sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Valorizando a ''prata da casa'' - Portuguese only



(SiFu e a sua filha mais nova Luiza,que já esticou tanto da ultima vez que a vi.. )

SiFu nos últimos tempos tem me falado muito sobre como devemos ser gratos ás pessoas que estão a nossa volta,as que estão presentes ou mesmo as que já tenham partido pra não mais voltar. Mediante uma virose repentina que me derrubou no meio da mudança pra casa nova, enquanto ainda me recupero, vez por outra me pego pensando nisso...

E dentre essas reflexões rápidas, enquanto faço uma ou outra coisa e me concentro em me recuperar, ainda afastado dos treinos formais e isso também explica o porque de eu não ter postado nada aqui nos últimos dias, também lembrei de que SiFu também reconhece sempre a sua ''prata da casa''. Em uma postagem, ele utilizou a tragédia ocorrida com meu Si-Hing Dr. Eduardo Rafael para expressar nossa dor por ter perdido um amigo e um irmão kung fu muito especial, e logo alguns meses depois, falou sobre mim mesmo em seu blog. Talvez de uma maneira que me surpreendeu tanto que eu mesmo só venho perceber o peso daquilo que ele me disse nesses momentos de pausa forçadas...


( Eduardo, a esquerda da foto e Luiz, praticando em sua segunda semana de aulas)

E seguindo seu exemplo, eu gostaria de dedicar essa postagem á um cara que conheci há alguns meses atrás e tem mostrado uma dedicação intensa nos treinos. Geralmente não faço esse tipo de coisa em público pelos tantos de situações que já passei com algumas pessoas por aqui, a gente meio que aprende na base da martelada, mas hoje abro essa exceção pelo fato de que uma vez em que você se coloca no lugar da pessoa e a entende, fica mais fácil de apreciar o quanto essa pessoa se esforça só pra estar praticando o wing chun regularmente...


( Eduardo - de branco, me atacando no fighting circle, durante treino regular)

Eduardo F. é um lider de famíla, casado, autônomo, pai de 4 filhos, a mais nova recém-nascida. Há alguns anos atrás, foi vitima de um estelionato por suposto ''Mestre chinês de um recém-descoberto-por-ele-mesmo-e-já-desmentido-publicamente-Wing-Chun'' , numa dessas reuniões, coincidentemente ocorrida em Fortaleza e que o descapitalizou quase que totalmente. Seus amigos de kung Fu nessa época quase todos lhe deram as costas após ele investir uma grana altíssima em uma academia que não deu certo e os caras sumiram. Ele se viu sozinho,sem muitas opções na vida. Mesmo assim, seguiu em frente perseverando.


 Assim como eu mesmo, ele mora na periferia do Recife e desde que começou a praticar comigo, tem se dedicado tanto, que eu nunca o vi faltar uma só aula...nem mesmo quando a sua recém-nascida estava internada num hospital próximo ao que eu trabalho, na RMR - região metropolitana do Recife(!!!). Pra não dizer que nunca faltou, na ultima semana, ele não pôde vir por conta de um falecimento na família, o que o fez voltar no meio do caminho para a escola.

O cara simplesmente é um faz tudo; Entende de eletrônica, Alvenaria, mestre de obras,encanador,  mecânico de auto, e tudo o que o cara mais deseja na vida é aprender um wing chun que funciona! Desde muito cedo, se dedicou a estudar, trabalhar e a treinar tudo o quanto pode,mesmo que não tivesse sequer tempo hábil pra isso ou a despeito de qualquer cansaço.


Eu me lembro bem quando ele chegou na academia; Seu Gai Siu Yan foi o Ewerton, seu melhor amigo, o único que em todos os momentos esteve ao seu lado e que tinha chegado alguns dias antes e eu achei sinceramente que seria mais difícil de ensiná-lo; Não porque ele tivesse mais ou menos experiencia; Mas pelos hábitos de treino  que já estão ''enraizados'' e até que ele possa captar tudo plenamente e expressar isso como eu  e SiFu esperamos que ele  faça, vai tomar mais tempo e trabalho do que ele julga ser suficiente...


( Aqui Eduardo aparece me auxiliando na teoria para a nossa mais nova aluna, a Isadora, de 13 anos)


Mas fui me surpreendendo porque com o passar das semanas, ele ja foi pegando muita coisa. Me lembro ha uns meses atrás quando eu passava alguns San Sau ( técnica de luta separada) enquanto passava os básicos ( oras, já que ele tinha a experiencia de ter praticado outras coisas, nada melhor do que mostrar na prática, com luvas e em sparring) do primeiro nível (Siu Lin Tau) apliquei uma técnica que gosto muito; Gip Sau-Din Choy...apos ter passado com a recomendação de sempre treinar o Din Choy batendo em algum alvo e repetir o tanto de vezes quanto pudesse a técnica, uma semana depois ele me chega;

- ''Consegui aplicar isso contra meu irmão, que é boxeur, em combate livre. Eu mesmo nem pensei bicho! Não dá tempo, só dá pra fazer!! Não deu nem tempo pra ele tentar escapar e o soco foi direto no seu nariz!''

- ''Bom!'', pensei...

De lá pra cá, inúmeras dificuldades apareceram em sua vida e que se não fosse a sua fibra, ele já teria desistido. Conheço alguns amigos, que ainda se consideram alunos, mas que nunca aparecem pra treinar e que não passam metade dos problemas pessoais que o Eduardo tem. Nem trabalham o tanto o que o Eduardo trabalha e no entanto, ele está sempre rindo, sempre treinando com garra, vontade...eu nunca o vi reclamar de absolutamente nada e quando eu chego e digo; - 'Hoje o circuito de power training vai ser pesado!'' , ele é o único cara que diz; - ''Que massa SiFu! Eu gosto é assim!!'', enquanto todos os outros alunos estão entortando a cara ou choramingando ou pedido, ''Não, por favor..'' O que eu ignoro paulatinamente...


( Eduardo auxiliando Fabio em seu primeiro dia de aula, quando eu já estava afastado por recomendação médica, liderando o treino)

Eduardo é o baixinho que aparece comigo na maioria dos videos que tenho divulgado ultimamente e aquela imagem de cara difícil de ser ensinado, á essa altura, já se dissipou e hoje, digo com total certeza que ele é o cara mais disciplinado da escola. Tanto é que quando eu não posso ir -  como essa semana eu não pude ir por recomendação médica, por exemplo - è ele quem está conduzindo os treinos e o está fazendo muito bem !

Mas eu não o vejo como aluno, seguidor ou algo do tipo. Não sou igual nem farei igual aos seus antigos professores que exploraram-no até o deixar na m*da. Meu desafio com o Eduardo é deixá-lo com cara tão bom de luta quanto eu possa, por isso, eu o vejo como um irmão mais novo de kung fu  (Si-Dai) ou mesmo um parceiro de treino, um amigo mesmo! Nossas esposas se tornaram amigas, tamanha a afinidade que desenvolvemos. E ter alguém com capacidade técnica pra treinar duro horas á fio é algo raro de se achar e eu posso dizer; Demorou mas esse cara apareceu!

Nossa escola, tanto a Sede em Salvador, quando o Núcleo aqui em Recife, baseado na Eden - escola de danças e exercícios naturais, tem a caracteristica de aglutinar perfis dos mais distintos e ao mesmo tempo especiais. Todos os garotos e garotas que estão treinando comigo hoje, são especiais demais e tem se mostrado verdadeiros irmãos de prática, assim como tenho meus Si-Hings e Si-Dais em Salvador que me acolhem muito bem. Se eu tivesse de dizer, Eduardo hoje seria o grande irmão de todos pelo seu exemplo de pessoa.
Eu insisto quase todos os dias; - ''Cara, me chama de Si-Hing, não sou SiFu velho...'' e ele; - ''È você quem me ensina, você é meu SiFu!''


( Com um de meus alunos mais antigos, o Ialley, Eduardo pratica Tiu Gurk)

No que eu puder orientá-lo para não cair nos meandros escrotos politizados do meio marcial - principalmente no Wing Chun - eu o farei e ele mesmo agora, já começa a perceber quem é quem, o que faz com que ele chegasse a conclusão de que sim; Nosso Wing Chun, vindo de SiFu,passando por mim - de certa forma - é forte!

Celebraremos hoje ao Eduardo e enquanto sua jornada durar ao nosso lado, mas independente disso, celebraremos a pessoa que ele é. Ao legado e a forma como ele educa seus filhos e mantém sua famíla, assim como o tanto de dedicação e esforço que ele emprega para deixar um legado! Isso não passa despercebido irmão, tenha certeza!E repito aqui para você meu velho,o que Sibaakgung Josh Shaw me disse recentemente sobre tempos difíceis;

- ''Aço afia aço! Você já é bom, mas será tão melhor quanto possa imaginar!''

Um abraço e a gente se vê no próximo treino!





Dido
Discípulo particular do SiFu Marcos de Abreu em Recife - PE - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário