segunda-feira, 9 de julho de 2018

A volta aos treinos após os feriados...


( João e eu, praticando Chi Sau)

Sempre após um período de recesso, é comum voltarmos ás atividades normais de trabalho ou de atividades extra-curriculares ainda meio lentos, ou com aquela má vontade inicial ou mesmo preguiça e a retomada de rítmo parece cada vez mais dificil de se alcançar. È comum, não se surpreenda. Acontece com todo mundo. No entanto, desde os ultimos quatro anos eu não tiro férias, seja no trabalho, nos treinos,ou nos extra curriculares e pra mim, não faz a menor diferença, uma ou outra semana com mais ou menos atividades; Eu simplesmente não tenho parado para nada.


De qualquer forma, a turma do núcleo recife da Brazilian Wing Chun Academy meio que entrou em recesso nas ultimas duas semanas por conta dos festejos de São João e São Pedro. Maior parte do pessoal viajou ou preferiu acompanhar os jogos da copa em casa, o que me deu algumas horas a mais para reaver antigos projetos. Ainda assim, a procura por nossas classes não parece ter diminuído...


Isso porque num fim de semana desse recesso ''involuntário'' ( Do qual só tive uma folga realmente em um único dia), recebo um pretenso novato para nossa turma e esse contato, relatado em minha página pessoal do Facebook rendeu alguns comentários interessantes sobre formalidades e informalidades no meio marcial. Pretendo esmiuçar mais sobre isso aqui no Blog no futuro próximo..

Mas o caso é que no ultimo fim de semana, voltamos aos treinos em horários regulares e apesar de tudo, não senti nenhuma perda ''no ritmo'' de treinamento, rendimento ou algo assim...


( Explicando para o Francisco - a direita -  o exercício a ser praticado)

Por incível que pareça, mesmo tendo ganhado 3 kilos neste curto espaço de tempo (e que providencialmente já perdi) ao menos tecnicamente nem eu, nem meus parceiros de treino/alunos, sentiram diferença. Pareciam todos muito bem,por sinal.

Eu acreditava que não seria assim. Devido ao fato de que já há muito tempo não tenho um bom parceiro de treino para praticar ( Nada a ver com alunos neste caso), quedas de rendimento, lacunas técnicas se tornariam mais aparentes ou algo do tipo, fossem surgir de maneira mais intensa, mas, surpreendentemente não aconteceu, dessa vez...


 


(Momentos durante o treino mais solto)

 Talvez isso se deva ao fato de que estamos sempre praticando. Não somente pelo viés unicamente físico. Mas estudando, colocando na postura comportamental aquilo que conseguimos extrair de cada lição que o treinamento nos dá, seja por um insight, seja por entender determinados usos técnicos, seja pela forma como todos nós lidamos uns com os outros.

(Francisco e Eduardo praticando)

Lembro-me de uma frase que SiFu uma vez me disse, quando daquela feita ele tinha se machucado e que não treinaria por algumas semanas. Esse e alguém - que não me recordo quem disse á ele - teria dito á ele algo como:

- ''Um bom Wing Chun começa primeiro na mente!''

E talvez tenha sido isso, mesmo que de forma involuntária, tenha ajudado a não termos essa lacuna...


Sigamos assim...



Até a próxima.

Resultado de imagem para blog do dido

Dido
Discípulo particular do SiFu Marcos de Abreu em PE
Particular disciple of SiFu Marcos de Abreu - PE
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário