terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Especial Entrevista; SiFu Santi Pascual - traduzido - Translated




Blog do Dido; Qual foi o seu primeiro contato com o 'Wing Chun? Como você encontrou o seu SiFu e como foi o treinamento nesses primeiros anos?




SiFu Santi Pascual;  Meu primeiro conhecimento sobre o Wing Chun foi para o ano de 1978, pelo então eu tinha livros e revistas abundantes falando sobre esse estilo, discutindo suas origens e sua composição técnica.
Mas não foi até 1984 que comecei a estudar por um período de tempo com uma pessoa que tinha as bases e fundamentos do sistema, mas não de uma forma muito refinada.
Em 1986 eu conheci o meu Si Fu Nino Bernardo em uma palestra que aconteceu em Madrid, para mim, era um encontro inesquecível porque ele tinha uma técnica e um carisma que imediatamente me cativou. Em seguida, dois de meus Si hing e eu estávamos conversando como poderíamos ser aceitos como estudantes e a resposta foi que devemos ir a Londres para seu Kwoon e depois decidir. Então, em 1987, fiz minha primeira viagem a Londres e começou a minha formação na escola antiga e lendária  "The Basement".
Em seguida, na Escola Basement, ele treinou com uma atmosfera semelhante à de sabor Hong Kong, treinando com meus Si Hings em Chi sao foram realmente difíceis, mas também cheio de detalhes e informações.
Devo dizer que começamos a treinar com Sifu não só no Kung Fu ''físico'', mas também nos guiou nos princípios da família e aspectos culturais de kung fu




  Blog do Dido; Como você compara o seu SiFu Nino Bernardo, seu Sikung Wong Shun Leung?

SiFu Santi Pascual; É uma questão que exige uma explicação bastante longa, uma vez que deve abordar diferentes aspectos dessas duas pessoas, mas vou tentar ser breve e claro, do meu ponto de vista resposta.
Falando sobre o lado técnico do meu sistema, Sifu hoje tem praticantes baseados no desempenho para pode obter sobre aspectos de qualidades físicas e emocionais externos e internos, como a reação do sistema nervoso abordagem ao ensino e desenvolvimento e também com a problemas emocionais, como raiva e tensão.
Sikung, tinha uma abordagem baseada em competências que podem obter através de Wing Chun de uma maneira lógica e se você quiser chamá-lo de desenvolvimento científico da luta.




Blog do Dido; Você poderia compartilhar alguma história memorável com nossos leitores ao longo dos anos de prática, ensino e desenvolvimento da "Wing Chun"?



SiFu Santi; Bem, depois de tantos anos envolvidos no sistema de prática e difusão tenho algumas anedotas.
Mas eu acho que, em vez de expor algo pessoal meu, vou comentar algo que talvez alguns fãs de Wing Chun possam não saber, mas é sobre o aspecto técnico do Wing Chun.
SiKung explicou-me que na década de 50, quando começou sua prática com o seu Sifu Ip Man,na forma Siu Lim Tao, faltava movimento do 'Gaun Sau' que cobre a área de tronco inferior. Naquela época um dos Bei Mo (a luta entre as escolas de Kung fu) a luta com um adversário que seus ataques foram baseados em cobriu a cabeça com uma mão e golpear com o punho da outra mão para a parte inferior do abdômen. Mesmo SiKung tendo vencido essa luta, muitos golpes foram apenas parcialmente de pé com Jum Sao, por isso, quando ele chegou em casa eu falo sobre esta situação com Ip Man, que decidiu entrar para a prática Gaun Sao de Siu Lim Tao como antigamente





Blog do Dido; Através da prática e desenvolvimento do seu "Wing Chun", eu tive a oportunidade de conhecer vários professores em suas viagens. Você poderia nos dizer quais eram alguns desses encontros com alguns desses grandes mestres?


SiFu Santi; Felizmente esses anos eu tenho sido capaz de conhecer alguns dos Sifus das gerações mais velhas.
Falar sobre eles é estar falando não só de Kung fu, mas das próprias pessoas, cada um separadamente tinha seu caráter especial e sua personalidade algumas outras pessoas com talento incrívelmente simples. Mas eu acho que todos eles eu sentia sempre que poderia obter alguma informação e conhecimento para mim. Eu acho que o importante é ser humilde com cada praticante e professor, ouvir e alavancar o seu conhecimento para o seu desenvolvimento de Wing Chun


                                                    (SiFu Santi Pascual em visita ao Clã Moy Yat)


Blog do Dido; Você é o autor do livro "A Arte de Wing Chun", o que na minha opinião é uma das melhores da literaturas sobre arte marcial chinesa. Como foi o processo de feitura do livro e como foi a aceitação do público espanhol em relação a este trabalho?

(os livros de SiFu Santi; El arte del Wing Chun e La naturza del Muk Yan Jong)


SiFu Santi; Em primeiro lugar devo dizer muito obrigado por seu elogio para o meu livro, mas eu considero um bom livro e nada mais.
A idéia de escrever o livro foi pelo impulso e incentivo de alguns de meus ex-alunos, pois eu inicialmente não estava muito interessado por escrever.
Mas, na minha formação Wing Chun, eu acredito que a aprendizagem deve ser como um diploma universitário, de modo que o livro era como minha tese após a graduação.
Eu também pensei que seria um bom legado e referência para as gerações posteriores de praticantes.
Quanto à aceitação na Espanha e em outros países, realmente me surpreendeu um pouco, eu não acho que muitas pessoas o lêem.



                                               (SiFu Santi Pascual praticando com seu SiFu Nino Bernardo)


Blog do Dido; Como você pode avaliar o desenvolvimento do Wing Chun sistema no seu país?


SiFu Santi ; Hoje na Espanha há muito Wing Chun, diferentes linhagens e escolas, todo mundo tem seu pessoal, alguns mais ligada à sua origem e mais fundido com diferentes artes de combate abordá-lo.
Eu não sou alguém para julgar o Wing Chun em qualquer escola, eu acho que todo mundo está tentando fazer e passá-lo da melhor forma possível.
Eu só posso falar sobre como o "sabor do nossa Wing Chun". E eu estou muito orgulhoso dos meus alunos e instrutores, porque nós realmente conseguimos formar uma família de Kung Fu.




Blog Do Dido; Wong Shun Leung Sifu foi especialmente conhecido como o 'Rei Gong Sau', ganhando vários confrontos em Hong Kong. No entanto, hoje, muitos Sifus tradicionais discordam que praticantes de Wing Chun devem participar ambientes como UFC. Qual é a sua opinião?




SiFu Santi; Como mencionei anteriormente, todas as escolas de Wing Chun levam a sua herança para o caminho que acham mais correto.A minha opinião é que  não devo questionar se certo ou errado, é o caminho de cada um.
Para mim, o Wing Chun foi concebido e desenvolvido para preservar uma arte de combate, que pode ajudá-lo, ajudar sua Famila, amigos e pessoas indefesas em perigo.
Mas, além da luta Wing Chun é impregnado com um pensamento tradicional chinês com base no respeito e conduta moral. Estes aspectos, são os que acredito que está sendo perdido em alguns ensinamentos dados dia de hoje


                                                     ( Cerimônia do Pai Si - discipulado)


Blog do Dido; Mesmo depois de tantos anos de treinamento, ensino, prática e desenvolvimento,o leva o senhor á ainda estar praticando e treinando duro? O que você considera como o principal fator para um praticante de Wing Chun pode treinar duro todos esses anos?

SFu Santi; Para praticar algo ao longo de muitos anos, tem de ter emoção, e eu ainda tenho essa emoção, fora isso, fico feliz com o que eu estou ensinando e feliz vendo os meninos aprender e desenvolver o seu kung fu.
Wing Chun também me dá uma maneira de me manter fisicamente e emocionalmente bem.
Você pode pedir mais? É Genial !!


Blog do Dido; Pra mim foi uma honra entrevistá-lo e por sua atenção. Gostaria de deixar alguma mensagem para nossos amigos leitores, bem como seus contatos, para que intenta visitá-lo?




SiFu Santi; Finalmente, quero agradecer a entrevista que o Blog do Dido fez-me para expor minha visão sobre esta arte fantástica, e também para agradecer a todos os leitores por compartilhar seu tempo nesta leitura.
Qualquer praticante ou entusiasta pode vir visitar Barcelona ou contacte-nos através do seguinte endereço:



  Santi Pascual

Aso. Wong Shun Leung (Espanha)
  C / Pablo Picasso # 77 Mollet del Valles (08100) Barcelona

                                 Espanha

Tel. 93 5938466/666933870
wongshunleungspain@hotmail.com

English version

Dido's Blog: What was your first contact with the 'Wing Chun'? How did you find your SiFu and how was training in those early years?


  SiFu Santi; My first knowledge about the Wing Chun was for the year 1978, by then I had abundant books and magazines talking about this style, discussing its origins and its technical composition.
But it was not until 1984 that I began to study for a period of time with a person who had the bases and foundations of the system, but not in a very refined way.
In 1986 I met my sifu Nino Bernardo in a workshop which was held in Madrid, for me it was an unforgettable encounter because he had a technical and a charisma that immediately captivated me. Then two of my old if hing and I were talking with to be accepted as students, the response was that we should go to London to his Kwoon and then decide. So in 1987 first trip to London and started my training in the ancient and legendary school of "The Basement"
Then at The Basement school, he trained with an atmosphere similar to that of Hong Kong flavor, training with some of my If Hings in Chi sao were really hard but also full of details and information.
I must say that we start sifu not only in the physical Kung fu but also guided us on the principles of family and cultural aspects of kung fu




  Dido's Blog; How do you compare your SiFu Nino Bernardo, his Sikung Wong Shun Leung?

SiFu Santi; It is a question that requires a rather lengthy explanation since it should address different aspects of these two people, but will try to give a brief and clear from my point of view answer.
Talking about the technical side of my sifu system today has a performance-based practitioners can get on aspects of physical and emotional qualities external and internal, as the reaction of the nervous system approach to teaching and development and also with the emotional issues such as anger and tension.
If kung, had a competence based approach that can get through Wing Chun in a logical way and if you want to call it scientific development of the struggle.




Dido's Blog; Could you share some memorable story with our readers over the years of practice, teaching and development of the 'Wing Chun'



SiFu Santi; Well after these years involved in the practice and dissemination system have some anecdotes as much.
But I think that instead of exposing something mio staff will comment something that maybe some fans of Wing Chun do not know, but it's about the technical aspect of Wing Chun.
If Kung explained to me that in the 50s when he began his practice with his sifu Ip Man, Siu Lim Tao form, movement lacked sao Gaun which covers the lower trunk area. At that time one of the Bei Mo (fighting between schools Kung fu) the fight with an opponent that their attacks were based on covered his head with one hand and strike with the fist of the other hand to the lower abdomen. Even if Kung won that fight many blows were only partially standing with Jum Sao, so when he came home I talk about this situation Ip Man who decided to enter the Gaun Sao practice of Siu Lim Tao as formerly





Dido's Blog: Through practice and development of their "Wing Chun", I had the opportunity to meet several teachers in their travels. Could you tell us what were some of these encounters with some of these great masters?


SiFu Santi; Fortunately these years I have been able to meet some of the sifus of older generations.
Talking about them is speaking not only of Kung fu but people themselves, each separately had its special character and his personality some other people with amazing talent simpler. But I think all of them whenever I could get some information and knowledge for me. I think the important thing is to be humble with each practitioner and teacher, listen and leverage their knowledge to your development of Wing Chun





Dido's Blog; You are the author of "The Art of Wing Chun ', which in my opinion is one of the best literature on Chinese martial art. As the process of book-making and how was the acceptance of the Spanish public in relation to this job?



SiFu Santi; First I must say thank you for your praise for my book, but I just consider it a good book and nothing else.
The idea of writing the book was by the push and encourage some of my former students gave me, as I initially was not very interested in writing.
But in my Wing Chun training, I believe that learning should be as a university degree, so the book was like my thesis after graduation.
I also thought it would be a good legacy and reference for later generations of practitioners.
As for acceptance in Spain and other countries, really surprised me a little, I did not think many people read it.






Dido's Blog; How can you see the development of Wing Chun system in your country?


SiFu Santi; Today in Spain there is much Wing Chun, different lineages and schools, everyone has their personal, some more tied to its origin and more fused with different fighting arts approach it.
I'm not one to judge the Wing Chun in any school, I think everyone is trying to do and pass it as best they can.
I can only talk about how the "flavor of our Wing Chun" And I'm very proud of my students and instructors because we actually managed to form a family of Kung Fu.




Dido's Blog; Wong Shun Leung Sifu was especially known as the 'King Gong Sau', winning several confrontations in Hong Kong. However, today, many traditional Sifus disagree that Wing Chun practitioners must participate environments like UFC. What is your opinion?




SiFu Santi; As I mentioned earlier, every school and Wing Chun lineage carries the position to create more accurate. In my opinion not question whether right or wrong, it is the path of each.
For me the Wing Chun was conceived and developed to preserve a fighting art which can help you, your famila, friends and defenseless people in distress.
But beyond the fight Wing Chun is impregnated with a traditional Chinese thought based on respect and moral conduct. These aspects if you think you are being lost in some teachings given day today





Dido's Blog; Even after so many years of training, teaching, practice and development, making still practiced so hard? What do you consider as the main factor for a Wing Chun practitioner can train hard all these years

SiFu Santi; To practice something over many years, you must have emotion, and I still have it, other than that I am happy teaching and seeing the boys learn and develop their kung fu.
Wing Chun also gives me a way to keep me physically and emotionally.
  You can ask for more? Is Genie !!


Dido's Blog; I would like to thank your attention and I am honored to interview you. Please leave a message for our readers friends and contacts for those who wish to visit it.


SiFu Santi; Finally I want to thank the interview that this Dido's Blog has made me to expose my vision about this fantastic art, and also to thank all the readers for sharing your time.
Any practitioner or enthusiast can come visit Barcelona or contact us at the following address:



  Santi Pascual

Aso. Wong Shun Leung (Spain)
  C / Pablo Picasso # 77 Mollet del Valles (08100) Barcelona

                                 Spain

Tel. 93 5938466/666933870
wongshunleungspain@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário