sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Treino regular no parque da Jaqueira

Hoje - e assim como quase todos os dias - fiz mais um treino no período da tarde no parque da jaqueira, no centro do Recife.

Pra quem não conhece o lugar, lá é sempre muito bem movimentado e a parte mais verde do parque,é muito calma e de clima agradabilíssimo.

(hoje o treino foi exatamente nesta área ai...)


Lá,sempre faço bons treinos depois de uma longa corrida...assim como já mencionei em outras postagens...

O legal é que dessa vez encontrei meu amigo de treino, também já mencionado várias vezes aqui, João Artur.

Conheço o Artur desde meus 13 anos de idade e sempre tivemos uma estreita amizade,porque sempre tivemos afinidades com muitas coisas; desenhos e pinturas, música, artes marciais... Artur foi o primeiro baixista da minha banda...ele me iniciou no shaolin do norte,ainda quando eramos moleques...enfim, não vou repetir essa história...rsrs


O caso é que desde que presenteei o Artur com alguns materiais de estudo sobre wing chun - um dvd com uma seleção de videos e o livro de sifu "Wing chun Kung fu - a arte marcial praticada por Bruce Lee" - ele tem demonstrado claro interesse pra praticar a arte.Então, hoje, comecei á passar algumas coisas aprendidas lá em Salvador para ele...



                                                 (Artur pegando a primeira parte da forma Siu nim tao)


Começamos pela forma,e enquanto passava alguns movimentos pra ele, ia me lembrando e re-lembrando as coisas que vi na Bahia...

O legal é que lá no parque,por ser um lugar aberto, muita gente passa,sempre tem eventos e tudo, mas ninguém não está nem ai pro que você está fazendo....menciono isso aqui porque o Artur estava muito retraído pra começar o treino...com vergonha mesmo. - "Se fosse lá em caetés (onde morávamos), o povo fazia roda pra ver...", dizia ele, e sim, ele tem razão...rsrs

Os videos que selecionei pra Artur tinham o intuito de ajudá-lo com a forma básica do wing chun, pois ele ainda é muito "Shaolinzão", como falamos aqui, brincando...De certa forma, está sendo útil,embora o Artur ainda não saiba direito qual o objetivo ele deseja alcançar no wing chun - e isso é uma discussão que vai até amanhã,se deixar - o cara tá mostrando real interesse...



Voltando á prática em sí ; Eu ia explicando pro Artur que, na lógica chinesa, de nada serve o conhecimento se você não o utilizar e que de nada adiantaria pensar em chi sao, ou em qualquer outra coisa,se não desenvolver bem uma base e não aproveitar bem as fases do treinamento,esteja em qual você estiver ....e isso serve até pra mim mesmo....



(Vendo uma foto dessas a primeira coisa que penso é; tenho que treinar mais....)

Dentro da prática, a coisa que - em meu treino particular - tenho focado mais é a diligência do treino e desenvolver o espírito correto pra ser um bom lutador de wing chun...e destarte o treino físico, essa tem sido a parte mais difícil do treinamento ao menos pra mim. Nem tanto a falta de companheiros regulares para treinar,e isso eu explicava pra ele,da mesma forma qu sifu havia me dito; "Você deve desenvolver o espírito guerreiro".
como só tinha nós dois lá, só podemos fazer as fotos da forma e de alguns movimentos,não pudemos fazer videos da tecnica de luta, o que vai ficar pra uma próxima oportunidade.



Chegamos cedo da tarde lá e treinamos até escurecer....foi um dia bem proveitoso no sentido de ter revisado muita coisa dos "basics". Antes de nos despedirmos, já marcamos o próximo treino...



2 comentários:

  1. Um colega de treino é exatamente do que eu preciso, mas a galera daqui de Natal RN ainda ta meio retraída pra treinar em público e preguiçosa também, pensam que treinar no dojo é o bastante, ledo engano. Mas enquanto isso, já que que eu ainda tô no básico da pra treinar só, chato vai ser quando eu chegar no Chi Sao, mas daqui pra lá aparece um filho de Deus pra trinar comigo. Parabéns pela iniciativa com o seu amigo Artur e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Auciney

    Na verdade treinar em público - leia-se parques,praças,etc - é meio chato mesmo. Isso porque vc tem a sensação de que todos estão observando o que vc está fazendo. Isso não ocorre lá na jaqueira,justamente pela variedade de atividades que existem lá. Tai chi, capoeira,dança, ciclismo,cooper...então,pode aparecer qualquer coisa por lá,que ninguém pára pra observar, o que torna o lugar bastante agradável,além do clima.

    No wing chun, é impossível crescer sem ajuda. Certas coisas são praticamente impossíveis de se treinar sozinho,sendo assim, è importante que se tenha um parceiro de treino e que te ajude á desenvolver melhor seu kung fu.
    Agora, é preciso disposição mano!galera preguiçosa não dá!!rsrs

    De qualquer forma,obrigado pelas felicitações e espero que vc possa continuar sempre em frente com seus estudos e treinos!
    abs!!

    ResponderExcluir