domingo, 28 de agosto de 2011

Wing chun estereotipado - capítulo 1

Sejamos francos; Apesar de termos hoje no Brasil grandes obras e grandes trabalhos desenvolvidos por genuínos e nobres mestres do ving tsun e que contribuem mais e mais para o crescimento da arte,temos de admitir que,paralelamente também existe uma imagem bastante caricata do ving tsun,imagem essa que na maioria das vezes vem atrelada á uma propaganda de “arte marcial infalível”,de conhecimentos ocultos e exotéricos,que mais se aproximam de uma seita religiosa,que de um método de luta e combate,que de uma arte marcial de fato.
Bem,eu não estou aqui pra julgar ninguém – afinal,cada um faz da vida o que quer – nem pra julgar escola nenhuma,seja wing chun,karatê,ou qualquer outro estilo. Mas será que mais alguém aqui além de mim já notou que o conteúdo técnico apresentado nos comerciais, nos vídeos fáceis do youtube etc., desse wing chun caricato acaba tendo até um bom destaque, por mais duvidoso que se possa apresentar?
Isso acaba tendo um resultado um tanto bizarro no meio marcial e eu explico usando um exemplo bem usual; Outro dia,eu estava conversando com dois amigos meus –praticantes de karate e jiu jtsu – onde um
deles,o lutador de karate, já tinha ouvido falar de ving tsun,mas como o próprio disse,muito superficialmente. Então, perguntei; - “O que você conhece de ving tsun”?”e ele;” Ah, o ving tsun não é aquele estilo em que o sujeito só luta á curta distância... Quase não tem chutes, e só se luta de frente né???”
E eu; - “Bem, não é bem assim não...”
Ele; - “Tô falando pelo que eu já ví em alguns vídeos...”
Bem, se isso já aconteceu com você, então bem-vindo ao clube!
O caso é que as pessoas na maioria das vezes conhecem justamente o estereótipo da arte, independente do aspecto e do estilo, elas seguem o que o comercial do estilo diz que ele é, ignorando na maior parte do tempo,os representantes que trabalham duro pra mostrar o real,em detrimento á parte mais lúdica da história.Então, essa imagem tosca,que está sendo desfeita, até sumir de vez – se sumir - já vai ter ludibriado muita gente,com suas “lendas urbanas”.
E para contribuir com os mestres que estão trabalhando duro nadestruição desse comercial tosco, inicio a série em dois capítulos (pois daria um livro,se fossemos detalhar esse assunto) de tópicos intitulada; “wing chun estereotipado”.
Sim, é verdade amiguinhos (com a voz do thunderbird)!!!

Soco lango-lango??? Chain punches...Li Wan Choi!!
Uma das coisas mais absurdamente caricatas que existem, é que tem gente que acredita piamente que o lutador de wing chun resolve tudo em um combate usando a famigerada sequência de socos-barreira. O termo soco “lango-lango” (em referência ao brinquedo – que graças á Deus eu não tinha – famoso nos idos dos anos 80/90) acaba tendo uma conotação pejorativa ao uso do Li Wan Choi e que não corresponde á aplicação da técnica.



(Graças á Deus,eu nunca tive um brinquedo tão tosco quanto esse na minha infância...)

O que é que a gente em alguns dos vídeos com demonstrações dessa técnica? È o sujeito “A” lança um ataque (desses que a gente sabe, ninguém usaria),enquanto o sujeito “B” efetua uma mirabolante manobra para se “desfazer” do braço do oponente e lança a sequência de socos deixando o sujeito “A” estatalado no chão.
Parece bem bacana, á primeira vista,dada tanta energia que é colocada na interpretação do sujeito “B” no vídeo,mas será que isso realmente funciona assim?muita gente acredita que sim,mas então,porque será que quando se entra numa luta,quando se tenta aplicar essa técnica,ela não parece funcionar direito?Será que você está fazendo tudo correto?Ou tudo corretamente errado?
O que acontece é que primeiro; o wing chun é um sistema, e o que é um sistema? È um conjunto de partes que se integram e se complementam para o funcionamento de um todo. A técnica do wing chun é justamente isso; a junção de vários elementos, então, por aí já da pra perceber que; Li Wan Choi não vai resolver nada sozinho e que se você tentar utilizá-lo de forma isolada,ou seja,se você somente souber essa técnica,você terá grandes chances de tomar um nocaute e
de brinde, um olho roxo ou nariz sangrando,no mínimo.
Para se ter um resultado bacana,é preciso unir a técnica á outros elementos referentes ao combate,para que ela tenha o resultado. Li Wan Choi não é um movimento acoxambrado, com a maioria pensa,nem um movimento que não utilize força. Para que ela venha a ser uma seqüência de socos bem aproveitada,a manutenção da base – e sua movimentação - é importante,o treinamento de algum movimento prévio (uma cobertura,por exemplo),preparando um golpe forte de entrada – geralmente,o primeiro soco deve ter força para “abrir caminho” para os socos subseqüentes e por ai vai...ao contrário daquele comercial (outro!!!) de que o ving tsun não usa força, pelo que se percebe, sim, ving tsun usa força sim,mas de forma diferente de outros métodos...


    Bem, hoje já é sabado e ontem (27/08) rolou o UFC rio. Assisti as lutas em casa,com a esposa,duas garrafas de vinho e um prato de queijo do reino pra acompanhar rsrsrs...Bem foi superbacana as lutas,o evento, o vinho...O engraçado é que minha esposa,tava analisando as lutas melhor do que eu!! Ela ficava ; "Como é que o Brasileiro não tá percebendo que o Bulgaro só tá atacando de uma forma só???" E eu.."ah,sei lá..." Logo depois, ela me pergunta; "Não tem ninguém que represente o Ving Tsun alí não né??" e eu ; -" Bem,acho que não.."
     no fim das contas fico pensando se realmente existe a necessidade de se ter ou não algum representante do Ving tsun ali...pra mim,hoje, já não faz diferença nenhuma...

              

       Em breve, a parte dois dessa verdadeira crônica tosca...

2 comentários:

  1. Dido, qnd uma pessoa fala em Jiu, tmb pensamos em quebrar dedos, levar só para o chao e finalizar...Qnd falamos em Karate, logo imaginamos pessoas quebrando tijolos, antebraços calejados, enfim. Assim, as pessoas tmb acham isso do WC, q é apenas soco corrente igual a esse brinquedo q eu tive kkkk

    ResponderExcluir
  2. Ótima posição, concordo com a visão do Thiago, mas eu acho que devemos sim levantar esta bandeira porque estas visões sobre o JJ, Karatê, etc, não depreciam a imagem destas artes nem distorcem o que elas propõem já a imagem que o WC tem é depreciativa e humilhante para a arte, apoiado lutar contra estes mitos.

    ResponderExcluir