quinta-feira, 28 de maio de 2015

Uma social e visual história sobre as HUDIEDAO, ou Pa chan Tou ( Bart Jam Dao) nos estilos chineses de kung fu do sul

Esta semana o blog do Dido trás a tradução de uma matéria de estudo sobre a origem das espadas borboletas, conhecidas como Buterfly swords ,ou tradicionalmente, Pa Chan Tou (Baat Jam Do, Baart Jam Dao) no wing chun. Esperamos que gostem....


Uma História Social e Visual da Hudiedao (Espada borboleta) nas artes marciais do sul da China.

Ornately carved rosewood handles on a pair of 19th century hudiedao.  This pair features both bat and floral motifs.  The heavy brass handguards are shaped like bamboo and could easily be used as knuckle-dusters.  Source: Authors personal collection.
Cabos em Jacarandá entalhado Ornamentados vistos em um par de hudiedao do século 19. Este par caracteriza tanto morcego e motivos florais. As guardas de mão em bronze pesado, são em forma de bambu e poderia facilmente ser usado como junta-espanadores. Fonte: Autores coleção pessoal.



O artigo a seguir apresenta uma breve investigação sobre a origem e o uso dessas espadas no século 19. Esta pesquisa está longe de ser a última palavra sobre o tema e está sujeita a revisão futura. Há ainda muito assunto sobre a evolução destas armas que nós simplesmente não entendemos, mas espero que este post possa lançar alguma luz sobre a situação e sugerir caminhos para a investigação futura. Eu gostaria de estender uma nota especial de agradecimento a ''swords and antique weapons''  por me permitir usar uma série de fotografias maravilhosas dos hudiedao que passaram por sua coleção ao longo dos anos. Teria sido muito difícil apresentar algo que se aproxime um levantamento completo do assunto sem a sua ajuda.

Introdução: O que realmente sabemos sobre espadas borboleta?

Nenhuma arma está mais ligada à herança marcial do sul da China que o hudiedao: ". Espadas borboleta" (Cantonês WU DIP DO), comumente referida em Inglês como ''facas borboletas'' ''Buterfly Sword''.  Nas mãos de praticantes de Wing Chun, como Bruce Lee e Ip Man, estas lâminas se tornaram um símbolo de realização marcial e uma fonte de orgulho regional para uma geração de jovens artistas marciais.

Também não são essas lâminas restritas a um único estilo. Choy Li Fut, Hung Gar, Lau Gar and White Crane (entre muitos outros), todos têm linhagens que empregam esta arma. É um marcador cultural generalizado e distintivo das artes marciais do sul da China.

Isto não quer dizer que hudiedaos não possam ser vistos ocasionalmente em outros lugares. Eles têm sido vistos em toda a China (e Ásia) por pessoas aventureiras de Guangdong e Fujian. Há também uma série de outras tradições de luta que incidem sobre espadas similares, adagas ou maças que são remanescente das espadas borboleta do sul da China. Ainda assim, existem elementos distintivos desta tradição regional que tornam um tanto facilmente identificáveis ​​e interessantes para estudar.

O post a seguir oferece uma breve história da hudiedao. Na tentativa de reconstruir a origem e o uso desta arma, eu utilizei três tipos de dados; Em primeiro lugar, eu confio nas fotografias e gravuras datadas com uma proveniência clara. Estas imagens são importantes porque fornecem evidências de quais armas são diferentes e de onde pareciam se originar.

Em segundo lugar, eu confrontei com uma série de anotações do período (1820s-1880s), anotações em língua inglesa para ajudar a situar essas armas socialmente. Estas anotações têm sido largamente negligenciadas pelos artistas marciais, mas eles fornecem algumas das primeiras referências que temos para o uso generalizado de espadas borboleta ou, como eles são sempre chamados nas literaturas mais antigas, ''espadas duplas." Embora os autores desses contos são observadores às vezes hostis (por exemplo, oficiais militares britânicos), que muitas vezes forneceram discussões surpreendentemente detalhadas das espadas, os seus métodos de uso e porte, e o cenário em que elas aparecem no mais amplo ambiente militar e social. Estes relatos em primeira mão são minas de ouro de informações para os historiadores militares.

Por último, vamos olhar para uma série de sobreviventes exemplos de hudiedao de coleções particulares modernas. É difícil realmente entender do que essas armas eram capazes (e, portanto, o propósito das várias formas de luta de espada duplas encontrados nas artes marciais chinesas do sul) sem manuseá-los. Eu acho que os artistas marciais modernos esperaram um tanto demais e obtiveram muito pouco do hudiedao. Com poucas exceções, as reproduções modernas de espadas borboleta ou são muito bem feitas como "artefatos históricos'' ou são simulacros de alta tecnologia de um tipo de arma que na verdade nunca existiu no século 19 na China, ou, feito para serem cópias para prática,o que nunca foi feito para ser uma "arma'' realmente. Esta segunda classe de "arma" define um outro nível, no entanto, que é quase impossível sobreviver tradicionalmente como reais armas, de forma relevante, ainda que seja nos círculos de praticantes de wing chun.

Infelizmente espadas borboletas antigas são difíceis de encontrar e bastante procuradas pelos praticantes, artistas e colecionadores marciais ao redor do mundo. Elas são geralmente muito caras ou difíceis para a maioria dos estudantes dos estilos do sul de kung fu para praticar. Espero que um exame histórico detalhado dessas espadas possa ajudar a preencher algumas dessas lacunas. Enquanto não há substituto para a prática e estudo de uma arma como essa nas mãos de um estudante, uma boa visão histórica deve pelo menos dar-nos uma idéia muito melhor de que tipo de arma a que está tentando imitar. Ele também irá ensinar-nos um pouco mais sobre o ambiente a partir do qual estas lâminas emergiram.

Este último ponto é um passo importante. Raramente os historiadores militares ou estudantes de estudos marciais chineses perguntam sobre o status social ou o significado de armas. Este é um descuido grave. Como vimos em nossas discussões anteriores sobre a República Dadao e a era militar dos kukris, a evolução social dessas armas são muitas vezes o aspecto mais interessante e esclarecedor de sua história. Quem usou o hudiedao? Como eles foram empregados em combate? Quando eles foram criados, e o que eles significam para os artistas marciais do sul da China?

A resposta curta para essas perguntas é que as espadas borboleta eram populares para os artistas marciais civis no século 19, e nunca foram uma ''arma de curriculum oficial'' dentro das forças armadas imperiais Qing. No entanto,essa resposta talvez obscureça mais sobre a sociedade marcial chinesa do que a revela. Como Scott Phillips argumentou, para ser um "artista marcial" no século 19 na China foi também preciso ser um membro em um ou mais grupos sociais que se sobrepõem (2010, "Theater, Ritual e Exorcismo em artes marciais chinesas"). Por exemplo, muitos artistas marciais foram um ou mais dos seguintes: um soldado profissional, um bandido ou pirata, um membro de uma sociedade de defesa da milícia ou do clã, um farmacêutico ou um ator.

À medida em que iremos rever os contos e imagens históricas abaixo, vamos ver espadas borboletas empregadas por membros de cada uma dessas categorias. É precisamente por isso que este exercício é importante. Hudiedao são uma tecnologia básica que ajuda a amarrar as artes marciais do sul juntas uma as outras. Se podemos desmistificar o desenvolvimento e a disseminação de uma presente tecnologia, vamos fazer algum progresso para a compreensão do ambiente de fundo que deu origem às várias escolas de combate corpo-a-corpo que temos hoje.

A set of mid. 19th century hudiedao.  These swords are 63 cm long have strong blades with a thick triangular spine (14 mm at the forte).  They were capable of cutting but clearly optimized for stabbing.  The edge itself has a convex grind on one side, and a flat grind where it sits against the other sword when sheathed.  The blades also feature steel D-guards and rosewood handles decorated with carved phoenixes.  This images was provided courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com, a reliable source for authentic antique Chinese arms.
Um conjunto de  Hudiedao século 19. Estas espadas são 63 centímetros de comprimento têm fortes lâminas com uma espinha triangular em sua espessura (14 mm na forte). Eles foram capazes de cortar, mas são claramente otimizados para apunhalar. A borda em si tem uma moagem convexa de um lado, e uma moagem plana onde se senta contra a outra espada com bainha. As lâminas também apresentam guardas em D de aço e alças de pau-rosa decorada com fênix esculpidas. Este as imagens foram uma cortesia da http://www.swordsantiqueweapons.com, uma fonte confiável para autênticas armas chinesas antigas.


Hudiedao: Compreendendo a história básica da espada borboleta.


Os monges do Templo Shaolin deixaram uma marca indelével nas artes marciais de Guangdong e Fujian. Esta marca é menos permanente dado o fato de que a maioria dos estudos marciais chineses e estudiosos concluíram que o "Templo Shaolin do Sul" era um mito. Ainda assim, os mitos refletem valores sociais importantes. Shaolin (como um símbolo) tocou muitos aspectos das artes marciais do sul da China, incluindo suas armas.

Nas escolas de Wing Chun hoje, é geralmente assumido que a forma do Luk Dim Poom Kwun (bastão longo, ou bastão de seis pontos e meio) da arte veio de Jee Shim (o ex-abade do santuário Shaolin, destruído anteriormente), e que as espadas deveriam ter vindo dos Juncos Vermelhos ou possivelmente de Ng Moy (uma freira e sobrevivente do templo). Um rico corpo de sabedoria que liga o hudiedao á Shaolin tem crescido ao longo dos anos. Esses mitos muitas vezes começam por pedir desculpa para o fato de que esses monges estão carregando armas, pois esta é uma violação clara (e muito grave) do direito monástico.

Afirma-se frequentemente que os nossos monges precisava de proteção na estrada de salteadores, especialmente quando eles estavam carregando os pagamentos de esmolas. Alguns afirmam que as espadas borboleta eram as únicas armas brancas que os monges foram autorizados a transportar, porque eles não eram tão mortais como um Dao (Do) regular. As pontas seriam deixadas sem corte e a metade inferior da lâmina frequentemente não possuía corte. Ainda assim, há uma série de problemas com esta história.

Estas pontas sem corte e as lâminas por afiar parecem realmente ser mais uma desculpa para a baixa qualidade, estranhamente projetado, espadas práticas que começaram a aparecer na década de 1970 do que uma memória real de todas as armas reais.

As primeiras referências prováveis ​​para o hudiedao (ou espadas borboleta) são datadas da década de 1820. Várias discussões na internet, algumas muito boas e que valem a pena conferir, bem como o artigo de Jeffery D. Modell "História e Design de Espadas da borboleta" (Kung Fu Tai Chi Magazine, abril de 2010, pp. 56-65) normalmente sugerem uma data posterior de popularização. Modell conclui que a espada tradicional de borboleta é um produto da "final do século 19", enquanto outras fontes credíveis geralmente apontam para os anos 1850 ou 1860. O consenso geral parece ser que, enquanto alguns exemplos podem ter existido anteriormente, essa arma realmente não tinha destaque até meados ou final do século 19.

Esta opinião foi formada na maior parte por meio do primeiro exame de lâminas de antigas. E é correto a medida em que vai. A maioria das lâminas antigas existentes parecem datadas do fim do século 19 ou mesmo as primeiras décadas do século 20. Além disso, isto se encaixa com a nossa compreensão do final do século 19 ser uma época de inovações marciais, quando grande parte da fundação para os modernos sistemas de combate de mão chinesa estavam sendo estabelecidos no local.

Recentemente, foi descoberto uma evidência textual que parece indicar e pode precisar essas datas, por volta de uma geração ou mais. Como veremos a seguir, já na década de 1820 os comerciantes ocidentais e oficiais militares britânicos em Guangzhou estavam observando estas, ou armas muito semelhantes, no ambiente local. Eles foram até mesmo a compra de exemplares que foram trazidos para a Europa e América, onde eles entraram em coleções particulares importantes.

O movimento de pessoas e bens foi muito restrito no sistema "Old China Trade". Os ocidentais foram confinados em um distrito do Guangzhou e eles só poderiam entrar na cidade durante alguns meses do ano. O fato de que várias pessoas estavam comprando exemplares de hudiedao, mesmo sob tais restrições, parece indicar que estas armas (ou algo muito semelhante ao deles) já deveriam ter sido bastante comum na década de 1820.

Anotações sobre essas lâminas originais se tornam mais freqüentes e mais detalhadas na década de 1830 e 1840. Eventualmente gravuras foram publicadas mostrando uma grande variedade de armas (muitas vezes destinados a coleções particulares), e, em seguida, a partir da década de 1850 em diante foram produzidas uma série de fotografias importantes. O Hudiedao começou a aparecer nas imagens em ambos os lados do Pacífico, e é claro que a arma tinha um lugar bem estabelecido entre bandidos e criminosos, tanto em San Francisco e Nova York.


Mas o que exatamente é um hudiedao? Que tipo de características definem estas armas para uso em conjunto e as separam de outras várias armas que são vistos nas artes marciais chinesas?

Shaung jian.71 cm late 19th century
Os leitores devem estar cientes de que nem todos as "espadas duplas" são um hudiedao. Este é um par de jians que datam do final do século 19. Observe que este estilo de espadas é bastante diferente em um número de níveis. Ao invés de ser caber em uma bainha de couro simples com uma única abertura, essas espadas tem cada repouso em seu próprio compartimento especialmente esculpidos. Como resultado, as lâminas não são planos-terra de um lado (como é o caso com a verdadeira hudiedao) e em vez disso tem o perfil normal em forma de diamante. Esses tipos de espadas duplas são mais comuns nas artes marciais chinesas do norte e também se tornou popular no final dos anos 19 e início do século 20. Eles são geralmente chamados de Shuang Jain (ou Shuang Dao para uma única lâmina afiada), literalmente "espadas duplas.
Infelizmente, este é exatamente o mesmo termo que muitos observadores da língua inglesa tem usado quando se depararam com Hudiedao em Guangzhou e Hong Kong em meados do século 19. Para complicar ainda mais a questão, algumas formas de combate do sul da china exigem a utilização de dois sabres normais para ser utilizados simultaneamente, um em cada lado. Interpretando notas do século 19 de "espadas duplas" requer uma certa quantidade de trabalho de adivinhação. Fotos cortesia de http://www.swordsantiqueweapons.com.


Note the construction of the scabbard.

Note-se a construção da bainha. Deste período, fontes parecem implicar que as espadas foram classificados em grande parte por sua construção bainha (quantas aberturas das lâminas compartilhado), e não apenas pelas lâminas forma ou função. estas imagens foram uma cortesia da http: //www.swordsantiqueweapons,com.


É interessante notar que o termo "hudiedao", ou "espada de borboleta", nunca aparece em qualquer uma das notas em Inglês do século 19 que examinei. Invariavelmente, esses registros e ilustrações referem-se á "espadas duplas." Alguns deles vão aos comprimentos de salientar que esta é uma arma exclusiva para a China. A sua característica essencial parece ser a de que as duas lâminas são montadas em conjunto de tal forma que eles podem ser colocados numa abertura em uma unica bainha compartilhada. Algumas anotaçoes (mas não todas) descrevem as guardas em D,o peso ​​e o perfil geral da lâmina. Eu usei esses relatos mais detalhados (desde a década de 1830) e gravuras e fotografias (a partir de 1840 e 1850) para tentar interpretar algumas das descrições anteriores e mais recentes (a partir da década de 1820).


Alguns desses colecionadores, Dunn, em especial, foram muito interessados na cultura chinesa e tinha agentes nativos experientes ajudando-os a adquirir e catalogar suas coleções. Assim, é muito interessante que estes observadores europeus, quase sem exceção, se referem a estas armas como espadas "duplas" em vez de "espadas de borboleta." Não é para pôr um ponto um tanto negativo sobre essa questão, mas alguns observadores ocidentais parecia deleitar-se em apontar o contraditório ou ridículo na cultura chinesa, e se algum deles tinha ouvido esse nome,provavelmente teriam-no mencionado apenas para o ridícularizar e não para a edificação das futuras gerações.

Eu pesquisei dicionários de época (relevantes para o sul da China), que incluíam termos militares. Nenhum deles mencionou a palavra "Hudiedao", embora eles geralmente não incluem uma palavra para espadas duplas (雙 股 劍: "koo keem shwang", ou em Pinyin moderno ", shuang goo gim." Veja Medhurst, Inglês e Chinês Dicionário 1848 ; Morrison, dicionário da língua chinesa, 1819.)

Vários importantes romances chineses modernos, incluindo o Romance dos Três Reinos e Water Margin (Todos os homens são irmãos) incluem protagonistas que usam essas armas. Mesmo pessoas que não eram artistas marciais teriam conhecido sobre esses personagens literários e suas armas. Na verdade, o legado literário desses dois romances poderia muito bem explicar como estas lâminas conseguiram capturar a imaginação de tantos artistas marciais através do século 21.

Em linguagem moderna das artes marciais, "espadas duplas" (shuang jian ou shuang DAO) referem-se a dois jians tamanho médio ou grande (ou DAOS) que são colocados em uma única bainha. Estas armas também se tornaram cada vez mais populares no final do século 19 e ainda são usados ​​em uma variedade de estilos. É possível que eles sejam uma expressão regional diferente do mesmo impulso básico que levou à popularização maciça de hudiedao no sul, mas elas são uma arma bastante diferenciada.

O fator complicador real aqui é que para esse tipo de arma (shuang dao vs. hudiedao) não foi aprovado ou emitido - pelos militares imperiais - de modo a rigor, um nome adequado ou um "nome oficial". Assim, ficamos com um grande variedade de nomes, muitas vezes poéticos, sempre em evolução termos favorecidos por diferentes sociedades civis e estilos de artes marciais. Ocasionalmente não está claro se esses nomes de estilo são realmente significantes para se referir as armas em sí, ou as rotinas que estão empregados com as armas.

A evolução dos nomes populares destas armas parece quase calculada para causar confusão. Para os nossos propósitos atuais estarei me referindo a qualquer comprimento médio, único gume, par de lâminas montadas em uma bainha em comum, como "hudiedaos." Os leitores devem estar cientes da existência de uma classe relacionada de arma que se assemelha a um longo, único, hudiedao. Estes foram concebidos para ser utilizados em conjunto com um escudo de vime. Eles só estão incluídas na minha discussão somente se eles exibirem a pesada guarda em D ,que são muitas vezes vistas em outros tipos de espadas borboleta.
Hudiedao foram feitas por um grande número de ferreiros locais e eles apresentam uma grande variabilidade na forma e na função pretendida. Algumas dessas espadas estão equipados com latão pesado e guardas em D (muito semelhante a um gancho ou cutelo Europeu), mas em outros casos, a guarda é feita de aço. Em alguns exemplos, a guarda em D é substituída pelo chinês da guarda em S, mais comum. E em uma pequena minoria dos casos nenhuma guarda era utilizada.

Another set of Hudieda exhibiting different styling.  An S-guard is used on these swords, which are more common on Chinese weapons.  These knives are 45 cm long and are both shorter and lighter than some of the preceding examples.  Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com
Outro conjunto de Hudiedao exibindo um estilo diferente. Uma guarda em S é usada nessas espadas, que são mais comuns em armas chinesas. Estas facas tem 45 cm de comprimento e são ambos menores e mais leves do que alguns dos exemplos precedentes. Foto cedida por http://www.swordsantiqueweapons.com.


Os tipos de lâminas visto em hudiedao do sul da China também podem variar imensamente. Dois tipos são mais comumente encontrados em armas do século 19. Alguns são longos e estreitos com uma secção transversal de espessura triangular. Essas lâminas lembram - superficialmente  -os rapiers europeus e estão claramente projetado para o foco em esfaqueamento. Outras lâminas são mais largas e mais pesadas, e exibem um ponto de machado resistente. Enquanto ainda se é capaz de esfaquear através de roupas pesadas ou couro, essas facas também podem cortar e perfurar.


O hudiedao do século 19 parece ser uma arma de tamanho médio, que varia 50-60 cm (20-24 polegadas) de comprimento. É óbvio que os braços deste tamanho não foram feitos para serem utilizados de um modo escondido. Na medida em que estas armas serviram para o uso de mercenários (ou "bravos"), unidades de milícias locais ou guardas civis, não haveria nenhum porquê em escondê-los em bainhas. Em vez disso, seria de esperar que eles seriam bastante conspícua, como a arma no quadril de um policial.

These hudiedaos have thick brass grips, a wider blade better suited for chopping and a strong hatchet point.  Their total length is just over 60 cm.  This was the most commonly produced type of “butterfly sword” during the middle of the 19th century.  Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.
Estes hudiedaos têm apertos de latão de espessura, uma lâmina mais larga e mais adequada para cortar e um forte ponto de machado. Seu comprimento total é de pouco mais de 60 cm. Este foi o tipo mais comumente produzido de "espada borboleta" durante o meio do século 19. Foto cedida por http://www.swordsantiqueweapons.com.


Embora esses dois tipos de lâminas sejam as mais comuns (que compõem cerca de 70% das espadas que eu encontrei), outras formas também são vistos. Alguns hudiedao exibem o "caixão" em forma de lâminas de facas de combate chineses tradicionais do sul. Esses modelos são muito interessantes e muitas vezes não têm qualquer tipo de protetor de mão , mas eles são grandes o suficiente para que eles não possam facilmente serem usados como seus primos menores.



Um modelo também encontra lâminas que são em forma de meia-lua,em versões do "boi-tail" dao. Este estilo de espada era muito popular entre os artistas marciais civis no século 19. Ocasionalmente lâminas com esta configuração também mostram decorações elaboradas que muitas vezes não são evidentes em outros tipos de hudiedao ..

This set of Butterfly Swords has a number of unusual features.  Perhaps the most striking are its wood (rather than leather) scabbard and high degree on ornamentation.  These probably date to the late 19th century and are 49 cm in length.   Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.
Este conjunto de Espadas borboleta tem um número de características incomuns. Talvez o mais impressionante é sua madeira (em vez de couro) bainha e alto grau de ornamentação. Estes foram quase certamente coletadas em data Indochina francesa e, provavelmente, para 1900-1930. Eles são 49 centímetros de comprimento e mostrar um ponto pronunciada. Foto cedida por http://www.swordsantiqueweapons.com.


These unusual hudiedao feature handles and blades that are both based on traditional Chinese fighting knives.  In this case the blade has been made both longer and wider.  Fighting knives do not commonly have hand guards, which are also missing from this example.  I have seen a couple of sets of knives in this configuration, though they seem to be quite rare.  These knives are 49 cm long and 65 mm wide at the broadest point.  Probably early 20th century.  Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.

Estas alças de recursos hudiedao incomuns e lâminas que são vagamente baseado em facas de combate tradicional chinesa. Neste caso, a lâmina foi feito mais longo e mais amplo. Facas de combate normalmente não tem guardas de mão, que também estão em falta a partir deste exemplo. Eu vi um par de conjuntos de facas nesta configuração, embora eles parecem ser bastante raro. Estas facas são 49 centímetros de comprimento e 65 mm de largura no ponto mais amplo. Possivelmente início do século 20. Foto cedida por http://www.swordsantiqueweapons.com.


These hudiedaos have thick brass grips, a wider blade better suited for chopping and a strong hatchet point.  Their total length is just over 60 cm.  This was the most commonly produced type of “butterfly sword” during the middle of the 19th century.  Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.

Estes hudiedao são mais uma reminiscência das lâminas favorecidas pelos modernos estudantes de Wing Chun. Eles mostram desgaste considerável e data de qualquer meio ou no final do século 19. As pontas das lâminas estão faltando e pode ter sido quebrado ou arredondado através nitidez repetido. Eu suspeito que, quando essas espadas eram novas tiveram uma machadinha em forma de ponta. O seu comprimento total é de 49 cm. Foto cedida por http://www.swordsantiqueweapons.com.


Por último, há lâminas mais curtas e mais espessas, projetadas para o corte e estocada. Estes se assemelham mais de perto o tipo favorecido por artistas de Wushu e artistas marciais modernos. Algumas destas armas podem ser utilizadas de uma forma escondida, ainda que eles também sejam melhor equilibradas e possuam um ponto de facada mais forte do que a maioria das réplicas baratas sendo feitas hoje. É também interessante notar que estes mais curtos, mais modernas facas de exame, podem ser bastante raros em comparação com os outros tipos de lâminas listados acima.


Estou hesitante para atribuir nomes ou rótulos para esses diferentes tipos de lâminas. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas a própria existência dos "rótulos" implica um certo grau de ordem e padronização que pode não ter realmente existido quando foram feitas essas espadas. Observadores ocidentais do século 19 simplesmente se referem a tudo o que eles viam como uma "espada dupla" e as chances são boas de que seus agentes chineses fizeram o mesmo. Dado que a maioria destas armas foram provavelmente fabricadas em pequenas lojas e com as especificações exatas encomendadas pelos indivíduos que as fossem utilizar esses "tipos" de hudiedao, essa ideia parece um pouco enganadora.


O que define uma "espada dupla" para ambos os observadores chineses e ocidentais do século 19 em Guangdong, foi realmente como eles foram montados e transportados na bainha. Estas bainhas eram quase sempre de couro, e eles não as separaram em duas bainhas diferentes ou compartimentos (algo que é visto ocasionalmente em armas duplas do Norte). Além disso, uma grande variedade de configurações de lâmina, guardas de mão e os níveis de ornamentação pode ser usado. Eu ainda não estou tão certo de quando o termo "hudiedao" entrou em uso comum, ou como tantos observadores independentes e colecionadores cuidadosos, poderia tê-lo perdido.

This engraving, published in 1801, is typical of the challenges faced when using cross-cultural sources in an attempt to reconstruct Chinese martial history.  The image is plate number 20 from Major George Henry Mason’s popular 1801 publication Punishments of China (St James: W. Bulmer and Co.).  Mason was in Guangzou (recovering from an illness) in 1789-1790.  Given his experience in China, and interests in day to day life, he should have been a keen social observer.  So how reliable are his prints?  Does this image really show a soldier holding an early form of hudiedao, or something like them?It is actually quite hard to know what Mason actually saw or what to make of a print like this.  Mason’s engravings were all based on watercolor paintings that he purchased from a Cantonese artist in Guangzhou named Pu Qua (Timothy Brook, Jérôme Bourgon, Gregory Blue. Death by a Thousand Cuts. Harvard University Press. 2008. P. 171).  So what we really have here is an impressionistic engraving based off of a quickly sketched water color.  While this image clearly suggests that some members of the local Yamen were using two medium sized swords, it is difficult to hazard a guess as to what the exact details of these weapons were.  I attempt to avoid this type of problem by relying on first-hand accounts and more detailed (often photographic) images.
Esta gravura, publicada em 1801, é típico dos desafios enfrentados ao usar fontes interculturais em uma tentativa de reconstruir a história marcial chinesa. A imagem é a placa número 20 a partir de 1801, e são publicações de punições populares  do Major George Henry Mason de China (St James: W. Bulmer e Co.). Mason estava em Guangzou (recuperando-se de uma doença), em 1789-1790. Dada a sua experiência na China, e os interesses na vida do dia a dia, ele deveria ter sido um observador social afiado. Então, o quão confiável são suas impressões? Será que essa imagem realmente mostra um soldado segurando uma forma primitiva de hudiedao, ou algo como parecido?
É realmente muito difícil saber o que realmente Mason viu ou o que fazer com uma impressão como este. Gravuras de Mason foram todas baseadas em pinturas em aquarela que ele comprou de um artista cantonês em Guangzhou chamado Pu Qua (Timothy Brook, Jérôme Bourgon, Gregory Azul. Morte por mil cortes. Harvard University Press. 2008. P. 171). Então, o que nós realmente temos aqui é uma gravura impressionista baseada fora de uma cor de água rapidamente esboçado. Embora esta imagem sugere claramente que alguns membros do Yamen locais estavam usando duas espadas de tamanho médio, é difícil arriscar um palpite sobre o que os detalhes exatos dessas armas eram. I tentar evitar esse tipo de problema, baseando-se em relatos de primeira mão e imagens fotográficas mais detalhadas.



Os primeiros registros escritos ;"Espadas duplas" chinesas em Guangzhou na década de 1820 década de 1830.


A primeira crônica escrita em inglês que conta sobre um hudiedao que eu encontrei é uma pequena nota no apêndice das Transações da Sociedade Real Asiática para o ano de 1827. O tenente-coronel Charles Joseph Doyle tinha, evidentemente, adquirido uma extensa coleção de armas orientais que desejava doar para a sociedade. Em uma época antes de museus públicos, a construção de coleções particulares era um passatempo popular para os membros de uma certa classe social.

A expansão do Império Britânico na Ásia vastamente ampliou o escopo do que poderia ser coletado. Na verdade, muitas idéias artísticas e filosóficas críticas entrou pela primeira vez a Europa através das coleções particulares de cavalheiros como Charles Joseph Doyle. Profundamente na lista de inventário de seu "armário de armas orientais", encontramos uma única referência tentadora para "uma espada dupla chinêsa."

Eu não fui capaz localizar muita informação sobre a carreira de Col. Doyle, então eu ainda não posso dar um palpite a respeito de quando ele recolheu estes exemplares. Ainda assim, se a doação foi feita em 1825, as espadas não podem ter sido adquiridas mais tarde do que no início dos anos 1820. (Transações da Sociedade Real Asiática de Grã-Bretanha e Irlanda, Volume 1. Londres:. Sociedade Real Asiática de 1827. ". A Espada dupla chinesa Doado em 5 de novembro de 1825." P. 636)

Se a entrada da Doyle nos registros da Sociedade Real Asiática foi concisa, outro colecionador proeminente a partir de 1820 foi mais efusivo. Nathan Dunn é uma figura importante na compreensão crescente da América sobre a China. Ele estava envolvido na "Trade Old China" e chás importados, sedas e outros bens de Guangdong para os EUA. Eventualmente, ele tornou-se muito rico e se esforçou para criar um entendimento mais simpático da China e seu povo no oeste.

Para um comerciante bem sucedido, sua história começa um pouco 'não auspiciosa'. Os registros históricos mostram que em 1816 Nathan Dunn foi repudiado (excomungado) pela Assembleia Philadelphia Mensal da Sociedade Religiosa dos Amigos (os quakers) para a bancarrota. Enquanto socialmente devastado, esta falência pode ter sido a melhor coisa que já aconteceu com Dunn. Em 1818, ele partiu para a China em uma missão arriscada negociação na tentativa de reconstruir sua fortuna. Ele foi bem sucedido nesta tarefa muitas vezes.

Diferentemente da maioria dos comerciantes ocidentais Dunn encontrou na cultura chinesa muito para ser estudado. Ele opôs tenazmente à venda de ópio (um artefato de sua fé Quaker antes) e fez amizades valiosas e alianças com pessoas de todos os níveis da sociedade chinesa. Apreciando sua visão aberta, esses indivíduos ajudaram Dunn a acumular a maior coleção de artefatos chineses jamais visto. Na verdade, os chineses ajudaram Dunn a adquirir uma coleção muitas vezes maior do que todos as coleções anteriores, tanto da British East India Company e o Governo britânico, que tinham vindo a tentar construir uma grande exibição de seu próprio durante anos.

A Coleção de Dunn também foi de bastante interessante por sua amplitude genuína. Ele incluía as duas grandes obras de arte e objetos do cotidiano. Ele foca a atenção para questões de negócios, cultura, horticultura e filosofia. Dunn fez questão de estudar a vida dos indivíduos de diferentes classes sociais e econômicas, e ele prestava atenção às vidas e artefatos materiais de mulheres. Finalmente, como qualquer bom cavalheiro do século 19 que vivem no exterior, ele recolheu os braços.
Coleção de Dunn foi exposta na Filadélfia, em 1838. Quando a abriu ao público, ele já tinha um extenso catálogo impresso (poeticamente intitulado 10.000 Things chineses), que incluía as discussões aprofundadas de muitos dos monitores. Este tipo de dados contextual é bastante valioso. É interessante não só ver espadas duplas mencionadas várias vezes na coleção de Dunn, mas olhar para as outras armas que também foram empregadas na década de 1820, quando essas espadas foram efetivamente compradas em Guangdong.

"O guerreiro está armado com um mosquete, o único tipo de armas de fogo conhecidas entre os chineses. Não está pendurado na parede um escudo, construído de rattan, transformou em espiral em volta de um centro, muito semelhante em forma e aparência de nossas tampas de cesta. Além do matchlock e escudo, uma variedade de armas ofensivas e defensivas, estão em uso na China; tais como capacetes, arcos e flechas, bestas, lanças, alabardas, espadas duplas e simples, adagas, clavas, uma espécie de armadura de pano acolchoado cravejado com botões de metal, & c. ", pp. 32-33.

"Além destes grandes artigos, há, no caso que estamos descrevendo, um barril de madeira ar-gun; uma pistola de duck com matchlock; uma espada de dois gumes, capaz de ser usado como uma, e tendo mas uma bainha; espécimes de balas chinesas..... ", p. 42

"444. Par de espadas, para serem utilizados com ambas as mãos, mas tendo uma bainha. O objectivo é a intimidação do inimigo. "P. 51

"Em adição ás lanças na parede, existem duas curvas; um paralela, e o outro não-paralela; dois pares de espadas duplas; um par com uma concha de tartaruga, e o outro uma bainha de couro; além de várias outras espadas e bonés, e um jinjall, ou uma arma pesada em um pivô, que tem três câmaras móveis, em que o pó e a 'bola' são colocadas, e que servem para substituir uns aos outros tão frequentemente como quando a arma estiver descarregada ". P. 93.

 A Peep at China in Mr. Dunn’s Chinese Collection.  Philadelphia: Printed for Nathan Dunn. 1839.

Achei interessante que Dunn iria associar a espada dupla com "hamstringing" (o corte intencional do tendão de Aquiles)em um adversário. Em seu livro 1801 sobre crime e castigo George Henry Mason incluiu uma ilustração de um prisioneiro sendo "paralisado" com uma faca curta com lâmina, em linha reta. Isto foi dito ser um castigo por tentar escapar da prisão ou exílio. Ele observou que houve alguma controvérsia sobre se esta punição ainda estava em uso ou se reformadores legais na China tinha conseguido acabar com ele. É possível que a descrição de Dunn (ou, mais provavelmente, a de seu agente chinês) na página 51 seja uma memória da utilização "judicial" da hudiedao por agentes do Estado contra os aspectos socialmente desviantes da sociedade.

Estas são as primeiras referências a "espadas duplas" no sul da China que eu fui capaz de localizar. Já na década de 1820 essas armas eram vistas como algo exclusivamente chinesa, portanto, não é surpreendente que eles iriam encontrar seu caminho para as coleções de comerciantes ou de oficiais militares.

Ainda assim, a década de 1820 foi uma época de relações relativamente pacíficas entre a China eo Ocidente. As tensões construída ao longo dos anos 1830 e transbordou em conflito aberto na década de 1840. Como se poderia esperar, esta deterioração das relações diplomáticas levou ao aumento do interesse em assuntos militares por parte de muitos observador ocidental. Numerosas descrições detalhadas de "espadas duplas" emergiram deste período. É também quando as primeiras gravuras nas quais realmente representavam essas armas de forma detalhada foram encomendadas e executadas.
Karl Friedrich A. Gutzlaff (Inglês: Charles Gutzlaff; chinesa: Guo Shili) era um missionário protestante alemão no sudeste da China. Ele era ativo na área na década de 1830 e 1840 e é notável por seu trabalho em várias traduções bíblicas. Ele foi o primeiro missionário protestante a se vestir no estilo chinês e foi geralmente mais em favor da inculturação do que a maioria de seus irmãos. Ele também era um observador próximo das Guerras do Ópio e serviu como um membro de uma missão diplomática britânica em 1840.

Um de seus muitos objetivos literários era produzir uma confiável e atualizada geografia da China. O Volume II deste trabalho passa algum tempo falando sobre a situação militar chinesa em Guangdong. Ao discutir a estrutura de liderança do militar imperial encontramos a seguinte nota:

(Em uma discussão sobre a "Câmara para o superintendente de alojamentos e o exame de candidatos militares.):

"Arcos chineses são famosos para ataques de uma grande distância; seus match-bloqueios são miseráveis para armas de fogo; e em cima de seu canhão eles ainda não melhoraram, uma vez que eles foram ensinados pelos europeus. Espadas, lanças, halberts e guerrilheiros, estão também em uso no exército. Duas espadas em uma bainha, que permitem que o guerreiro lutar com as mãos esquerda e direita, são dados a várias divisões. Eles carregam escudos de vime e em vários destacamentos que recebem armadura para proteger todo o seu corpo. Os policiais, no dia da batalha, são sempre assim preparados. Dos seus motores militares, podemos dizer muito pouco, tendo eles, durante um longo período de paz, caído em desuso. "P. 446.

Karl Friedrich A. Gützlaff. China opened; or, A display of the topography, history… etc. of the Chinese Empire. London: Smith, Elder and Co. 1838.

Esta é uma passagem interessante para uma série de razões. Parece sugerir muito fortemente que o Exército Padrão Verde em Guangdong estavam usando hudiedao (ou algum tipo de "espada dupla") na década de 1830, ou, pelo menos, estocando-los. Ocasionalmente ouço referências a hudiedao sendo encontrado que têm marcas oficiais "reinado" sobre eles, ou marcas de propriedade do militar chinês. Eu nunca vi uma dessas facas e não se pode julgar a veracidade da alegação.
A sabedoria convencional (como veremos adiante) é que "espadas duplas" nunca foram uma arma "regulamentar" e em vez disso, foram apenas entregue aos "bravos" civis e unidades da milícia lideradas pela nobreza que foram recrutados pelo governador de Guangdong em seus vários confrontos com os britânicos. Ainda assim, esta nota cai bem no meio de uma extensa discussão sobre a estrutura do militar imperial de comando. Quem essas divisões eram, e que tipo de relacionamento que tinham com as tropas da milícia, é uma pergunta interessante para futuras pesquisas.
This is an interesting example of a single “hudiedao.”  It was never issued with a companion and has a fully round handle meaning that it cannot be slid into a scabbard besides another weapon.  Short swords such as these were often issued to milita members who were armed with rattan shields.  While not strictly the same as a hudiedao, its clear that this weapon is taking its styling cues from these other swords.  The style of its leather scabbard, hilt and hand-guard are all identical to what was see on period “butterfly swords.”  This example measures 60 cm in length and would have been a good general short-range weapon.  Photo courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.

Este é um exemplo interessante de um single "hudiedao." Isso nunca foi emitido com um companheiro e tem um identificador totalmente rodada o que significa que ele não pode ser deslizou em uma bainha além de uma outra arma. Espadas curtas como essas muitas vezes eram emitidos para os membros das milícias que estavam armados com escudos de vime. Embora não seja estritamente o mesmo que um hudiedao, fica claro que esta arma está tomando suas sugestões nomeando destas outras espadas. O estilo de sua bainha de couro, punho e mão-guarda são todos idênticos ao que foi ver em período de "espadas de borboleta." Este exemplo mede 60 cm de comprimento e teria sido uma boa arma geral de curto alcance. Foto cortesia de http: //www.swordsantiqueweapons.com.ationship que tiveram com as tropas da milícia, é uma pergunta interessante para futuras pesquisas.


Descrição mais específica do hudiedao e sua utilização no campo começou a derramar dentro de repórteres e funcionários do governo como a situação de segurança ao longo do Delta do Rio das Pérolas. A edição de maio 1840 do Jornal asiático inclui o seguinte aviso:


"O governador Lin recrutou cerca de 3.000 recrutas, que estão sendo treinados diariamente próximo á  Canton no exercício militar do arco, a lança e a espada dupla. A última arma é peculiar para a China. Cada soldado está armado com duas espadas curtas e retas, uma em cada mão, que estão sendo batidos um contra o outro, produzem um repique [sic], que, acredita-se, será midate [sic] o inimigo. "P. 327

The Asiatic Journal and Monthly Register for British and Foreign India, China and Australia.  May-August, 1840. London: Wm. H. Allen and Co.

Esses novos recrutas teriam sido claramente, ambos os "Bravos" e membros da aristocracia que levaram o  sistema de milícia. Então, isso parece indicar que o hudiedao era uma arma favorecida por artistas marciais e soldados cidadãos. Esta é também a primeira referência que tenho visto aos soldados batendo sua hudiedao juntos para fazer um clamor antes de partir para a batalha. Embora essa tática seja normalmente observada com desdém por observadores britânicos, vale a pena notar que a sua própria infantaria muitas vezes colocada em uma exibição semelhante antes de iniciar uma batalha de baioneta.

Another set of hudiedao from the private collection of Gavin Nugent.  These blades are some of the earliest seen in this post.  They also show signs of significant use.  Note the complex profile of the blades and how the spine flattens out as it approaches the tip.  This allows the weapon to have reach while not feeling "top heavy."  The owner notes that these are the most comfortable hudiedao that he has handled. Source: http://www.swordsantiqueweapons.com/
Outro conjunto de hudiedao do coleção privada de Gavin Nugent. Essas lâminas são algumas das primeiras vistas neste post. Eles também mostram sinais de uso significativo. Note o perfil complexo das lâminas e como a espinha se achata á medida em que se aproxima da ponta. Isso permite  a arma ter alcance enquanto não a sinta muito pesada. O proprietário observa que estes são os hudiedao mais confortáveis que ele tem tratado. O tunkou de bronze apontado (colar em torno da lâmina) são uma característica interessante e raramente vistos. Fonte: http://www.swordsantiqueweapons.com.


Nascido em 1805 (1805-1878) J. Elliot Bingham serviu durante 21 anos na Marinha Real. No final da década de 1830 ele tinha o posto de primeiro-tenente (que mais tarde se aposentou como comandante) e foi designado para o HMS Modeste. Lançado em 1837, este 18 Gun Sloop ou corveta foi tripulado por 120 marinheiros e fuzileiros navais. Ele viu repetido combate ao longo da costa de Guangdong e do Rio das Pérolas entre 1839 e 1841.


Como militar Comandante Bingham era um observador próximo de armas chinesas e ele nos deixa com o que deve ser considerado o melhor em anotações sobre a utilização de hudiedao por tropas da milícia no final da década de 1830.


"Março 21, Lin foi ocupado por 3.000 soldados, um terço parte da qual era consistido por homens com espadas duplas. Estas espadas gêmeas, quando na bainha, aparecem como uma arma desajeitada em espessura, aproximadamente dois pés de comprimento; A guarda para a mão continua em linha reta, em vez além do "forte" da espada se volta para o ponto, formando um gancho de cerca de duas polegadas de comprimento. Quando em uso, o polegar de cada mão é passada sob este gancho, sobre a qual paira a espada, até que uma torção do pulso traz a aderência ao alcance do espadachim. Colidindo e batendo-los juntos e cortando o ar em todas as direções, que acompanha a ação com o abuso, gritos ruidosos e caretas horríveis, estes heróis terríveis aumentando suas gesticulações e distorções de visage ao se aproximar do inimigo, quando eles esperam o inimigo para se tornar alarmado e voar antes deles. Lin tinha grande fé no poder desses homens. "P. 177-178.''
J. Elliot Bingham.  Narrative of the Expedition to China, from the Commencement of the Present Period. Volume 1.  London: Henry Colburn Publisher.  1842.

Comandante Bingham não estava muito impressionado com a milícia chinesa ou suas armas exóticas. Na verdade, Lin conduziu suas forças em uma situação onde eles estavam mal desarmados, e mais importante "fora generaled," pela Marinha britânica experiente e bem conduzido. Ainda assim, seu breve relato contém um tesouro de informações. Para começar, ela confirma que as contas anteriores do "espadas duplas" utilizados pela milícia e em torno de Guangzhou na década de 1830 estavam em referências a fatos hudiedao.

Fredric Wakeman, em seu importante estudo Estranho no Portão: A desordem social no sul da China 1839-1861, cita relatórios de inteligência enviados para o Ministério do Exterior britânico que afirmam que Lin tinha de fato levantado uma força de 3.000 homem para repelir a um estrangeiro em Guangzhou. Aparentemente Lin desconfiava da capacidade do Exército Verde para começar o trabalho , e o Exército de Bandeira Manchu foi tão mal disciplinado e executado que ele realmente considerou ser uma ameaça maior para a paz e a segurança da zona rural da região do que os britânicos.Ele planejou a defender a capital da província com uma estratégia de duas vertentes. Primeiro, ele tentou fortalecer e atualizar suas baterias costeiras. Em segundo lugar, ele chamou  a milícia (e um grande número de bravos mercenários), porque estas tropas foram consideradas mais comprometidas e confiáveis do que o exército oficial. Bingham estava correto, Lin colocou muita confiança na milícia.
O Ministério das Relações Exteriores informou que Lin ordenou todos os membros da milícia para estarem armados com uma lança, um capacete de rattan, e um conjunto de "espadas duplas" (Wakeman 95). Outros relatórios nconstam que membros da milícia também foram treinados no tiro com arco e receberam um número de mosquetes pesados ​​antigos dos alojamentos do governo na província de Guangdong. As observações de Bingham pode não deixam dúvida de que as "espadas duplas" que o Ministério das Relações Exteriores cediam, foram efetivamente os hudiedao.

Os membros locais da pequena nobreza trabalharam cooperando fora das construídas "escolas" de Confúcio para arrecadar dinheiro, adquirindo armas e suprimentos para suas unidades, para organizar os sistemas de comunicações, e até mesmo a criação de programas de seguros. Parece provável que o hudiedao usados pela milícia teria sido apressadamente produzidos em uma série de pequenas lojas em todo o Delta do Rio das Pérolas.
Grande parte dessa produção provavelmente aconteceu em Foshan (o lar de importantes estilos como Wing Chun, Choy Li Fut e Hung Gar). Foshan era um centro importante de produção de artesanato regional, e que detinha o monopólio de ferro e aço Imperial (Ele Yimin "Thrive em Declínio: A comparação do destino de". ". Em Modern Times" As quatro cidades famosas Academic Mensal Dezembro de 2008. .) Isto tornou-o um centro natural para a produção de armas.

Sabemos, por exemplo, que as fundições de canhões importantes foram localizados em Foshan. A batalha pelo controle desses recursos para produzir armas era, na verdade, um elemento importante da "Opera Rebellion", ou "Revolta dos turbantes vermelhos", que iria rasgar através da área 15 anos mais tarde. (Veja o relato de Wakeman em Estranho no Portão para a reconstrução mais detalhada da luta real e em torno de Foshan.)

Dado que este é o lugar onde a maioria dos artesãos capazes de fazer espadas borboleta teriam sido localizados, parece razoável supor que este era o lugar onde uma grande parte do armamento das milícias foram realmente produzidos. Além disso, a localização centralizada da cidade sobre o nexo de múltiplos canais, e sua longa história de envolvimento no comércio regional, teria conseguido um lugar natural para distribuir armas. Embora todos os 3.000 soldados poderiam ter sido armados com hudiedao, é muito interessante que essas armas eram as armas primárias para cerca de 1/3 da milícia. Presumivelmente o resto de seus companheiros estavam armados com lanças, arcos e um pequeno número de mosquetes. Bingham também nos dá a primeira descrição clara das empunhaduras únicas destas espadas duplas. Ele observa de forma 'off-handed' que têm mão-guardas. Mais interessante é o quillion que termina num gancho que se estende paralelamente à lâmina para algumas polegadas. Esta descrição corresponde de perto as armas históricas que atualmente possuem.
Este estilo de guarda, embora não visto em cada hudiedao, é bastante comum. Também é restrita a armas do sul da China. Tendo em conta que este não é um método tradicional de construção chinesa, várias suposições foram dadas sobre a forma como essas guardas foram desenvolvidos e por que eles foram adotadas.

Há pelo menos uma semelhança superficial entre esses guardas e os punhos de alguns cabides ocidentais e catanas navais do período. É possível que a guarda em D foi adotada e popularizada como resultado do aumento do contato com os braços ocidentais no sul da China. Se assim for, não faria sentido que os colecionadores ocidentais em Guangzhou na década de 1820 fossem os primeiros observadores e conhecedores da nova arma.

A utilização efetiva do quillion também está aberto ao debate. Muitos artistas marciais modernos afirmam que ele é usado para capturar e prender a lâmina de um adversário. No meu próximo post vou comentar um manual de treinamento marcial artes, de 1850, que mostra pugilistas locais que tentaram fazer exatamente isso. No entanto, como o tradutor britânico de que o manual aponta (e estou totalmente de acordo com ele), isso não pode possivelmente trabalhar contra uma lâmina mais longa ou um oponente hábil e determinado. Embora este tipo de caça com armadilhas seja uma "aplicação" comumente ensaiada em círculos de Wing Chun, após anos de prática de esgrima e contato de treino completo,e minha própria escola tem, basicamente, decidiu que é muito perigoso para tentar e raramente funciona em situações realistas.
Outra teoria que tem sido observada é que o gancho é basicamente simbólico. É muito remanescente das orelhas em um "Sai", uma arma simples que é visto nas artes marciais da China, Japão e Sudeste Asiático. Argumentos foram feitas que o Sai tem a sua forma original, imitando tridentes na arte Hindu e budista. Talvez não devêssemos olhar tão fixamente para uma função "prática" para tudo o que vemos na cultura marcial (Donn F. Draeger. As Armas e combate Artes da Indonésia. Tuttle Publishing. 2001. p. 33).
Bingham faz uma observação diferente sobre o uso do quillion. Ele observa que ele pode ser usado para manipular a faca ao alternar entre um  ''reverso" e um cerco padrão ou "pega escova." É claro que a questão da "flipping sword" é tremendamente controversa em alguns círculos de Wing Chun, por isso é interessante ver um relatório histórico da prática em um ambiente militar na década de 1830.

A very nice set of mid. 19th century hudiedao.  These pointed stabbing blades are 63 cm long, 40 mm wide at the base, and the spine in 14 mm across, giving the entire weapon a strong triangular profile.  Image courtesy of http://www.swordsantiqueweapons.com.
Um jogo muito agradável de mid. Hudiedao século 19. Essas lâminas pontiagudas esfaqueamento de 63 cm de comprimento, 40 mm de largura na base e da coluna vertebral em 14 milímetros de diâmetro, dando toda a arma de um forte perfil triangular. Imagem cortesia de http://www.swordsantiqueweapons.com



Imagens início do Hudiedao: Gravuras ocidentais de armas chinesas.


Era raro encontrar coleções de artefatos chineses de qualquer tipo na década de 1820 e 1830. No entanto, a situação mudou drasticamente após a Primeira e a Segunda Guerras do Ópio. A expansão do comércio em que se seguiu estes conflitos, a abertura de novos portos de tratado, bem como a criação e o crescimento de Hong Kong e todas novas áreas criadas em que os cidadãos chineses e ocidentais poderiam atender a mudar bens e artefatos da cultura material. Infelizmente, estas reuniões nem sempre foram pacíficas e um grande número de armas chinesas começaram a ser trazidos de volta para a Europa como troféus. Muitas dessas armas foram posteriormente encontradas como obras de arte. Como uma arma chinesa essencialmente misteriosa ", espadas duplas" foram apresentados em gravuras e fotografias antigas.
Nosso primeiro exemplo vem de uma gravura de armas chinesas capturados pela Marinha Real e apresentadas à rainha Victoria em 1844. The London Illustrated News publicou uma interessante descrição do que eles encontraram. Além de uma coleção um tanto arcaica de armas de fogo, a Marinha recuperou um grande número de helicópteros. Estes mais se assemelham a arma que os artistas mais marciais hoje se referem como uma "faca de cavalo" (pu dao).
Com destaque na frente da gravura é algo que parece muito familiar. O artigo que acompanha descreve esta lâmina como tendo "dois gumes afiados" e uma "guarda moderna." Eu encontrei um número de hudiedao com uma borda falsa, mas eu não acho que eu encontrei um que foi realmente afiada. Eu suspeito que a espada neste quadro particular, foi da mesma variedade e originalmente destinada para uso com um escudo de vime.

London Illustrated News, January 6th, 1844. P. 8.
London Illustrated News, 06 de janeiro de 1844. P. 8.

Outra gravura útil de "Chinese and Tatar Arms" pode ser encontrado em As Viagens de Evariste R. HUC em Tartária, Tibete e China (Londres, 1852). Ao contrário de algumas das fontes anteriores este não é excessivamente focado em questões militares. Ainda assim, os editores incluem uma gravura fascinante de armas chinesas. Os modelos para esses eram troféus de guerra prováveis que foram trazidos para o Reino Unido em 1840 e 1850. Eles podem ter sido sequer itens de Nathan Dunn (agora falecido) vasta coleção que foi leiloado na Sotheby em 1844 na sequência de uma breve turnê de Londres.
Com destaque no meio da imagem é um conjunto de hudiedao. A gravura mostra duas espadas com lâminas longas e estreitas e guardas em D que descansam em uma única bainha. É muito difícil julgar neste tamanho de impressão como o artista deixar escala deslizante para servir os interesses de simetria, mas parece que as "espadas duplas" são apenas ligeiramente mais curtas do que o regulamento Qing dao que trava com eles.

London Illustrated News, January 6th, 1844. P. 8.

Enquanto parece que hudiedao tinha sido em uso no sul da China desde a década de 1820, eles fazem sua primeira aparição documentada na costa oeste da América na década de 1850. A biblioteca de Bancroft na UC Berkley tem uma importante coleção de documentos e imagens relacionadas com a experiência americana chinês. Melhor ainda, muitas de suas participações foram digitalizados e estão disponíveis on-line para o público.
A maioria dos indivíduos chineses que se estabeleceram na Califórnia (para trabalhar em ambas as estradas de ferro e campos de mineração) foram de Fujian e Guangdong. Eles trouxeram consigo seus dialetos locais, modos de organização social, as tensões e propensão para rixas de sua comunidade e violência. Eles também trouxeram com eles uma grande variedade de armas.
Notas de jornal e ilustrações deste lado do Pacífico, na verdade, fornece-nos com alguns dos nossos melhores estudos sobre o que hoje pensamos como "arte de utilizar armas''. Claro, é ao contrário do que é assim que eles passaram a ser vistos por imigrantes na década de 1850. Nesse ambiente em que eles eram simplesmente "armas".
As costas de Guangdong e na província de Fujian foram literalmente coberta de piratas na década de 1840, e os interiores das duas províncias estavam infestadas de banditismo. Muitas pessoas já suspeitavam que a hudiedao eram de fato associados á esses elementos menos salgados de submundo criminoso da China. Espadas borboleta, quer como um par ou uma única arma, às vezes são comercializados como "facas piratas."
Isso pode ser correto, mas eu não tenho sido capaz de localizar todas as notas iniciais firmes que ligam os dois na China. No entanto, um estudo cuidadoso dessas armas na fronteira ocidental reforça a noção de que eles foram favorecidos pelas pinças, gangues e vagabundos que monopolizavam a economia política da violência dentro da comunidade sino-americana.
A biblioteca de Bancroft fornece a evidência mais antiga encontrada para armas do tipo hudiedao em uma gravura produzida pelo "Wild West Escritório, San Francisco." A imagem retrata uma batalha entre dois rivais Tongs (organizações comunitárias que foram frequentemente implicadas na violência) em Weaverville em outubro de 1854. No início daquele ano, os dois grupos, Sam Yap Companhia Tuolomne County eo Calaveras County Yan Wo Companhia, quase entraram em conflito.
Ambos os grupos cerraram fileiras, começaram a encomendar armas (incluindo capacetes, espadas e escudos) a partir de artesãos locais, e passaram meses em treinamento como unidades de milícia. No entanto, os dois lados foram de longe combinados uniformemente. O Sam Yap Empresa ordenou 150 baionetas e mosquetes em San Francisco e contratou 15 instrutores. O Yan Wo  também pode ter tido acesso a algumas armas de fogo.
Notas desse período  indicam que cerca de 2.000 pessoas (incluindo os 15 conselheiros militares ocidentais) se enfrentaram em um lugar chamado "5 Cent Gulch." Os combates entre os dois lados foi breve. Após uma série de salvas de tiros de mosquete, o Yan Wo muito mal armado rompeu e recuou. Os números de vítimas variam. Alguns relatórios indicam que sete pessoas morreram no choque inicial e outros 26 ficaram gravemente feridos.

O conflito entre estes dois ''exércitos'' era uma questão de algum divertimento para a comunidade local branco que assistir os eventos se desdobram como um esporte espectador e colocou apostas sobre as partes em conflito. Uma gravura do evento foi vendida em San Francisco. Em circunstâncias normais, este não pode ser considerado uma prova muito confiável da presença de hudiedao ou outras armas tradicionais. No entanto, tanto o museu Weaverville e o templo taoísta local (agora um parque estadual de Califórnia e marco histórico) terem preservado algumas das armas reais a partir desta batalha. Bruto, produzidos localmente, espadas borboleta (completo com guardas em D), tridentes e daos são de fato desta coleção. Estas podem ser algumas das armas tradicionais chinesas primeiros documentados nos Estados Unidos. Enquanto um capítulo histórico triste,  1.854 a guerra de Weaverville  é interessante para os alunos de Estudos marciais chinesas em várias frentes. É um exemplo relativamente bem documentado da organização milícia e violência comunal no sul da diáspora chinesa. O uso de instrutores militares externos, dependência de redes de elite e de mistura de armamento tradicional produzido localmente com um pequeno número de armas de fogo mais avançadas são típicos dos tipos de atividade militar que já vimos em Guangdong. É claro que essas não eram disciplinados, baseado na comunidade,e na pequena aristocracia das milícias. Em vez disso, esta foi a violência inter-comunitária organizada pelos Tongs. Este padrão geral permaneceria comum dentro das comunidades de imigrantes chineses durante os anos 1930.

Dado que as primeiras escolas de artes marciais chinesas conhecidas, não abertas na Califórnia, até a década de 1930, as contas do treinamento da milícia em Weaverville são também um dos nossos primeiros exemplos do ensino de métodos de luta tradicionais chinesas nos EUA. O grau em que qualquer um desses é realmente semelhante aos modernos arte marcial é uma questão filosófica interessante. Eu pretendo explorar mais esses eventos, e as suas implicações para a nossa compreensão da cultura marcial chinesa do sul em um próximo post.
"A Chinese Battle in California."  Depiction of rival tongs of Chinese miners at Weaverville in June 1854. Contributing Institution: California Historical Society. Bancroft Library, UC Berkley.
"A Batalha chinesa na Califórnia." Representação de pinças rivais de mineiros chineses em Weaverville, em Junho de 1854. Contribuindo instituição: California Historical Society. Bancroft Library, UC Berkley.

Volkerkunde by F.Ratzel.Printed in Germany,1890.  This 19th century illustration shows a number of interesting Japanese and Chinese arms including hudiedao.
Volkerkunde por F.Ratzel.Printed na Alemanha de 1890. Esta ilustração do século 19 mostra uma série de braços asiáticos interessantes, incluindo hudiedao. A cópia faz um bom trabalho de transmitir o que é uma coleção de armas do século 19, numa grande casa teria parecido.

Hudiedao como um marcador da "Exótico Oriente" em Fotografia precoce

Embora as origens das fotografias remontam ao final dos anos 1820, sistemas de imagem confiáveis ​​e populares não entraram em uso geral até a década de 1850. Esta é a mesma década em que a expansão do sistema portuário tratado e da criação de Hong Kong aumentaram o contato entre os chineses e ocidentais. A fotografia cada vez mais substituíndo coleções privadas, viagens e  ilustrações de jornais e notas como o principal meio pelo qual westerns tentaram imaginar e entender a vida na China.

Várias formas de espadas duplas ocasionalmente aparecem em fotos tiradas no sul da China. Uma das imagens mais interessantes mostra uma milícia rural na região do Delta do Rio das Pérolas perto de Guangzhou em algum momento na década de 1850 (final da Segunda Guerra do Ópio). A unidade é composta por sete pessoas, todos muito jovens. Quatro deles estão armados com escudos, e que incluem um único artilheiro. Todo mundo está usando um capacete de vime (geralmente emitidos para os membros das milícias aldeia nesse período). A figura mais interessante é porta-estandarte do grupo. Além de ser armado com uma lança que ele tem o que parece ser um conjunto de hudiedao preso no cinto.
As guardas em D, quillions e bainha de couro são claramente visíveis. Devido à construção deste tipo de arma, é impossível dizer quando é uma única espada, ou uma lâmina dupla montada em uma bainha. No entanto, dado o que sabemos sobre as ordens oficiais para armar a milícia neste período, parece provável que este é um conjunto de "espadas duplas."
A imagem seguinte na série confirma que estas são verdadeiras hudiedao e também sugere que as lâminas são de longa variedade de facas curtas. Este estilo de espada é também evidente na terceira fotografia atrás da grande escudo rattan. Estas imagens são um registro inestimável da variedade de armas transportadas por milícias vila em Guangdong durante o início e meados. Século 19.

Rural militia in Guangdong, Pearl River Delta, taken sometime during the Second Opium War (1856-1860). Source http:\\www.armsantiqueweapons.com.
Milícia Rural em Guangdong, Delta do Rio das Pérolas, tomada algum dia durante a Segunda Guerra do Ópio (1856-1860). Fonte http://www.swordsantiqueweapons.com.
Another picture of the same young militia group, thistime in their home village.  Luckily the hudiedao of the leader have become dislodged in their sheath.  We can now confirm that these are double blades, and they are of the long, narrow stabbing variety seen in some of the prior photographs.  Source http:\\www.swordsantiqueweapons.com.
Uma outra imagem do mesmo grupo da milícia jovem. Felizmente o hudiedao do líder ter sido desalojado em sua bainha. Agora nós podemos confirmar que estes são lâminas duplas. Eles são da variedade longo facada estreita visto em algumas das fotografias anteriores. Fonte http://www.swordsantiqueweapons.com.


A third picture from the same series.  Note the long thin blade being held behind the rattan shield by the kneeling individual.  source http://www.swordsantiqueweapons.com.

Uma terceira imagem da mesma série. Observe a lâmina longa e fina sendo realizada atrás do escudo rattan pelo soldado ajoelhado. O indivíduo com a lança também parece estar armado com um revólver matchlock. Fonte http://www.swordsantiqueweapons.com.


A próxima fotografia do mesmo período nos apresenta o pensamento oposto. Ele nos dá uma visão maravilhosamente detalhada das armas, mas qualquer contexto apropriado para a compreensão de seu uso ou significado está faltando. Dada a sua dimensão física e tecnologia de produção, esta fotografia sem data, provavelmente, foi feita na década de 1860. Provavelmente foi tomada em San Francisco ou Hong Kong, embora seja impossível descartar algum outro local.

No verso, encontramos um carimbo a tinta para "G. Harrison Gray "(evidentemente o fotógrafo). Imagens como esta pode ser produzido para venda ao assunto (daí todos os retratos da guerra civil que se vê em círculos antigos americanos), ou eles poderiam ter sido reproduzido para venda ao público em geral. Dado o assunto colorida desta imagem Eu diria que o último é mais provável o caso, mas, novamente, é impossível ser totalmente certa.
O jovem na foto (identificado como "Soldado chinês") é mostrado com capacete de vime e está armado apenas com um conjunto de duas longas hudiedao. Estas espadas apresentam uma lâmina cortante que termina em um ponto de machado, comumente visto em exemplos existentes. As guardas sobre essas facas parecem ser relativamente finas e o quillion não é tão longo ou amplo como alguns exemplos. Eu arriscaria um palpite de que ambos são feitos de aço, em vez de latão. Dada a longa lâmina e o cabo, essas armas provavelmente seriam pesadas, apesar de existirem passos para que um guerreiro habilidoso pudesse tomar para diminuir o efeito.

1860s photograph of a "Chinese Soldier" with butterfly swords.  Subject unknown, taken by G. Harrison Grey.
1860 fotografia de um "soldado chinês" com espadas borboleta. Tomada por G. Harrison Gray.

É interessante notar que o tema da fotografia está segurando a lâmina horizontal para trás. Era uma prática comum para os fotógrafos da época para adquirir roupas, móveis e até mesmo armas para serem usadas como adereços em uma fotografia. É provável que essas espadas, na verdade, pertencia a G. Harrison cinza ou seu estúdio eo assunto foi meramente vestida para olhar como um "soldado". Na realidade ele pode nunca ter lidado com um conjunto de hudiedao antes.

O Hudiedao e o Gun

Enquanto as armas passaram a dominar o mundo da violência na China durante o final do século 19, o armamento tradicional nunca chegou a desaparecer. Há provavelmente tanto razões econômicas quanto táticas por trás da contínua presença de determinados tipos de armas tradicionais. Em geral, facas e hudiedao parecem ter permanecido populares durante todo este período.
A mesma tendência também foi visto na América. Em 13 de fevereiro de 1886,o jornal  Haper's weekly publicou um artigo intitulado "Chinese Highbinders" (p. 103). Este é um documento importante para os alunos de origem chinesa-americana, especialmente quando fazemos perguntas sobre como os asiático-americanos foram vistos pelo resto da sociedade.
Os leitores devem examinar cuidadosamente a bandeira da gravura na página 100. Ele contém um estudo surpreendentemente detalhada das armas confiscadas de criminosos e vários aplicadores. Como seria de esperar, revólveres e facas desempenhar um papel de liderança neste arsenal. O machado  e o cutelo também estão presentes.
Mais interessante, do ponto de vista das artes marciais, é a presença de vários tipos de maças (governantes duplas de ferro e um sai), bem como uma camisa e wristlets blindado. A coleção é rematada com um hudiedao clássico, completo com guarda em D e bainha de couro. Parece que o hudiedao realmente parece ter uma certa quantidade de mística entre gangsters, em meados dos anos 1880. O autor observa que essas armas foram importados diretamente da China.



Highbinder's favorite weapons

Esta imagem foram feita a varredura pela UC Berkeley, Bancroft Library.
"As armas do Highbinder são todas trazidas da China, com a exceção do machado e da pistola. A ilustração mostra uma coleção de facas e espadas tiradas de criminosos chineses, e agora na posse da polícia de San Francisco. A arma assassina é o que é chamado de espada dupla. Duas espadas, cada cerca de dois pés de comprimento, são usados ​​em uma única bainha. Um chinês chama a estes, um em cada mão, e corta seu caminho através de uma multidão de inimigos. Apenas um lado é afiada, mas a lâmina, como a de todas as facas chineses, é triturado até uma borda de lâmina. Uma arma eficaz é a faca de dois gumes, geralmente usado em uma bainha de couro. A alça é de bronze, geralmente  ornamentados, enquanto a lâmina é do melhor aço. A maioria dos assassinatos em Chinatown foram cometidos com esta arma, um golpe pode ser suficiente para garantir uma ferida mortal. O cutelo usado pelos Highbinders é menor e mais leve que o cutelo de açougueiro comum. O clube de ferro, cerca de um pé e meio de comprimento, está contida numa bainha, e desgastado ao lado como uma espada. Outra arma é uma faca curioso com um grande guarda para a mão. O machado é geralmente de make-americana, mas tão afiado como uma navalha.
A cota de malha é mostrado no esboço, que foi tomada a partir de um Highbinder chinês, é de tecido, acolchoado com camadas de papel de arroz que o tornam à prova de bala, ou até mesmo uma bola de rifle. Esta peça é usada por homens mais desesperados quando empreendem um pouco perigoso peculiarmente de assassinato. Mais comum do que isso é a pulseira de couro. Isto vem a meio caminho até o cotovelo, e pedaços de ferro inseridas no couro servem para afastar até mesmo um forte golpe de uma espada ou machado. "(13 de fevereiro de 1887. harpista semanal. P. 103).

Estas passagens, com base em entrevistas com policiais, fornecem uma das discussões  mais interessantes do uso de "espadas duplas" entre o elemento criminoso que atualmente possuem. Estas armas não eram incomuns, mas eles eram temidos. Eles parecem ter sido especialmente útil quando ao enfrentar multidões de adversários desarmados e foram freqüentemente empregados em assassinatos seletivos. Também é interessante notar que seus fortes machados e perfis triangulares podem ter sido uma resposta à expectativa de que pelo menos alguns inimigos estariam vestindo armadura.
Homens desesperados e bandidos contratados não eram os únicos habitantes de Chinatown de San Francisco para empregar hudiedao no século 19. Ambos os cantores de ópera cantonesa e artistas de rua também usavam essas espadas. Durante o início de 1900, um fotógrafo chamado Arnold Genthe tomou uma série de fotografias que agora historicamente importantes de residentes chineses de San Francisco. Estes são principalmente cenas de rua que retratam os padrões de vida diária, e não são excessivamente sensacional ou preocupado com a cultura marcial. Uma foto, no entanto, se destaca. Nele um artista marcial é mostrada realizando algum tipo de luta rotina com dois curtos, grossos  hudiedao.

Atrás dele no térreo são dois  postes de madeira de cauda única. Estes foram, provavelmente, também usado em seu desempenho e pode ter ajudado a exibir uma bandeira. Notas desse período em Guangzhou e outras cidades no sul da China freqüentemente mencionam esses tipos de artistas de rua transitórios. Eles usariam as suas habilidades marciais para atrair uma multidão e em seguida, vender remédios patenteados, encantos, ou passar um chapéu no final da performance. Esta é a única fotografia do século 19 que eu estou ciente de mostrar tal performer na Califórnia.
A vida desses errantes artistas marciais não foram fáceis, e muitas vezes envolvidos violência e extorsão nas mãos de autoridades ou de outros habitantes dos "rios e lagos." Muitos deles foram forçados a usar suas habilidades para outros fins.
Arnold Genthe coletadas informações sobre seus súditos, por isso temos alguma idéia de quem posou para em torno de 1900.

"O Mountainbank", "The Peking Dois faca Man", "The dancer Sword" - vários títulos de Genthe para este retrato de Sung Chi Liang, conhecido por suas habilidades de artes marciais. Apelidado Daniu, ou "Big Boi", referindo-se a sua grande força, ele também vendeu um medicamento herbal  após a realização de uma rotina de arte marcial na rua. O medicamento, tiedayanjiu (tit daa yeuk jau), era comumente usado para ajudar a curar contusões causadas em brigas ou quedas. Esta cena é na frente do numero 32, 34 e 36 Waverly Place, no lado leste da rua, entre Clay e Washington Streets. Ao lado dos dois curiosos sobre o direito é um suporte de madeira que, com um lavatório, iria anunciar um barbeiro chinês aberto para negócios. O vão das escadas do porão ao lado leva a um restaurante chinês barato especializado Zhou (juk), ou mingau de arroz. "(P. 29)

Arnold Genthe and Will Irwin.  Genthe’s Photographs of San Francisco’s Old Chinatown.  New York: Mitchell Kennerley. 1913.  (First published in 1908).  A high resolution scan of the original photograph can be found at the Bancroft Library, UC Berkley).

Arnold Genthe e Will Irwin. Fotografias da Genthe de Old Chinatown de San Francisco. New York: Mitchell Kennerley. 1913. (Publicado pela primeira vez em 1908). A varredura de alta resolução da fotografia original pode ser encontrada na Biblioteca Bancroft, UC Berkley).


Hudiedao de Dainu são mais curtos e mais ''gordos'' do que a maioria dos modelos do século 19 anteriores que foram descritos ou mostrados acima. Se quer saber se esse estilo mais curto,são mais facilmente escondidas,esse tipo de lâmina foi se tornando popular no início do século 20. Estas facas parecem ser mais projetadas para cortar de esfaquear e são uma remanescência dos tipos de espadas (bat cham dao) visto pendurado nas paredes da maioria das escolas de Wing Chun hoje.


Lin esperava que sua milícia combatesse os britânicos com estas armas, e as espadas mostradas na fotografia de G. Harrison. Em contraste,as "espadas" de Dainu são basicamented o tamanho de grandes facas Bowie do século 19. Eles são provavelmente muito curtos para um trapping complexo de armas do inimigo e foram provavelmente destinados a serem utilizados contra um oponente desarmado, ou um armado apenas com um machado ou uma faca.

A fotografia seguinte também foi levado em San Francisco por volta de 1900. Ele mostra uma companhia de ópera cantonesa montando uma peça "militar". A imagem pode ter sido originalmente ou uma prensa ou imagem publicitária. Eu não fui capaz de descobrir quem é o artista original.
É interessante considerar a variedade de armas vistas nesta fotografia. Um número de soldados menores de status está armado com um escudo e única faca em forma hudiedao. Figuras mais importantes de papéis heroicos estão armados com um par de verdadeiros hudiedaos. Por fim os principais protagonistas são todos armados com armas de vara (lanças e tridentes).

Cantonese Opera Performers in San Francisco, circa 1900. This picture came out of the same milieu as the one above it. Notice the wide but short blades used by these performers. Such weapons had a lot visual impact but were relatively safe to use on stage.
Òpera cantonesa em San Francisco, cerca de 1900. A imagem veio do mesmo meio como o que está acima dele. Observe as largas, mas curtas as lâminas utilizadas por esses artistas. Tais armas tiveram um impacto visual, mas eram relativamente seguro para uso em palco.

Tropas de ópera cantonense deu especial atenção às artes marciais e armas em sua atuação. Embora seu objetivo era entreter ao invés de fornecer realismo puro, eles sabiam que muitos membros da platéia teria alguma experiência com as artes marciais. Este foi um público surpreendentemente sofisticados e as pessoas esperavam um certo grau de plausibilidade de um jogo "militar".
Não era incomum para as tropas da ópera de competir uns com os outros para ser o primeiro a exibir um novo estilo de luta ou de levar uma arma exótica no palco. Daí a associação de diferentes armas com indivíduos de certas classes sociais nesta foto não pode ser uma coincidência total. É provável uma representação idealizada de um aspecto da cultura marcial cantonês. Lutando de forma eficaz com uma lança ou alabarda exige um grau de sutileza e experiência que não é necessário (ou mesmo possível) quando empunhando uma espada curta e um escudo de vime.

Sabemos também que o governo de Guangdong estava enviando hudiedao para mercenário artistas marciais e milícias de aldeias. Soldados imperiais de status mais elevados deveriam ter dominado o matchlock, o arco, a lança e o dao (uma única sabre afiado). Enquanto muitos modelos sobreviventes antigos de hudiedao não têm finamente alças esculpidas e mostram lâminas afiadas quando polido , eu suspeito que, em termos históricos dessas armas finamente produzidos havia algum tipo que fosse a exceção, e não a regra.

Conclusão: A Hudiedao como uma arma, Símbolo e argumento histórico.


O Hudiedao  permaneceu em uso como uma arma entre os vários membros da tríade e fiscalizadores Tong através do início do século 20. Por exemplo, uma foto evidência de armas confiscadas na Califórnia mostra uma variedade de facas, um revólver e um par de hudiedao. Este conjunto tem lâminas de cortar relativamente espessas e é mais curto do que alguns dos exemplos anteriores, mas mantém poderosos pontos penetrantes.

Chinese Highbinder weapons collected by H. H. North, U. S. Commission of Immigration, forwarded to Bureau of Immigration, Washington D. C., about 1900.  Note the coexistence of hudiedao (butterfly swords), guns and knives all in the same raid.  This collection of weapons is identical to what might have been found from the 1860s onward.Courtesy the digital collection of the Bancroft Library, UC Berkley.
Armas chinesas recolhidos pelo HH Norte, Comissão norte-americana de Imigração, encaminhado para Departamento de Imigração, Washington DC, 1900. Nota sobre a coexistência de hudiedao (espadas borboleta), armas e facas todos no mesmo ataque. Esta coleção de armas é idêntico ao que poderia ter sido encontrada na China ou América dos anos 1860 em diante.
Cortesia do acervo digital da Biblioteca Bancroft, UC Berkley.
Conclusão: A Hudiedao como uma arma, Símbolo e argumento histórico.
Hudiedao permaneceu em uso como uma arma entre os vários membros da tríade e fiscalizadores Tong através do início do século 20. Por exemplo, uma foto evidência de armas confiscadas na Califórnia mostra uma variedade de facas, um revólver e um par de hudiedao. Este conjunto tem lâminas de cortar relativamente espessas e é mais curto do que alguns dos exemplos anteriores, mas mantém poderosos pontos penetrantes.


Chinese coat of mail used by Chinese highbinders in San Fransisco. Contributing Institution: UC Berkeley, Bancroft Library.  The possibility of meeting a foe wearing armor (also noted in the Harper's Weekly article) would certainly explain the popularity of strong stabbing points on some 19th century Hudiedao.

Casaco chinês de correios usado por highbinders chineses em San Fransisco. Contribuição: Universidade de Berkeley, Bancroft Library. A possibilidade de encontrar um inimigo usando uma armadura (também observou no artigo semanal do Harper) certamente explicaria a popularidade de pontos fortes esfaqueamento em algum século 19 Hudiedao..

Ainda, "armas brancas'' de todos os tipos pude ver em  menor utilização nas segunda e terceira décadas do século 20 que foram substituídos com armas de fogo cada vez mais abundantes e de baixo custo. Sabemos que, em quase todos os republicanos, quadrilhas chinesas de bandidos estavam armados com rifles de repetição modernos na década de 1920. Gangsters e fiscalizadores criminais na América foram igualmente rápidos para pegar armas de fogo.
Ainda assim, a transição não foi automática. Lau Bun, um mestre Choy Li Fut treinado no estilo Hung Association, é frequentemente citado como o primeiro indivíduo na América para abrir uma escola semi-pública artes marciais fixa. Ele também trabalhou como um executor e guarda para os interesses locais Tong, e às vezes é dito ter realizado espadas borboleta escondidos em sua pessoa na década de 1920 e 1930.
Na costa oposta, um jornal New York publicou uma fotografia - agora icônico - do líder Tong Eddie Gong que inspeciona um par de hudiedao em 1930. Estas espadas têm lâminas amplas que mostram pouco estreitamento medida em que se aproxima a ponta. O ponto real da espada é arredondado e não bem adaptado para esfaqueamento. Na verdade, eles parecem ser construídos mais ao longo das linhas de uma arma de desempenho do que qualquer outra coisa. Por um lado, eles são grandes demais para se levar escondido, mas eles também não têm o alcance de esfaquear com a habilidade que alguém iria querer em uma arma ofensiva.
Ainda assim, hudiedao de Eddie Gong comparam favoravelmente com muitas armas das mais baratas cópias disponíveis para artistas marciais de hoje. Muitos esgrimistas experientes e colecionadores de espada ficarão completamente perplexos quando pegar o seu primeiro conjunto de "bat cham dao", e admira abertamente expressa de que estas lâminas curtas e arredondadas, e mal equilibradas poderia realmente funcionar como uma arma. Sua descrença é procedente, mas geralmente evapora quando você coloca um conjunto de bem-feitas espadas de meados do século 19 em suas mãos em vez disso.
Hudiedao, como muitas outras armas, desenvolveu uma certa mística durante o século 19. Eles foram usados ​​na defesa de Guangdong contra os britânicos. Na mão das Tríades eram um símbolo de capacitação pessoal e oposição do governo. Eles foram amplamente utilizados por grupos tão diversos como os policiais locais, viajantes artistas marciais, cantores de ópera e as milícias comunitárias. Sua natureza icônica provavelmente os ajudou a sobreviver na paisagem urbana bem após a maioria das outras formas de a espada tinha sido abandonado (o Dadao sendo a notável exceção). No entanto, na década de 1920 essas armas foram finalmente  relegadas para a sala de treinamento e o estado de ópera. Naqueles ambientes ,a capacidade de corte e uma ponta poderosa eram não somente desnecessárias, eram um perigo sem recompensa. O valor simbólico dessas armas não estava mais ligada à sua capacidade de corte real.


Considere, por exemplo, o "Pa cham dao" (o nome do estilo Wing Chun para espadas borboleta) de propriedade de Ip Man. Em uma recente entrevista Ip Ching (seu filho), confirmou que seu pai nunca trouxe um conjunto de hudiedao funcional para Hong Kong quando ele deixou Foshan em 1949. Em vez disso, ele realmente trouxe um conjunto de "espadas" esculpidas em madeira pêssego. Estas foram as "espadas" que ele usou ao estabelecer Wing Chun em Hong Kong em 1950 e lançar as bases para sua expansão global.

Obviamente, algumas espadas de madeira são mais precisos do que outros, mas nenhum deles é exatamente como os objetos que representam. Ele também faz uma boa dose de bom senso que Ip Man em 1949 não teria realmente se importado tanto com espadas de ferro. Ele não era um gangster ou um membro da Tríade. Ele não era um performer ópera. Como um oficial de polícia que ele tinha levado uma arma e tinha um bom senso de que a violência de rua era real.


Ip Man tinha sido (e aspirava a tornar-se novamente) um homem de lazer. Ele foi relativamente bem educado, sofisticado e urbano. Mais do que qualquer outra coisa que ele se viu como um cavalheiro confucionista, e como tal, ele era mais provável para exibir uma obra de arte em sua casa do que uma arma de sangue frio.

Facas esculpidas em madeira pêssego tem um significado importante na sociedade chinesa que vai bem além de sua segurança e convencer ao praticar formas de artes marciais. Espadas de madeira pêssego são usados ​​em exorcismos taoístas e são pensados ​​para ter poderes matando demônios. Na versão estendida da história da destruição do Templo Shaolin favorecido pelas Tríades,O Céu envia uma espada de madeira pêssego para os sobreviventes de Shaolin que eles usam para matar milhares de seus perseguidores Qing.


Ip Man with his Bat Cham Do.

Yip man e suas facas duplas


Pendurado em uma casa ou estúdio, essas espadas são pensados ​​para transmitir a boa fortuna e um certo tipo de energia. Na verdade, não era incomum para os estudiosos de Confúcio  exibirem uma lâmina antiga valorizada ou uma espada de madeira pêssego em seus estudos. Hudiedao de Ip Man parece ser uma (exclusivamente do sul da china) adaptação desta tradição cultural mais ampla. Como obras esculpidas em madeira de arte, eles só foram feitos para ter uma semelhança superficial com as armas da milícia do início do século 19.



Ip Ching também relata que em uma data posterior um de seus alunos levou essas espadas e teve réplicas exatas de alumínio os criaram. Mais tarde estes foram retrabalhadas novamente para ter uma lâmina de aço inoxidável plano e  (este último latão) alças de alumínio. Ainda assim, eu acho que há muito a ser dito sobre o simbolismo da lâmina de madeira pêssego.



Espadas borboleta permanecem um dos artefatos mais icônicos e facilmente reconhecíveis da cultura marcial única do sul da China. A sua criação inicial no final dos anos 18 ou início do século 19 pode ter sido ajudado por encontros recentes com katanas europeias e floretes militares. Esta guada em  D exclusivo (visto em muitos, mas não todos os casos) foi então casado com uma tradição mais antiga de usar armas duplas alojados em um único invólucro.

Na década de 1820, essas espadas eram populares o suficiente para que os comerciantes americanos e britânicos em Guangdong pudessem encontrá-las e adicioná-las a suas coleções. Por 1830, temos várias notas dessas armas sendo fornecidas para a pequena nobreza liderando as tropas da milícia e bravos contratados por Lin em seus conflitos com os britânicos. Descrições do Commander Bingham indicam a existência de uma tradição marcial completamente formada na qual milhares de soldados foram treinados para lutar em campo aberto com essas espadas.


O aumento do contato entre europeus e os cidadãos chineses na década de 1840 e 1850 resultaram em mais notas de "espadas duplas" e fotografias claras e gravuras que mostram uma variedade de recursos que são compartilhados com hudiedao moderno. A maior diferença é que a maioria dessas espadas, em meados do século eram mais longas e mais aguçado do que espadas modernos.

Curiosamente estas armas também começam a aparecer nas praias da América, pelo aumento da imigração chinesa de Guangdong e Fujian  no meio do século 19. Período contas de 1880 indicam que eles eram comumente empregadas por criminosos e executores, e fotografias a partir da virada do século mostram que eles também foram usados ​​por ambos os artistas de rua e cantores de ópera.
Ainda assim, estas lâminas estavam em pontos mais curtos, mais amplo e com menos pronunciados gerais, do que a sua média. Irmãos do século 19. Enquanto alguns indivíduos podem ter continuado a realizar estes em 1930, hudiedao começaram a desaparecer das ruas como eles foram substituídos por armas de fogo mais modernas e econômicas. Em meados do século 20 esses itens, se encontravam em tudo, não eram mais pensado como armas temíveis de defesa da comunidade ou do crime organizado. Em vez disso, sobreviveram como as ferramentas das "artes marciais tradicionais" e adereços de ópera.
Embora ela tenha tocado em uma variedade de pontos, eu sinto que este artigo fez duas contribuições substanciais para a nossa compreensão destas armas. Primeiro, ele empurrou sua provável data de criação para trás uma geração ou mais. Ao invés de ser o produto do final do século 19 ou na década de 1850, agora temos uma prova clara da utilização generalizada do hudiedao em Guangdong que remonta a década de 1830, e uma forte sugestão de sua presença na década de 1820.
Estas armas foram realmente favorecidas por artistas marciais civis e vários membros dos "Rios e lagos" do sul da China. No entanto, também vimos que eles eram empregados pelos milhares de armar milícias, bravos e guardas no sul da China. Não só isso, temos relatos de milhares de pessoas na região do Delta do Rio das Pérolas recebem instrução diária ativa no seu uso no final dos anos 1830s.
A visão popular do hudiedao como armas exóticas de artistas marciais, rebeldes e piratas excêntricos precisa ser modificado. Essas lâminas também simbolizava as forças da "lei e da ordem." Eles foram produzidos pelos milhares de redes de elite governo apoiado e pago com os impostos públicos. Esta foi uma escolha razoável como muitos membros dessas milícias locais já teve alguma experiência de boxe. Ela teria sido relativamente fácil de treiná-los para segurar e usar essas espadas dado o que eles já sabiam. Enquanto espadas borboleta podem ter aparecido misteriosamente "chinês" para os observadores ocidentais na década de 1830, Lin apoiado a sua adoção em larga escala como uma solução prática para um problema premente.


Isso também pode mudar a forma como pensamos sobre as artes marciais que surgiram nesta região. Por exemplo, as duas armas normalmente ensinadas no sistema de Wing Chun são a "Luk Dim Poon Kwun" e "Pa chan Do" (o nome de estilo para hudiedao). As explicações para estas armas que normalmente encontramos são altamente exótico e incidem sobre os errantes monges Shaolin (que eram famosos por sua luta com bastão) ou grupos rebeldes secretos com a intenção de exterminar funcionários do governo local. Muitas vezes, a natureza "facilmente escamoteáveis" do hudiedao devem tê-los feito ideal para esta tarefa (em oposição a armas de fogo e explosivos de alta potência, que são as armas que foram realmente utilizados para assassinatos políticos durante a dinastia Qing).

Nossa nova compreensão do registro histórico mostra que o Wing Chun realmente ensina são as duas armas convencionais ensinadas a quase todos os membros da milícia na região. Um normalmente aprende a luta com o bastão como um prelúdio para luta com lança mais sofisticado. No entanto, o bastão de seis pontos e meio poderia facilmente trabalhar para ou quando a formação de uma milícia camponesa. E agora sabemos que as espadas borboleta eram o braço colateral mais comum , enviado para camponeses-soldados durante a metade do Século 19 na região do Delta do Rio das Pérolas.


A primeira aparição historicamente verificável de Wing Chun em Foshan foi durante a década de 1850 década de 1860. Esta cidade comercial importante está localizada literalmente no coração do movimento da milícia do sul. Ele tinha sido palco de intensos combates em 1854-1856 e mais conflitos eram esperados no futuro.

Nós não temos nenhuma indicação de que Leung Jan era um revolucionário secreto. Ele era um bem conhecido e muito querido empresário local bem sucedido. Ainda assim, há razões compreensíveis que a arte marcial que ele desenvolveu permitiria que um indivíduo altamente educado e rico, para treinar um grupo de pessoas no uso do bastão e do hudiedao.
A evolução do Wing Chun foi provavelmente influenciado por estas regiões de história única da atividade da milícia (apoiado pelo governo) e generalizada  educação militar. Eu não ficaria surpreso de ver alguns desses mesmos processos de trabalho em outras artes marciais que se formavam no Delta do Rio das Pérolas.


These swords embody elements of both the longer copping ans stabbing types that were popular in the 19th century.  Both blades are finely made, well balanced and exhibit long false edges.  Total length: 60 cm; Width at bade: 5 cm, width of spine: 10 mm. Source: Author's Personal collection.

Estas espadas incorporam elementos de ambos os tipos mais corte e esfaqueamento que eram populares no século 19. Ambas as lâminas são bem-feita, bem equilibrado e exibem longas falsos bordas. Comprimento total: 60 cm; Largura em Bade: 5 cm, largura da coluna: 10 mm. Fonte: coleção pessoal do autor.



Fonte: http://chinesemartialstudies.com/2013/01/28/a-social-and-visual-history-of-the-hudiedao-butterfly-sword-in-the-southern-chinese-martial-arts/



Nenhum comentário:

Postar um comentário