domingo, 9 de setembro de 2012

Siu nim tao Parte II

Dando prosseguimento á postagem anterior.
A forma Siu nim tao é dividida em três partes.
A segunda parte da forma Siu Nim Tao, requer uma execução mais natural, em relação á primeira parte,cujo o enfoque é através de movimentos de tensão combinada com 'poder' em movimentos lentos, criar uma memória neuro muscular. A segunda parte,como dito, é executada de forma mais relaxada e numa velocidade natural. Nela, trabalham-se técnicas como Gun Sao, Lan Sao, Seung fack sao, e o trabalho de respiração - Hein Kung - que além de importantíssimo dentro da execução correta da forma, é um método de respiração que propicia a 'manutenção' dos orgãos internos.
È interessante notar que - siu im tao,significando 'Pequena idéia inicial',ou 'pequena imaginação' - em todas as partes da forma, usa-se a imaginação e mais precisamente a concentração. Por isso também, todo o siu nim tao é executado em uma única base,para possibilitar uma melhor concentração e enfoque mental.


Gun Sao, a preparação é executada de forma como se fosse apoiar as mãos 'para subir um muro' e a base é 'encaixada' simultaneamente ao movimento para baixo.

Essa técnica pode ser uma variação de Saam kwock mah gun da, na forma solta,com o parceiro.Na execução da forma, gosto de fazer essa parte sempre 'olhando'.

Gun Sao pode ser tanto nas laterais,quanto atrás. Nesse caso,Seung Gun da parte da altura dos rins, para baixo e para trás.Importante que haja trabalho dos pulsos e os braços bem esticados.

Ainda em Seung Gun Sao, frontal,em movimento contínuo.Gun sao serve também como um movimento de estiramento muito bom.

Lan Sao. Lan (barrar) é um elemento técnico defensivo. As mãos se posicionam paralelamente á altura dos ombros

Seung Fak Sao (cheking hands).Algumas técnicas da forma não representam necessariamente um elemento técnico. Seung Fak sao,por exemplo,ilustra mais um princípio - o de forças em direções opostas - do que uma técnica efetivamente falando.
Retorno á Lan sao. Algumas famílias voltam alternando o braço que fica acima em Lan sao,se começando na esquerda a cima,volta com a direita. Na nossa escola - e isso não é necessariamente obrigatório, -   mantemos o mesmo posicionamento,apenas por uma questão de preferência mesmo.

Seung Jam Sao. Jam (cortar ou parar), tem ênfase nos ante-braços. Os ombros executam o movimento descendente junto com os braços

Seung Tan sao. O movimento tem ênfase no giro dos pulsos,que devem ser firmes, como se estivesse esfaqueando alguém com 'requintes de crueldade'. Seguindo de seung hiueng sao, que sigung chama de 'cobrir a xícara ´

Gwack Sao, outro elemento técnico defensivo, cuja o movimento é executado puxando os cotovelos para trás,como se a dispersar a energia de um golpe nessa região.

Biu Sao,movimento bastante conhecido dos entusiastas do wing chun,por priorizar as pontas dos dedos

Hei Kung - Trabalho de respiração. Esse trabalho deve ser realizado de forma lenta,com os braços bem esticados. Expirando gradativamente á medida em que segue  movimento descendente.Ao chegar no limite, uma expirada mais 'brusca', dando inicio ao movimento de volta.

Que é executado ainda de forma lenta e continuamente expirando o ar.

Normalizando a respiração e voltando á Yee Jii Kim Yeung Mah

Logo,ainda segue-se a segunda energia de pak sao, palmas e a terceira parte da Forma,com mais detalhes... mas só em breve, na próxima postagem. Abraço á todos



















Nenhum comentário:

Postar um comentário