sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Wing chun Estreotipado - capítulo II - Máfia italiana

Recentemente, tenho estado bem ocupado,resolvendo os trâmites pra minha viagem á Bahia pra ir treinar com o sifu. Levei um baita chá de cadeiras da polícia federal lá no aeroporto,apenas pra saber sobre como eu poderia transportar o presente que pretendo levar ao sifu. Bem,de qualquer forma,durante a "estada" lá no posto da PF,lembrei-me de que tinha que postar a segunda parte dos capítulos sobre wing chun estereotipado...não fosse eu ter perdido o texto manuscrito,tava tudo jóia. Achei melhor então improvisar,já que esse mês ainda vai ter o post especial entrevistas e ainda não tive como elaborar as questões,enfim...


(Este é o prédio da PF no centro do recife,onde estive primeiro,antes de ir no posto do aeroporto)


De qualquer forma, é interessante notar - como bem assinalado nas postagens do amigo Sifu Juarez, no primeiro capítulo - o quanto o estereótipo imposto ao wing chun - dado os comerciais infames,as politicagens envolvidas dignas de um filme de máfia italiana - de certa forma deprecia a imagem da arte e distorcem a sua proposta original. Se eu fosse ter que escrever aqui todas as distorções técnica que se fazem á respeito do wing chun, acho que eu teria que falar unica e exclusivamente disso!Porque é realmente muita coisa!!

 Certas coisas que surgem vez por outra, acabam realmente mais desacreditando a arte do que qualquer outra coisa. Fica cada vez mais estranho de observar,quando vemos o tanto que existe de "disputinhas" pra saber quem é realmente o detentor da verdade,disputas por espaço,por mídia,ou seja-lá-que-cargas-dágua-for o quanto existe de guerra de egos entre membros de "familias wing chun"( Ops,mas pera lá, não é justamente a quebra do ego um dos ensinamentos do wing chun??) e até mesmo entre membros de um mesmo clã,e o público,no meio de tudo isso...a coisa realmente lembra a máfia italiana...





O caso é que,quem acaba se perdendo no meio de tanta informação é o público,que apenas tem em mãos as parcas informações á respeito de uma ou outra escola. Como vemos, muita gente pensa que o wing chun só te ensina á lutar "assim" ou "assado", á chutar "assim",ou "assado". O conhecimento,que de fato, deveria ser transmitido,acaba na maioria das vezes talhado justamente por mestres que fazem com que o aluno acredite realmente em "mistérios exotéricos", "golpes secretos ensinados pelo mestre "X-Burguer" da familia fulano de tal que mata,esfola e que não ensina mais á ninguém." Ai,de qualquer forma, o aluno passa 20,30 anos praticando aquilo sem nenhuma perspectiva e acreditando em estórias da carochinha. Se um sujeito mal preparado desses,por exemplo,  acaba reagindo á um assalto,por acreditar que realmente pode "voar",porque seu mestre disse; - "meu filho, você agora pode voar", e morrer por isso, a culpa é do mestre!



Sifu me aconselhou antes de postar os capítulos seguintes á pesquisar algumas coisas á respeito e me deu um monte de dicas,links e tals,pois eu iria dar nome aos bois aqui...o caso,é que no manuscrito original, o texto em sí estava muito raivoso,pelo fato de eu ter ficado,por conta de um determinado assunto, um semana me olhando no espelho e pensando; - "você é um besta mesmo!Como pôde não ter visto isso???"
Mas depois,analisando melhor, lembrei-me de outra frase; - "mais treino e menos falatório". Achei de melhor tom então,me focar em outras coisas,na prática da arte,no trabalho, na vida cotidiana,do que ficar pensando nestas questões e me preocupar com problemas que apesar de "meus",pois como praticantes,temos o dever de honrar nossa arte sempre, não poderia nunca resolvê-los todos sozinho!Seria uma utopia querer isso...já que nem mesmo os envolvidos se mechem pra isso.



O caso é que, não só sifu,mas todos os mestres com o qual tenho contato,não só no Ving Tsun, como por exemplo, o mestre de TKD do meu pai, MS Marcio Gomes,com quem tive uma boa conversa recentemente, sempre falam sobre a responsabilidade em praticar uma arte marcial e como devemos nos dedicar sinceramente á prática,independente o estilo. Cabe á quem quiser conhecer uma arte marcial,pesquisar, ter o bom senso de escolher corretamente e da forma que melhor lhe convier, aquilo que  está procurando. Se de fato, você encontrar, siga sinceramente!Se não, descarte e procure em outro lugar...um dia , você vai achar o que procura!

Quanto aos estereótipos...coexista.

2 comentários:

  1. "Quanto aos estereótipos...coexista. " Realmente definiu muita coisa com esta frase, é o mais correto a ser feito e trabalharmos para tirar passo a passo, os esteriótipos das cabeças de quem tivermos a oportunidade lembrando que jamais conseguiremos mudar a cabeça de todos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo sifu Juarez...o grande lance é trabalhar e trabalhar mais!cuidando do nosso,e deixando os dos outros pra lá...

    ResponderExcluir