quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A farsa do Hei Ki Boen Eng Chun/ Black Flag Eng chun

Há alguns dias atrás em uma rede social, resolvi abordar alguns assuntos que, por ''etiqueta'' nunca tinha feito antes publicamente, muito embora nos 'bastidores', as pessoas com quem me comunico, tanto diretamente quanto via internet, já sabiam de meu posicionamento sobre esses assuntos ''controversos'' (assim mesmo, com aspas). Dentro disso, analisando pelo meu próprio desenvolvimento ético que envolve a arte marcial, percebi que o mais justo seria reafirmar meu posicionamento, só que desta vez, em público, para que as pessoas saibam que, mesmo tendo ótimo relacionamento com as mais diversas vertentes da arte marcial do wing chun, certas coisas não podem passar despercebidas e quando algo desse tipo acontece, nós, que julgamos ser artistas marciais sérios, devemos nos posicionar, agradando á uns e desagradando á uns outros, o que é inevitável nesses casos.

Antes de entrar definitivamente no assunto, a primeira coisa que fiz foi reler os textos da antiga comunidade do wing chun no orkut, para poder ter mais base ainda e não falar nada sem um conhecimento mais firmado e menos leviano - no sentido de falar sem ter o mínimo de embasamento - e poder conjecturar uma opinião que pudesse ser estruturada sem ter de usar uma linguagem menos formal, digamos assim.
Tendo isso posto, e dando um pequeno salto cronológico, fiquei bastante empolgado com o fato de Sifu ter dado seu apoio quando postei o texto a seguir, reproduzindo uma pequena parte da discussão do já citado fórum do orkut e logo em seguida ter postado de forma extremamente clara sobre esse mesmo assunto em seu blog ( http://appliedwingchunsalvador.blogspot.com.br/2013/08/o-ntem-tive-uma-otima-conversa-com-o.html ), sendo assim, essa postagem será um complemento á mais pra quem desejar se inteirar mais sobre a farsa criada pelo Benny Meng sobre seu Wing Chun da Bandeira Negra.

A fraude do Hei Ki Boen Eng Chun

Se você chegou até esta linha e se deu ao trabalho de ler a postagem de Sifu mencionada no parágrafo á cima, já deve ter percebido o quão escrota é a fraude deflagrada pelo Benny Meng e seu ''wing-chun- secreto-recém-descoberto-por-ele-mesmo'',o que para os praticantes do Yip Man Wing Chun ou das vertentes das linhagens advindas de Fo Shan é um grande desrespeito. Mas uma figura central nisso tudo merece destaque e nossa admiração;

Marcelo Alexandrino é um sujeito que desde já, tem minha admiração pessoal. Destarte os acontecimentos em sua vida pessoal - o que me fizeram ter mais apreço por sua figura - já era claro que ele era um cara de coragem e atitude. Quando ele postou o texto a seguir na comunidade wing chun no orkut, deu uma maior demonstração de amor á arte marcial chinesa e de consideração aos praticantes de wing chun, isso tudo de uma vez só.Sendo assim, segue o texto postado pelo Mestre Alexandrino, com tradução de Sifu;

Comunicado GM Tio Tek Kwie s/ "Bandeira Negra"
Este é o comunicado do Grão-Mestre Tio Tek Kwie, ex-sifu do sr. Lin Xiang-Fuk, sobre seu ex-aluno (expulso da família marcial do GM Kwee King Yang) e a farsa chamada "Black Flag Eng Chun" (cf. 
https://www.facebook.com/groups/166758633161):
I'm Very dissapointed that my lessons about being a good and rightgeous person did not succeed by my student , I have to apologize to the Wing Chun community for having supported his Lie about Black Flag Wing Chun my reasons for doing so were none other then to help him set his business up in the US as he convinced me that Wing Chun would be the way to go marketing wise,i did not realise the consequence of this decision. 
Again my sincere apologies for making this mistake,and i hope that my ex student can do the same,by disclosing the truth and giving his apologies to the Wing Chun world. in the past i have on several occasions followed his instructions to talk about my Teachers art as Wing Chun but i want to make it very clear that my teacher told me personally that the art is called 18 Lohan Hand
furthermore i want to state that my relationship with my kung fu brother The Kang Hay cannot be broken by lies,dont ever try to break our relationship and that this photo of our reunion were all the direct student of kwee king yang are sitting should be proof enough.
this is going to be my only written comment on all of your accusations as the Truth should indeed be protected at all times and especially the Honor of my beloved teacher Kwee King Yang.
Sincerely,
Sifu Tio Tek Kwie
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=204074072952655&set=t.100000501900492&type=3&theaterhttps%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fgroups%2F166758633161%2F


"Eu estou muito desapontado que as minhas lições sobre ser uma pessoa boa e honrada não tiveram sucesso por parte de meu estudante, eu tenho de pedir desculpas à comunidade Wing Chun por ter apoiado a sua mentira sobre Wing Chun da Bandeira Negra.

Minhas razões para fazê-lo foram tão somente nada mais que ajudá-lo a estabelecer seu negócio nos Estados Unidos assim que ele me convenceu que Wing Chun seria o caminho para fazer a propaganda mais apropriada, eu não percebi a conseqüência da minha decisão.

Novamente minhas sinceras desculpas por cometer este erro e eu espero que meu ex-estudante possa fazer o mesmo através da revelação da verdade e pedir desculpas ao mundo do Wing Chun. No passado eu tinha em algumas ocasiões seguido suas instruções de falar sobre minha arte de ensino como wing chun, mas eu quero deixar muito claro que meu professor me disse pessoalmente que a arte é chamada de 18 maos de Lo Han.

Além disso, eu quero estabelecer que meu relacionamento com meu irmão kung fu, o Kang Hay, não pode ser quebrado por mentiras, não tentem nunca quebrar nosso relacionamento e que nessa foto de nossa reunião estavam todos os estudantes diretos de Kwee King Yang que estão sentados e isso deve ser prova suficiente.

Este será meu único comentário escrito sobre todas as suas acusações quanto à verdade que realmente deveria ser protegida em todas as ocasiões e especialmente a honra do meu amado professor Kwee King Yang.

Sinceramente,
Sifu Tio Tek Kwie."


O texto acima , juntamente com a entrevista feita pelo mestre Sérgio Iadarola com o mestre de 18 mãos de Lohan , Sifu Tio Tek Kwie (ver www.appliedwingchunsalvador.blogspot.com ), desmascaram de vez a farsa inventada por Benny meng para o que ele chama de Black Flag Wing Chun, vendido como ''wing chun original de shao lin''.

 Agora você que está lendo, pode se perguntar; 
Porque esse cara está falando e mostrando isso???

A resposta é simples; Como um praticante que leva seu esforço,aprendizado e seu treinamento muito á sério, que faz um tremendo sacrifício em todas as áreas de atuação para aprender e compreender um conhecimento ancestral com um legítimo mestre da nona geração do wing chun kuen phai, mesmo sem ganhar com isso vantagens, tapinhas nas costas ou qualquer tipo de status, é uma obrigação ética e moral para com o conhecimento que venho adquirindo,para com os meus mestres,para com a sociedade marcial e a sociedade em sí. 

Ademais, pessoas que se pretendem estudantes de wing chun precisam de pontos de reverência que possam dar um norte para elas de forma clara, sem enrolação ou papo-furado. Pessoalmente, acredito e estou convencido de que essa farsa montada pelo Benny Meng - o cara mais execrado da comunidade internacional do wing chun -  para um ''estilo de wing chun secreto'' nada tem a ver com nossa arte marcial.

Leiam o texto no blog de Sifu, que esmiúça todo o ocorrido de forma bem simplificada. Procurem as referências descritas aqui. Assistam, se possível a entrevista feita pelo Sifu Sérgio com o Mestre Tio Tek Kwie que numa postura ética, soube ser macho o suficiente para admitir uma falha e pedir desculpas públicas para toda a comunidade wing chun e tirem suas próprias conclusões sobre esse assunto.


Links:

Declaração pública do GM Tio Tek Kwie sobre a farsa do Hei Ki Boen Eng chun



Fórum de debate no orkut:


Texto recente de Sifu sobre o assunto:









Nenhum comentário:

Postar um comentário