domingo, 6 de julho de 2014

O papel do Si-Hing




                                    (Si-Hing Lucas Nirrki e eu, durante meu treinamento em salvador)

Estava outro dia cuidando dos afazeres domésticos quando recebi uma ligação de um cara super querido e que sempre me ajuda muito nos treinamentos quando estou em Salvador; Si-Hing Lucas Nirrki.

Si-Hing Lucas é um cara extremamente discreto, mas detém uma grande experiência em lutas de rua. Vindo do underground como a maioria dos alunos de Si Fu ( e assim como eu mesmo também), é um cara de poucas palavras, mas de muita atitude. Depois de conversarmos durante um período, fiquei pensativo á respeito de um termo, que muitas vezes é tão mal utilizado em algumas escolas de wing chun,que achei que seria interessante falar um pouco sobre o assunto; justamente o  '' Si- Hing ''.

 Essa má definição acaba sendo feita,por vários motivos. Muitas vezes pelo fato de que em algumas escolas tradicionais, não se é usado um sistema de graduação parecido com o sistema de faixas dos métodos japoneses e o Si Fu não explica bem os termos á serem utilizados para definir os sêniors, tanto por desconhecer,quanto por qualquer outro motivo. Em outros casos, em certas escolas, a vivência e o grau de comprometimento com o aprendizado,esforço,etc,etc é o que define melhor o ''nível '' de cada estudante,como é o nosso caso. Já em outras escolas, é utilizado um sistema de faixas, ou de cores de camisetas, ou de estrelas, patches, etc,etc...para definir aqueles que tem mais experiência que outros, ou que estão ás portas de se tornarem professores ou Si Fus. De qualquer forma, devido á grande diversidade de métodos escolhidos pelas escolas, o termo 'Si-Hing' acaba ganhando igual variedade de uma escola para outra.

Si ( do mesmo ''Si'' de Si Fu) e Hing ( Do cantonês, algo como ''irmão mais velho'') muitas vezes é erroneamente utilizado para designar algo como ''instrutor''. Pro leigo, é um termo que não diz muita coisa além daquilo já explícito, mas quando alguém que já conhece a hierarquia familiar dentro da tradição chinesa, e mais particularmente dentro do estilo wing chun, quando alguém usa ''Si-Hing'' com a intenção de usar como ''instrutor'',acaba por soar um tanto deslocado.

Si-Hing, como por definição - irmão mais velho (de kung fu) - nos remete á alguém que já é discípulo de seu Si Fu, portanto, mais antigo que você dentro do Mo Gun. Esse ''mais velho'', remete justamente á alguém que tem mais experiência que você na arte e que pode auxiliá-lo no treinamento, por já ter vivenciado o mesmo treinamento antes. Muitas vezes, você precisará de um parceiro de treino e prática que já tenha certo tempo dentro do Mo Gun e que conheça bem a técnica para poder corrigi-lo,ou ajudá-lo na busca da melhor maneira de se realizar algo.
 Em outros casos, o Si Fu ,que já cuida diretamente de seu Kung Fu,pode pedir ao Si-Hing que demonstre algo para você. E ainda, em outros casos, pela impossibilidade do Si Fu de estar cuidando diretamente de seu Kung Fu, é justamente o Si-Hing que poderá auxiliá-lo



(Si Hing Lucas - Mogg Master, Si Fu e Si Hing Wesley, foto feita por mim durante treinamento na escola)

Em salvador, reside a maioria dos meus Si-Hings. Quando estive lá há uns meses atrás, foi justamente meu Si-Hing João Gilberto que se prontificou de fazer todas as checagens dos meus básicos e do meu treinamento físico no primeiro dia, devido á impossibilidade de Si Fu de estar conosco naquele dia em específico.



(Si-Hing João Gilberto e eu, após um dia de treino intenso, descontraindo um pouco - foto feita por Si Fu)

E durante todo o treinamento, fui sendo auxiliado por outros Si-Hings, com a supervisão de Si Fu, como o Lucas e o Wesley, que sempre estão pelo Mo Gun quando estou na cidade.

Alguns desses meus Si-Hings já lecionam, como o caso de Lucas Nirkki, cujo o Pak Sao é o melhor de nossa escola, outros Si-Hings, por terem outras atividades, não lecionam. De qualquer forma, você sempre terá um ou mais Si-Hings e sempre será Si-Hing de alguém,pois sempre haverá pessoas chegando no Mo Gun, se tornando condiscípulos e isso não quer dizer necessariamente que você esteja apto a lecionar ou não.


(Si Dai - irmão mais novo de kung fu - Pedro e eu - que sou seu Si-Hing, praticando Tang Chi sao no Mo Gun)


O Si-Hing é aquela pessoa que por ser seu condiscípulo, está ali para contribuir com sua experiência ao Moon Phai dentro do Mo Gun. È algo bem mais amplo do que meramente um instrutor. Como nas relações familiares, seu irmão mais novo - ou mais velho - é aquele que estará sempre por perto quando você precisar e você também terá a mesma responsabilidade quando tiver de cuidar de um de seus irmãos.


See you later.


Um comentário:

  1. Tanto Si-hings, como si daes são pessoas importantes na formação do estudante de kung fu. Infelizmente nem todos percebem essa importância. São relações que se constroem com respeito. Mas, quando se percebe a mesma a relação transcende a arte marcial e se torna amizade. Belo post, Dido.

    ResponderExcluir