sábado, 29 de novembro de 2014

Operação Dragão revisitado


Dia 27 passado foi data do aniversário de nascimento do praticante de wing chun mais famoso no mundo; Bruce Lee. Se vivo, Lee teria completado 72 anos.
Como o Blog do Dido é sempre o último á render homenagens, nesta postagem, faremos uma re-visita á um de seus filmes mais clássicos; Enter the Dragon, no Brasil, Operação Dragão.

Esse filme na verdade, foi o primeiro filme que eu lembro de ter assistido na minha vida toda. Eu sempre conto essa história; eu deveria ter uns 5 ou 6 anos de idade e nessa época, pra uma criança dessa idade, era normal que se tivesse seus heróis dos desenhos animados; Batman, Superman, Flash...eu gostava muito do Superman e na impossibilidade de ter os poderes dele , como voar e tal, eu sempre atava um lençol no pescoço e saía correndo fingindo estar voando, até que um certo domingo, meu pai me avisou; - ''Olha Dido, vamos assistir um filme hoje na sessão das 10'' (do SBT) que você vai gostar muito....''

- ''Qual é o filme pai?:''
- ''Mãos de ferro!''

Bem, esse éra o título (tosco pra cacete) do filme ''Enter the Dragon'', ou um dos. O filme foi 'rebatizado' no Brasil  com o título de ''Operação Dragão''. Cá entre nós, o filme até meados da década de 90 ainda passava na programação do SBT e hoje em dia, não sei porque eles não reprisam!Mas enfim.... . Me lembro que dormi á tarde toda pra poder ficar acordado e ver o filme junto com meu Pai. E quando vi o filme...fiquei chocado!
Nesse filme, havia um herói de verdade e que podia lutar com as habilidades que nada tinham a ver com olhos de raios x ou voar ...ou correr á velocidade da luz....ele simplesmente batia nos bandidos!Eu, como qualquer garoto ao ver algo assim pela primeira vez, fiquei espantado!Torcia á cada golpe como se comemorasse um gol. Acho que meu pai nunca tinha visto um moleque tão empolgado assim antes. No dia seguinte, estava lá eu, depois da escola, ''brincando de luta'' e chutando tudo o que via pela frente....

Bem, o filme em sí é hoje um clássico das artes marciais e sem dúvida, abriu portas pra vários atores chineses, como (os óbvios em textos como esse) Jackie Chan e Jet li. Mas o que quase ninguém sabe é que esse filme por um pouco não 'saiu'. Devido ás discordâncias entre a Golden Harvest (então detentora do ''passe'' de Bruce Lee,junto com sua produtora recém lançada Concord films) e Hollywood, Lee estava filmando aquele que seria ''Game of Death'' - O jogo da Morte - e teve de interromper ás pressas as gravações para poder dar início á Operação Dragão.
O filme foi lançado em 1973 poucos meses após a morte de Bruce Lee, que só chegou a assistir a prova final do filme poucos dias antes de seu falecimento.

Operação Dragão tem início com uma visão do templo de Shao Lin e a sequência mostra um combate competitivo entre Bruce Lee e Sammo Hung. Hoje, essa sequência é usada como uma das lutas pioneiras para o que seria o moderno MMA


A sequência é tão icônica que o ambiente da luta de abertura de ''Operação Dragão'' apareceu anos depois em vários jogos, filmes. Não sei porque nunca ninguém pensou ou reparou que o roteiro de Mortal Kombat , por exemplo,é totalmente chupado de ''Operação Dragão'', desde o enredo, até os cenários.... Qualquer semelhança, não é mera coincidência mesmo...



Bruce Lee interpreta ''Lee'' ,um monge Shaolin convidado á participar do torneio do misterioso vilão ''Han''. Han, vive numa ilha, sendo o déspota totalmente auto-suficiente lá. Anualmente, Han promove o seu torneio com o intuito de encobrir seu negócio com tráfico de drogas e assassinatos de garotas de programa usadas como cobaias para experimento com novas drogas.




Lee é convidado para participar do torneio e tem a missão de ajudar uma agência de investigação á conseguir provas que incriminem Han. O problema é Lee voltar vivo de lá....Sem qualquer tipo de aparato, Lee segue em sua missão.Antes de embarcar para a Ilha de Han, Lee descobre que sua irmã, cometeu suicídio para evitar cair nas garras do impetuoso Oharra ( Bob Wall),o que lhe ferve o sangue e Lee vai atrás de vingança! No caminho, encontra Roper ( John Saxon) um apostador azarão que está quebrado,com dívidas na máfia  e Williams ( Jim Kelly), um karateka afro-americano,veterano de guerra,que está fugindo de policiais racistas após se impor usando suas habilidades de combate.


Na ilha, Lee encontra Mei Ling, uma agente infiltrada que não conseguiu sair da ilha no ultimo ano e com ela, consegue mais informações sobre as atividades de Han.





Durante o torneio, Williams e Roper tentam ganhar uma grana apostando com um juiz e a cena é hilária. Lee sai pelas dependências da Ilha, durante a noite, intentando conseguir provas contra Han. Mas acena da luta de Jonh Saxon e da aposta de Williams com um Juiz é impagável!

( ''Vai ser moleza....Dê á ele 8 por 3 sem reclamar...'' e ai Tome paulada...)

Lee acumula provas contra Han. Durante o evento, Lee enfrenta e mata Oharra numa das cenas mais icônicas do cinema de ação ( e escolhida aqui no blog do Dido como a melhor luta das cenas de ação do cinema de todos os tempos), para ódio do vilão.





Han, desconfiado que alguém está investigando sua ilha, mata Williams e tenta convencer Roper á se alias á ele em seu negócio. Roper, apesar de ser um falastrão apostador, se nega e se alia á Lee.
Na sequencia, Lee é descoberto e Han tenta colocar Roper para combater contra Lee. mas Roper não é burro e confirma sua aliança com Lee. Bolo (Yang szé) enfrenta Roper e toma um belo sacode. Furioso, Han comanda á todos que enfrentem e matem á ambos, Lee e Roper. Os dois vão dando conta da situação até que Mei Ling liberta os prisioneiros da ilha de Han durante o evento e a ilha toda vira uma grande batalha campal.


A perseguição de Lee á Han chega até a sala de armas da ilha de Han. Han usa suas garras contra Lee em um combate feroz, quando mais uma cena clássica até a medula tem início; a luta no salão de espelhos...Han insurge graves ferimentos com suas mãos de garras em Lee.








No final, Lee usa seu chute lateral e faz com que Han caia em sua própria armadilha, uma lança cravada na parede que dá para o labirinto de espelhos.








Bem, o filme é indispensável para qualquer amante das artes marciais e um verdadeiro clássico do cinema de ação. È redundante falar desse filme sem mencionar tudo isso. Um filme que fez parte da adolescência de muita gente boa no meio das artes marciais e com total certeza, ainda permanecerá um clássico para as futuras gerações.
Se você ainda não assistiu á ''Operação Dragão'', melhor não perder mais tempo. Indicamos o dvd comemorativo de 40 anos do filme, que vem com um DVD com extras, entrevistas e cenas raras de Bruce Lee em ação.


Até a próxima
Dido, discípulo privativo do SiFu Marcos de Abreu em PE.







Nenhum comentário:

Postar um comentário