segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Respondendo aos leitores, parte 2

Continuando com a postagem anterior, tive que separar alguns temas que achei interessantes nos últimos dias e postar sobre eles, mas os assuntos são tão díspares entre sí, que fica meio difícil fazer um paralelo, sendo assim, vou colocar em CAPSLOCK as questões e as respostas logo em seguida...

''
VOCÊ SEMPRE POSTA COM FREQUÊNCIA SOBRE UMA TAL ''FARSA'' DESSE HEI KI BOEN ENG CHUN, VOCÊ TEM MOTIVOS PESSOAIS PARA CRITICAR TANTO ESSA ESCOLA?

Respondendo....pessoalmente eu não tenho nada contra ninguém. Mas contra fatos não há argumentos, ou ao menos nesse caso em específico, não. Acredito que como ''formador de opinião'' (mais por conta do veículo de comunicação que o blog se tornou e muito menos pelo fato de eu ainda não ter concluído o sistema,sendo assim ainda um estudante), não posso deixar de me posicionar sobre o tema. Qualquer estudante sério de artes marciais se sente - na melhor das hipóteses - constrangido com uma farsa montada em cima da sua tão amada arte marcial, feita apenas com a finalidade de se ganhar dinheiro e lucrar fácil. O caminho pro entendimento de um estilo de luta é árduo, extremamente difícil e requer certos sacrifícios. Praticar uma arte marcial ''picareta'' é no fim das contas, se enganar! Se você é honesto consigo mesmo e tem a esperteza de não engolir ''gato por lebre'',então você vai entender o porque de eu ter esse tipo de posicionamento. Não é nada contra algumas pessoas - conheci pessoas muito gentis nessa organização, mas não compactuo de forma nenhuma com a forma como eles ''vendem seu peixe''....

VOCÊ TEM UM BOM RELACIONAMENTO COM OS INSTRUTORES DE OUTRAS FAMÍLIAS DE WING CHUN AI NO SEU ESTADO?


Sim, claro! São todos amigos, antes de qualquer coisa. Você deve saber, infelizmente as pessoas colocam política no meio de tudo e eu concordo plenamente com uma coisa que meu SiTaaigung (Duncan Leung) diz; - ''Política é a ultima coisa que a arte (do wing chun) precisa!''. Eu não me importo nenhum pouco com críticas de uma família para outra e acho pura perda de tempo; pra mim, a arte é uma só, independentemente da forma como você a escreve,wing chun, ving tsun, wing tzun, wing tjun, wing chuan...etc,etc.... Estive há alguns anos na escola do Mestre Lap Wah, fui muito bem recebido, conheço alguns de seus alunos.
Às vezes treino com meu amigo Thiago,que já praticou a linha do Grão Mestre Yip Chun em Portugal...  Eu tô até devendo uma visita ao Dojo Luas, do meu amigo Àlvaro, para fazer uma entrevista com o seu SiFu.Vai ser a primeira entrevista realmente presencial'' do blog. Mas devido á minha falta de tempo,mal tenho conseguido postar no blog...mas são todos ótimas pessoas e bons lutadores de wing chun!


PORQUE VOCÊ (OU SUA ESCOLA) DÁ TANTA ÊNFASE Á QUESTÃO DA LUTA??

Sim, você pode tirar vários benefícios da arte marcial. Mas elas continuam sendo técnicas de luta, de combate. Por mais que as pessoas queiram 'filosofar' sobre como dar um soco,por mais que queiram discutir ' a ciência',o ''isso ou o aquilo'', ''a sabedoria por trás de um movimento ofensivo'', pra mim, um soco sempre vai ser um soco!Não é algo engraçado! ''Posers'' realmente não tem vez nesse meio!È preciso uma série de fatores como; disciplina, determinação,garra, entre tantos outros atributos e mesmo esses atributos por sí só, ainda não serão o suficiente, porque o treino é árduo,e irá além daquilo que você acha que pode fazer. Sangue,suor e lágrimas serão uma constante e você tem que ter culhões pra aguentar isso, tem que ter estômago,ou do contrário, melhor será procurar outro método pra alcançar os benefícios que você ACHA que vai ter treinando arte marcial.
 Aprender artes marciais a sério, vai requerer sacrifícios e nem todos estão dispostos á pagar o preço. Aprender uma arte marcial sem a pré-disposição de lutar (seja em campeonatos,ou mesmo em lutas dentro da própria escola) dá no mesmo que você se matricular numa escola de natação, chegar no instrutor e dizer; - ''Olha, eu só não quero entrar na água, valeu?'' Então,antes de qualquer coisa, pense se este é o seu caminho ou não. Se não o for, procure outra coisa,como caminhada, corrida, malhação...etc, mas se você tem certeza de que este é seu caminho...'caia de cabeça' e lembre-se; Ninguém disse que seria fácil...

QUEM VOCÊ PODERIA DESTACAR COMO O MELHOR NO WING CHUN?

Obviamente,e alguns podem descordar,claro, o meu SiFu ( SiFu Marcos de Abreu). Mas tirando ele, prefiro não mencionar nomes,por uma simples questão de educação. Pra mim, todos os mestres são bons o suficiente para se aprender. 

DIDO, QUAL É O SEU MELHOR GOLPE DE WING CHUN?

Bem...é aquele em que eu consigo acertar no alvo....



Bem pessoal, essas foram algumas das questôes da semana e nas próximas postagens, estarei re-editando algumas entrevistas do nosso 'Especial Entrevistas'...fiquem espetos que coisa boa vem por ai....

See you later.

Dido
Discípulo privativo do SiFu Marcos de Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário