de wing chun tem perdido no mma e ufc. Os lutadores de jiu jitsu ganham levando a luta para o chão. E no chão o wing chun está em completa desvantagem. Perde feio.

    A solução para o problema é o wing chun evoluir. Toda arte marcial evolui de tempos em tempos. Tem que se adaptar à nova realidade e desenvolver golpes para lutar no chão. É isso o que tem que acontecer. Falta um mestre tomar a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer arte marcial nunca será abrangente ou completa, no sentido de abranger todos os problemas da luta. Cada arte marcial tem por característica própria dar uma resposta para determinados problemas específicos do combate, em um viés histórico-cultural marcado pelo período em que foi criada.

      Wing Chun tem por especificidade a luta em pé, mano-á-mano em ambientes irrestritos e não-controlados. Tentar comparar Wing Chun com qualquer luta de chão é incoerência, já que o lastro de distanciamento técnico de uma para outra é enorme. Exatamente por isso, quando eu vejo um desafio de Wing Chun contra um Bjj,por exemplo, eu já sei que o cara do WC vai tomar sacode e a menos que ele já conheça algo de luta de chão, poderá tentar fazer um anti-jogo. Se o lutador de Wing Chun restringir suas técnicas por conta de regragem, a situação piora.

      O grande problema é o cara que acha que wing chun é a verdade absoluta e não melhora seu treinamento. Isso sim, causa um problema sério. Tradição não é repetir sistematicamente os ritos, mas entender o contexto atual e se adaptar, sem abandonar a raíz, mas adaptar e fazer o seu estilo funcionar dentro do contexto proposto.
      Wing Chun não tem luta de chão e não haveria problema em um lutador de wing chun aprender estilos que trabalhem isso, como Judo, Jiu Jitsu, etc...Sun Tzu já dizia pra conhecermos nosso oponente não é?
      Mas enquanto houver reserva de mercado e busca pela ''exclusividade'', a evolução não virá...

      Excluir
  2. Boa tarde Sifu Dido !
    Eu gostaria de saber qual a tecnica de defesa que se aplica contra um soco jab do box ou muay thai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nenhuma...
      Isto porque não defendemos golpes específicos. Defender significa sempre depender do movimento do oponente.
      Nós cobrimos espaços. Cobrir signfica antecipar e agir,enquanto defender,significa ver e re-agir. Você estará sempre um ou dois movimentos atrás do oponente, caso tenha de esperar pra ver o que ele fará.
      Entenda; o movimento de ataque é apenas um. Para defendê-lo, vocÊ precisa;
      a) Ver que tipo de ataque é
      b) Ver em que direção o ataque vem
      c) Selecionar o movimento a ser usado

      Isto demanda muito tempo. Cobrir é; Antes que oponente se mova, eu tomo a iniciativa, cubro o espaço onde provavelmente ele atacará, e ataco simultâneamente.

      Espero ter esclarecido.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir