terça-feira, 19 de junho de 2012

viagem a salvador -O retorno - parte 2 e Estréias"





O Treinamento seguia firme, mesmo com Sifu acomedido de uma virose e eu  com crises renais que me fizeram desembarcar em recife e ir direto pro Hospital na volta.
 (Já em recife, recém saído do hospital,na casa dos meus pais)


Mesmo assim,sabendo que poderíamos dar mais de nós mesmos no treinamento não fosse esse fato, não deixamos de nos exigir o melhor que poderíamos fazer.
Treinávamos á despeito da dor e continuamos mesmo assim durante todos os cinco dias.
Durante um momento eu estava até frustrado por isso,mas depois me lembrei que Sifu mesmo tinha me falado uma frase que seu Sigung Duncan falava sempre;

- "Teve um dia ruim?Relaxe, amanhã será melhor, se não amanhã....depois."

Por isso nesse vídeo que fizemos, já estávamos a não sei quantas horas treinando (acho que já era noite e tudo), cansados, ferrados de dor, mas sem desistir!




 A medida em que treinávamos mais, nos esforçando e dando o máximo, eu ia percebendo que é a mais pura verdade o que sifu sempre me disse;

 - "Ninguém cresce no wing chun sozinho''

Por isso e mais uma vez, tenho que deixar registrado aqui meus agradecimentos aos meus irmãos kung fu em Salvador,principalmente ao Lucas,que esteve não só nos dias de prática regular,mas chegando cedo no Mo gun e auxiliando minha prática lá. Além de ser um cara super 100% .

(Sifu Marcos e Si-Hing Lucas,pouco antes de começarmos os treinamentos)

(Equipamento protetor,indispensável para o treinamento)
   




Talvez você estranhe os equipamentos de proteção usados em um estilo tão tradicional quanto o wing chun, mas para uma visão mais detalhada sobre,sugiro que leiam a matéria escrita por Sifu em seu Blog;

http://appliedwingchunsalvador.blogspot.com/


Como eu dormia no Mo Gwun mesmo,eu dava um 'grau' a sala e aguardava a chegada do sifu...uma ou duas vezes, o  Lucas chegava antes e ficávamos tomando um café quente e falando sobre livros, música, religião e coisas do tipo,antes de se começar a sessão do dia. Muitas vezes,antes mesmo do Lucas e do sifu chegar, e eu já havia praticado formas, bases, movimentação, etc...parávamos um pouco pra um café,depois retomávamos com mais pegada ainda...



Quando se começava a prática, era concentração total e a camaradagem não podia interferir e assim o foi.
Os primeiros dias foram de correções e aprimoramentos,enquanto o restante dos dias eram de assimilação de novas técnicas,repetição constante e prática 'solta'.
 
Não vou discorrer sobre os conteúdos vistos lá,porque qualquer pessoa que ao ler esse artigo e se interessar em treinar com Sifu Marcos terá a chance de ver também. Mas como dito na primeira parte da matéria, o wing chun de Sifu é ainda no mínimo espantoso,pela qualidade técnica e pela eficiência.
Eu tive problemas sérios em fazer fotos do treinamento,devido a sua velocidade, e elas não me deixam mentir...
(Sifu aplicando um dang Gerk perfeitamente)

(Sifu mandando ver na manopla)

(Tô dizendo, dava trabalho tentar pegar o momento certo do impacto dos socos do sifu...)



No entanto, um dos principais aspectos para o qual sifu me alertava era quanto á questão da prática. Dentro disso, ele me explicava sobre um texto, da introdução do Dvd volume um do Sitaigung Duncan - que levei de presente pra ele junto com um Dvd do grupo de teatro 'Melhores do Mundo' - e que transcrevo um trecho:
                   
                             "One style of martial art is note better than other just because of a name.
                               To find a style that fits you, you must to analyse it with logic and
                               common sense. You have to do more than just learn and pratice the
                               Techniques, you must pratice the techniques until they became your
                                natural reactions. Then you will have confidence and be able ro overcome
                               your own fear, which is the hardest lesson of all fighting arts''


Ou seja, não adianta muito ser um bom executante de técnicas se você não se predispõe a se arriscar em uma luta ou não tentar aplicar o que você treinou em forma livre,solta, sem se arriscar minimamente pra isso.Se você não encara o medo de estar frente á frente com um cara que está disposto á te partir ao meio.È nisso onde a técnica deve ser efetiva... talvez até seja complicado pôr isso em palavras mediante que esse tipo de situação exige mais praticidade funcional do que teórica...mas muito do sentido exposto neste texto introdutório do Dvd do Sitaigung Duncan exclarece como devemos enxergar a arte e o que praticamos para que esta venha a ter utilidade em nossa caminhada....

Em breve a parte final...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem já acompanha o blog do Dido, segue mais uma novidade;
Estaremos agora com postagens especiais;
                                                Notícias Wing Chun!!




Onde contaremos todas as novidades que vem surgindo sobre nossa arte em nosso país....
e pra estrear com o pé direto, falaremos do lançamento do livro:

O que significa ser mestre em wing chun,pelo Sifu Marcelo Florentino


O livro tráz uma empolgante narrativa sobre fatos históricos sobre o sistema Wing chun e sobre a cultura chinesa num apanhado geral. O E-book está disponível para compra no site:

                                                                http://www.awca.com.br/

Primeiro Seminário Internacional de Wing Chun em Pernambuco


O Blog do Dido estará fazendo a cobertura do Seminário internacional de Wing Chun em Pernambuco com a presença do Sifu Donald Mak.
    


Pela primeira vez na America do Sul Mestre Donald Mak e seu aluno Sênior Sifu Anatoly Beloshchin:

3° Geração do Grande Mestre Yip Man, aluno direto e representante da linhagem do Grande Mestre Chow Tze Chuen que foi o 23° aluno do Mestre Yip Man.





Data da Realização: Novembro de 2012



Para maiores informações:

Informações:
www.dojoluas.com.br
Endereço: Estrada dos Remédios, N 604
Bairro: Afogados
Cidade: Recife / UF: Pernambuco/Brasil
Telefone (081) 3428-2601
E-mail: alvarosamurai@hotmail.com

Local:
Rua Arquiteto Luiz Nunes, 673
Bairro: Imbiribeira
Cidade: Recife / UF:Pernambuco/Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário