terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Primeira postagem de 2012!!!Luto...

Olá.
Nesta nova postagem, a primeira do ano de 2012, vou falar sobre alguns acontecidos ainda do ano de 2011 e um pouco sobre a relação Sifu - Todai, que é um dos aspectos mais importantes dentro da prática do wing chun.

Esse começo de ano,apesar de estar ainda no iniciozinho,até  agora, tem sido realmente de grandes mudanças,de treinos pesados e grandes acontecimentos. Engraçado é que postando aqui no blog, neste momento me lembro de um amigo em comum do facebook, que perguntou pra mim se mesmo na época de festas eu não "tirava férias" do wing chun...srsrsrs

Minha resposta foi;  - "cara, quando você faz algo que influencia diretamente na vida,te traz crescimento e faz com que você melhore sempre, não se tira férias..."

Se bem que pensei em "trollar" o sujeito disparando a famosa frase do Facebook; "Férias são para os fracos"...rsrs

Mas agora falando sério...

No exato dia do Natal de 2011, mais uma vez o meu brother de treino, João Artur esteve em minha casa onde pudemos brincar um pouco com wing chun e foi interessante ver que aos poucos, seu interesse em estudar a arte vem aumentando.
Conversamos muito sobre as origens do wing chun, contei-lhe sobre minha ida á Salvador, bem como foram os dias de treinamento com Sifu...foi um dia bem interessante, embora não perfeito, devido á problemas de cunho particular...ainda sim, aproveitamos pra praticar e fazer algumas fotos...


Durante a sessão de "combate" livre


Eu, á direita da foto e o Artur, com base do shao lin clássico


O interessante é que enquanto praticávamos, eu lembrava de sifu falando sobre com que espírito
devemos praticar a arte,pra que se possa ter não só bons resultados, mas pra que você possa praticar vivenciando intensamente a experiência. Desenvolvendo o espírito guerreiro.




Artur lançando um chute Lateral e eu fora do foco da camera...rsrs


Engraçado é que meu Sobrinho, o Allan, já entende bem o que é luta...rsrsrs e sempre quer treinar com o titio, como ele diz ; - "lutá tití..." rsrs



Nestes dias, o artur veio me visitar no trabalho e eu já adiantei pra ele que já estou me organizando pra retornar á Salvador o mais breve possível. Ele não me deu certeza, mas consegui perceber o interesse dele em ir comigo também. Se for o caso, seria "massa".

Já no dia 30 por uma coincidência bacana, acabei revendo meu primeiro sifu, o Adilson, que veio á recife passar o reveillon ao lado de sua família. Foi muito interessante a conversa com ele e a troca de experiências. Infelizmente não pudemos praticar,pois o horário não permitia, mas tivemos boas horas de conversa. Mas eu me sentia incomodado, com o fato de que uma vez disse...em alguma conversa; -"Ah, o Adilson é o meu ex-sifu..."

Depois, conversando com meu atual sifu, ele me explicou uma coisa,que me fez rever o termo que eu estava usando pra falar sobre o Adilson; "Ex-sifu".

Dizia ele que mesmo que eu não estivesse mais sob a tutela do sifu Adilson, um sifu nunca é "EX"-sifu. Porque sifu é alguém que te auxilia não só na prática,mas te ajuda com a experiência vivencial e ajuda a compreender melhor a arte. Então, mesmo que eu seja hoje, aluno de um sifu em uma linhagem diferente, o respeito que devo ter pelo meu primeiro sifu deve ser o mesmo de antes e nunca chamá-lo de Ex-sifu. Essa integridade do meu atual sifu foi o que me fez perceber a sorte que tenho,por estar treinando com ele, um cara excepcional e que eu não abro mão de dizer e repetir isso, e igualmente a sorte que tenho, de ter treinado sob a supervisão do meu primeiro sifu Adilson,um cara muito mais que gente fina, o cara é 100%. A que a amizade que tenho com ambos, vai muito além da relação Sifu- todai e é algo pra vida toda.

Vejo com muita tristeza quando parece algum ex-aluno de algum sifu, sem qualquer preparação montar grupos de treino e indo abertamente e obviamente contra tudo o que o sifu lhe ensinou com paciência e dedicação.Isso só mostra a falta de respeito e consideração que uma pessoa pode ter com outra e evidencia uma vivencia superficial da arte.Quando o mínimo que o aluno pode mostrar é dedicação e esforço nos treinamentos...e o mínimo mesmo...
As vezes, eu sinto que,mesmo que eu não tenha feito nada, deveria ser mais respeitoso e dedicado ainda para com meu Mestre. Porque imagino que realmente não seja fácil,você dispensar seu tempo á ensinar alguém.Então, fico realmente sentido e desapontado quando surgem situações de desentendimento entre mestre-discípulo á ponto de ambos cortarem relação.
Como disse-me esses dias o mestre Rogério Baeta via net; "Se seu zelo com a arte for superficial, seu Kung fu será superficial"

Muitos praticantes mais velhos,que tem seus sifus falecidos, sabem que a convivência com os mestres é de suma importância. Eu tenho a sorte de ter meu mestre vivo e muito bem de saúde, ainda que longe. Tenho a sorte de também meu primeiro mestre estar vivo também e com saúde boa. Admiro a relação do meu mestre com seu próprio mestre,que é extremamente franca.E um toque que tenho á dar á algum potencial aluno de wing chun, independente da linhagem que se escolha seguir é; Cultive antes de qualquer coisa, a amizade com seu mestre.


Gostaria também de deixar registrado aqui o Luto pelo falecimento do meu primeiro Si-hing, irmão consanguíneo do Adilson,chamado entre a turma de "Tita",ocorrido ontem, 02/01, devido á um ataque cardíaco. Fica aqui o registro e nossos pêsames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário