quarta-feira, 25 de abril de 2018

Nosso dia á dia de treinamento - It will be translated

Uma rotina de treino muitas vezes é condicionada á horários agendados e que dependem em muito do momento propício para a prática. Nem sempre se dá pra seguir uma rotina na verdade, ou muitas vezes, quando menos se espera, já estamos praticando fora do horário ou local regular. No entanto, uma programação de treinamento , principalmente nos primeiros meses, é importante para que se possam criar uma boa fundação e criar bons hábitos.

Nossos treinamentos seguem uma rotina fixa e que as vezes, muito ás vezes,quebramos um pouco pra ter um pouco de diversão. As vezes também costumo fazer videos com técnicas que não treino formalmente,ou mesmo quando algum aluno pede pra mostrar alguma variação técnica e eventualmente há uma câmera ligada,então filmamos. Mas normalmente não filmamos o dia-á-dia ''real''. O que treinamos de forma regular, fica reservado para nossa escola.

Ao contrário da maior parte das escolas, uma das coisas que temos em nossa rotina de treino é música; Quando Jimi Hendrix ou qualquer outro guitar hero está solando, praticamos em silêncio...rs. Mas nosso dia á dia de treinamento segue alguns ritos antes de começar que sugerem o respeito pelos ancestrais e pelos nossos mestres. Uma rotina simples, porém que exige zelo.

Então, quando todos chegam, nos aprontamos e após uma conversa rápida,iniciamos o nosso treino do dia;

Normalmente nossos treinos começam sempre com um bom aquecimento. Em seguida, vamos para os movimentos básicos de base, giro de base, com trocas de guarda, socos e avanços e recuos, com e sem socos. Às vezes usamos manoplas, as vezes não. Yee Jii Kim Yeung Mah, Toy Mah, Hau Mah, Jei Choy,Li Wan Choy, Din Choy e assim por diante...



Em seguida, vamos para as formas. Normalmente começamos com a primeira forma, Siu Lin Tau,que aliás, é a forma que mais gosto de praticar. Aqui, apareço com meu estudante Francisco, durante a prática regular.





Na foto acima, mostro uma parte da segunda forma, Chum Kiu ( ou Cham Kiu). As formas servem para que possamos entender como extrair delas os elementos técnicos necessários para criarmos combinações e técnicas completas.



                                       Eduardo e João trabalham o Tang Chi Sau ( Dan Chi Sau)


 
Logo em Seguida, passamos para o Chi Sau. Na maioria das vezes treinamos o Tang Chi Sau,ou Dan Chi Sau, Chi sau com uma das mãos. Treinamos a rotina técnica e depois, passamos para um estudo mais flúido. Em seguida, pegamos o mais básico do Chi Sau com duas mãos, ou algo de Lap Sau, a depender do enfoque do dia.
 
 
 
 

No meu caso, como ainda alguns de meus estudantes estão pegando os básicos, enquanto eles treinam, eu faço algum exercício no nosso recém construido aparelho de pneu, ou no boneco de madeira, eventualmente, para treinar algum chute mais básico do segundo nível. 
 

 
E ai passamos para os Drills, ou Fighting Drills. Geralmente, começamos com um exercício chamado5 ataques,ou Hooks and Uppercuts, focando o giro da base,a coordenação e outros atributos. Passamos para combinações com Li Wan Choy ( Ver matéria de SiFu) com Tan ou Pak. Às vezes um a um,ou na forma mais básica do Maai Saam Jong, circulo. Todos os combos vistos ainda na primeira fase do sistema Wing Chun.



 
 
Logo depois, passamos para alguns drills mais soltos, e fazemos algum Soft sparring ,ou Timming Sparring, onde um praticante irá atacar o parceiro usando técnicas de outras artes marciais e o outro irá usar as técnicas de Wing Chun treinadas anteriormente. Às vezes contamos os rounds, as vezes não.
                                                               ( Momento do sparring)
 
 
Em seguida, passamos para um crircuito de exercício de força e velocidade usando alguns aparelhos, como bastões e/ou Sa Bao ou toalha.
Logo após o treino, arrumamos a sala e eixamos tudo em ordem antes de apagarmos as luzes e sairmos conversando do nosso local de treinamento.
 
 
Esta é uma pequena parte de nossa rotina de treinamento. Algo muito simples e elementar até, mas muito focado no treino com espírito e coração. Essa é a grande diferença!
 
 

Até a próxima.

Resultado de imagem para blog do dido

Dido
Discípulo particular do SiFu Marcos de Abreu em PE
Particular disciple of SiFu Marcos de Abreu - PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário