domingo, 17 de maio de 2015

Especial Entrevistas Re-Editado: SiFu Peterson Menezes

È com imensa honra,que estaremos iniciando uma sessão de posts especiais intitulados "entrevistas",cuja a intenção é dar espaço aos mais recomendados mestres de Wing CHun no país mostrarem seus pontos de vista,bem como compartilhar seus conhecimentos com os leitores, independentemente de linhagens e ramificações,abrindo pontos de discussões sobre os mais variados aspectos do nosso estilo, o Ving Tsun.









E o Nosso primeiro entrevistado é o Sifu Peterson Menezes (Wong Pen Tien),representante da familia Fat Cheong de Wing Chun,cuja a escola está situada na cidade de Itu, em São Paulo.Sifu Peterson fala sobre seu inicio nas artes marciais e da prática do wing chun em nosso país e dos paradigmas envolvendo a pratica na atualidade frente ás tradições ancestrais.Mestre Peterson Menezes, Fundador do Centro de Cultura Oriental , localizado no Bairro Brasil, estuda Artes marciais desde 85, versado em chinês (dialeto catonês) escrito e falado, se formou mestre do estilo de Kung Fu Wing Chun, no qual hoje é um dos mestres mais Conhecidos do País! E o mais requisitado por TVs de todo Brasil para demonstrar sua habilidade e conhecimento no estilo.

Acompanhem agora sem mais delongas,o bate-papo que o Blog do Dido teve por e-mail com o sifu Peterson Menezes...



Blog Do Dido: Gostaria que o sr. começasse nos contando como foi seu início na pratica do ving tsun...como e porque o sr. escolheu este estilo de arte marcial...

Sifu Peterson: Bem, comecei em silat, um estilo tradicional da indonesia, meu mestre sabia também wing chun da malásia, que é muito diferente de yip man wing chun, fiquei um tempo sem mestre depois de meus 17, aos 18 comecei meu curso de acupuntura, e conheci um representante de wing chun yip man que por motivos politicos não posso citar o nome, este me enrrolou um tempo, foi uma base, mas um wing chun bem grosseiro, e sem cultura, apenas baseado em força, depois de  2, 3 anos, insistindo com o pai de um amigo chines meu, ele me aceitou como "kwan mun tai chi" ou discipulo de portas fechadas, algo raro, ainda mais pra um ocidental, com mestre Wong, tive a sorte de aprender como aplicar de fato além de alavanca, energia, em treinos tradicionais {hoje, kung fu virou educação fisica no sentido de exercicicos.. estes são flexões etc..nada tem a  ver como eram ensinados antigamente...todo estilo de kung fu tinha chi kung ,o que era natural}kwen kwits que são a alma cultural do wing chun, e o mais importante, cham budismo relacionado ao wing chun, que é algo relevante para vida. Este wing chun sim, me impressionou devido a profundidade e relevancia para melhorar a vida.

Blog do Dido: Quais são as caracteisticas e os aspectos inerentes  que o sr. considera mais importantes durante o aprendizado do ving tsun?

Sifu Peterson: Cultura, filosofia, wing chun inteligente sem uso de força bruta{se não, se torna um kick box, que nao é ruim, apenas nao é o meio mais estrategico e inteligente de lutar,e isso claro que vai do praticante}... hoje a mensagem tem que ser relevante se não se torna algo sem proposito real, raramente lutamos, a meu ver procurar luta, encrenca ou campeonatos é algo desnecessário e pouco útil pra vida,  já cultura sim... é o diferencial para vida é o que diferencia uma pessoa da outra, conhecimento e insigth deste.

Blog do Dido: Na china, a escolha de um aluno é tão importante quanto a aceitação de um aluno pelo sifu. Dentro de um contexto atual e ocidentalizado,por assim dizer,quais são os critérios para que uma pessoa possa se iniciar na pratica do ving tsun?

Sifu Peterson: Hoje as coisas estão muito comerciais, entendo que isso faz parte do mundo globalizado que se vive, porem aceitar alunos é algo delicado, formar um "instrutor" em cursos de final de semana, por DVD etc, isso é prova desta comercializaçao e perda total de tradiçao, ja que nao se conhece uma pessoa em pouco tempo, menos ainda para a pessoa corregar o nome de sua familia kung fu, em nossa familia aceito praticamente todos, desde que haja respeito mas, intrutor so acima de bill jee e este so com pai si{discipulado} se eu estivesse no wing chun por dinheiro eu seguiria o ramo de meus pais, estou neste por que amo a tradiçao e quero melhorar a vida das pessoas que me procuram com este conhecimento que recebi.

Blog do Dido: Com tantos estilos de luta disponíveis e e fácil acesso ao público,quais são os motivos existentes para que as pessoas ainda busquem a prática do ving tsun?

Sifu Peterson: Iniciamente  muitas pessoas procuram pela aplicabilidade em combate, porque  o wing chun tem esta proposta de ser letal e logico, porem esta  busca se deve em parte pelo ego e vaidade das pessoas por querer subjulgar outras em combate, o que este"combate" hj em dia é raro, se alguem quer vencer alguem , usa uma arma de fogo por exemplo, mundo real é mais cruel e pouco  belo como nos filmes que, infelizmente foram a fonte dessa ideia romanceada e egocentrica de vencer lutas. Porém por outro lado é justamente essa idéia que traz as pessoas para um caminho que, com o tempo as transforma e em escolas como a fât Cheong, onde ha cultura  inerente ao wing chun, ensinar a aplicar a sua realidade e de fato melhorar suas vidas. Sim wing chun tem que ser aplicável a combate real, mas não, hoje este não é o foco, já que raramente uma pessoa de bem se envolve em brigas {reagir a assalto! nem pensar é suicídio!} pode até salvar nossa vida ou de nossos semelhantes, por isso tem que ser aplicável, mas não pode ser só luta ou estaremos perdendo um tempo precioso que é da vida, com algo que quase nunca usamos, já  algo que nos traz cultura e insight sim... nos traz beneficios praticos para vida.

Blog do Dido: A sabedoria ancestral por muito tempo foi transmitida de geração em geração de forma oral,gerando ate certa controvérsia entre as familias e ramificações do ving tsun,principalmente no que diz respeito á história do estilo,por falta de provas documentais referente ao ving tsun.Atualmente,as pessoas hoje podem até mesmo aprender as formas através dos videos e livros.Dentro deste paradoxo,qual a importância da relação sifu/to dai?Quais pontos o sr. considera cruciais para um real aprendizado do ving tsun?

Sifu Peterson: Hoje, com a proliferação de escolas de wing chun, em sua grande maioria de linha Yip man, que fez sucesso graças a bruce lee, traz o engano que esta linha é a unica ou mais correta, sendo que é so uma ramificação do  antigo wing chun, o qual hoje há provas relativamente coerentes e concretas que provam não ter havido monja budista ng mui ou yin wing chun e sim, todo um esquema para esconder e destronar a dinastia ching, exatamente por estar escondido, carece de provas para o ocidental medio entender, sendo que não há referencias em sites na internet, de estilos ou linhas mais completas para o proposito anti-ching.
sim é valido aprender como suplemento, por cursos rapidos, livros dvd ou internet, mas a relaçao sifu discipulo é essencial ja que o proprio kwen kwit diz:"hao chuen san sao" ; "passado oralmente e recebido pelo corpo", as pessoas hoje estão muito individualistas, e isto traz um isolamento do ego e as pessoas não querem mais ter fidelidade a um sifu ou sistema, pensam: paguei é meu..faço o que quero!
este é um pensamento egosita, que jamais vai fazer alguem se aprofundar em um sistema complexo como wing chun.




                                         (Frente da Escola do sifu Peterson Menezes,em Itu - SP)



Blog do Dido: Como se deu o interesse do sr. pela fabricação de armas chinesas,sendo que muitas delas,não constam no estilo o qual o sr. é mestre?

Sifu Peterson: Sou formado no wing chun, comecei por fabricar espadas do wing chun porque nao tinha nada, nem importado, de qualidade.
Outras armas pessoas me pediram....algumas são do baguazhang o qual estudo há quase uma decada. Gosto muito de escultura, mecher com madeira ou metal, por isso resolvi fabricar.

Blog do Dido: Como o sr. vê a questão da popularização do kung fu em termos gerais em nosso país?

Sifu Peterson: Kung fu é popular hà decadas, hoje em parte este perdeu parte da popularidade para o vale tudo e derivados...cada estilo é um estilo...
kung fu é de origem de todos os asiaticos direta ou indiretamente, quem procura cultura ou quem é alienado por filmes  acaba procurando kung fu... ao meu ver são 
estes públicos.

Blog do Dido: Gostaria de agradecer imensamente á atenção dispensada e gostaria que o sr. deixasse seus contatos e o endereço de sua escola,bem como suas considerações finais
para os nossos leitores...

Sifu Peterson: Eu quem agradeço, você é uma pessoa que busca raízes e não se deixa levar por uma só linhagem , devemos por na balança, todas a meu ver contém um pouco do original.
Meu site é www.culturachinesa.net temos diversas entrevistas para o pessoal conhecer o wing chun fat cheong.



Nenhum comentário:

Postar um comentário