quarta-feira, 20 de março de 2013

Blog do Dido fala sobre sua primeira impressão do filme "The grandmasters"







Durante a semana passada, o blog do Dido teve acesso á versão completa com áudio em chinês do filme ''The Grandmasters'', aclamada franquia do diretor Wong Kai-Wai,estrelada pelo ator Tony Leung interpretando o patriarca Yip Man e que contou com a assessoria de siitaigung Duncan Leung para sua preparação e treinamento.



O filme que ainda tem seu lançamento por essas paragens sem data definida,é bastante aguardado pelos pratciantes de wing chun - especialmente os de minha família kung fu - pois esperam que esse filme traga sequências de ação mais 'realistas' em relação aos títulos anteriores estrelados pelo ator Donnie Yen ( que interpretou soberbamente o patriarca Yip Man). Bem, neste ponto,podemos dizer que 'The grandmasters' não decepciona. Como assistimos a versão com áudio em chinês,áudio original, em pouco podemos discorrer sobre a trama,que numa primeira impressão parece bem intrínseca,mas em contrapartida,podemos avaliar o filme sobre outro prisma, analisando outros aspectos.
''The grandmasters'' apresenta uma fotografia bastante sombria,com muitos ambientes escuros, dando á película um ar contemplativo e melancólico,contrastando com as cenas de ação. As passagens em câmera lenta e cheia de efeitos visuais dão ao filme um grande diferencial introspectivo.
A sequência de abertura,que é a luta de Yip man contra vários oponentes na chuva,e que dentre os oponentes surge o personagem do lutador profissional de MMA Cung Le é empolgante e a fotografia remete á filmes como Sin City e mais imediatamente próximo á trilogia Matrix,mais especificamente ao combate de Neo contra os inúmeros agentes Smith.





 Aliás, em todas as cenas de combate do personagem Yip Man, fica bastante evidente a movimentação - mesmo que de forma adaptada ás telas - da escola de siitaigng Duncan leung. O já citado ator tony Leung teve treinamento prévio diretamente com Siitaigung Duncan e teve como dublê o mestre Henry Araneda, da Austrália e que também treinou sob a orientação de Sigung Li Hon Ki, como mostra o Making Off abaixo.




Uma outra cena interessantíssima é a luta de Yip man com a personagem da atriz Zang Ziyi,que representa o estilo Bá Gua. Em dado momento, ela assume a postura em Bong Sao e depois em Jong Sao,enquanto Yip man assume a postura de guarda do Bá gua e ambos passam a lutar com o estilo de seu adversário.




Em 'The grandmasters' também é possível ver o filho de Siitaigung Duncan, Darren leung,interpretando um dos alunos de Yip Man, liderando uma classe e executando Siu Nim Tao.

''The grandmasters'' é um filme que não tem a intenção de soar ''biográfico'', mas diverte e entretém á medida em que serve para mostrar as diferenças técnicas entre os estilos de kung fu chinês á luz de sua tradicional visão.Quem procurar ou tiver o intuito de achar em ''The grandmasters'' um filme sobre a vida de Yip man com certeza se decepcionará, embora garanta bons momentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário