terça-feira, 19 de abril de 2011

A história do Wing chun Kuen

A história do Wing Chun é algo bastante interessante e de profunda importância para os praticantes do estilo.Infelizmente,a história do Wing Chun Kuen carece de "provas" documentais e toda a tradição foi passada de geração em geração de forma oral,sofrendo pequenas variações dependendo da linhagem.O texto abaixo é um pequeno resumo,da história que foi repassada pelo patriarca Yip Kai Man, de forma á ajudar aos praticantes e estudantes do estilo e mesmo de outras modalidades,como um "pontapé" inicial para suas pesquisas.


Apesar de haver registros literários á respeito do kung fu datados de 2.674 a.c., o estilo wing chun é relativamente recente,tendo um pouco mais que 300 anos.
Shao Lin (siu lum) era um templo budista que,durante a ascenção da dinastia manchu-ching (1644-1911),tornou-se um reduto oposicionista da etnia han.Seus monges conseguiram resistir ao poderio manchu,pois além de terem um monastério bem defendido,ram auto-sufiicientes em alimentos,água e habilíssimos nas artes marciais.A resaltar que,apesar de todos os monges terem acesso ao treinamento marcial,somente os monges mais graduados tinham acesso aos treinamentos e técnicas mais avançadas do shao lin wu shu.





imagem do templo shaolin


Conta a lenda que em 1733 um monge traidor envenenou a água do templo, abrindo as portas para os soldados manchus,que arrasaram os monges,incendiando o templo.Um grupo de 5 mestres e 15 discípulos conseguiram escapar.Segundo a tradição,esses moges ficaram conhecidos como "os 5 anciãos",sendo eles: Abade Chin Sim,Funk to Tak,Miu HimPak Mei e a única monja,chamada N'g Mui.
A monja N'g Mui refugiou-se no templo Bak Hok (Templo da Garça Branca) em Wan Nam,no sopé da montanha Tai Leung.Ainda segundo a tradição,durante o tempo de refugio,a monja N'g Mui,observando a luta entre uma garça e uma serpente,teve subsídios para aperfeiçoar o wu shu aprendido em shao lin.
Yim Yee era um dos discípulos que escaparam do incêndio de shao lin e pelo fato de ter se metido em vários combates,coincidentemente refugiou-se também no sopé da montanha Tai Leung,passando a viver como um simles comerciante.Yim Yee já com certa idade,tinha uma bela filha,por nome Yim Wing Chun,que já havia sido prometida em casamento á outro prospero comerciante.
Nestas regiões montanhosas haviam muitos bandidos que escapavam da lei e amedrontavam os lugares.Wong era um destes bandidos.Ele se interessou por Yim Wing Chun,ignorando qualquer promessa ou compromisso moral.Deu um prazo á Yim Yee,dizendo que passado esse tempo, a moça iria ser dele,por bem ou por mal.
Pai e filha desesperaram-se e pensavam em fugir,quando indo fazer compras na mercearia de yim yee a monja N'g mui ficou sabendo da situação da moça.Como não poderia lutar com WOng sem chamar a atenção para sí, a monja N'g Mui toma então Yim Wing Chun como discípula,para que ela pudesse se defender contra Wong.
Wing CHun então desafiou Wong e o venceu,utilizando o método aprendido com a Monja N'g Mui,que logo depois,foi dar prosseguimento á sua perigrinação budista na China.Yim Wing Chun,honrando a sua mestra,continuou a praticar e a desenvolver o novo método e pode então se casar com seu prometido Leung Bok Chau.



figura representando a patriarca yim wing chun


Leung Bok Chau (Leung Bok Toa),mercador de sal da provincia de fukien, já era praticante de wu shu e achava pitoresco que sua esposa lhe desse sugestões sobre seus treinos,mas achava que yim wing chun em pouco poderia ajudá-lo na prática,devido á sua estrutura e delicadeza feminina.Yim Wing chun então o chamou para uma luta amistosa e Leung bok chau fora derrotado facilmente.À partir daí,Leung Bok Chau á incentivou a lutar ,observando ao máximo sua habilidade.Provavelmente Leung também tenha incorporado alguns movimentos aprendidos anteriormente,mas aprendeu e manteve a maior parte dos movimentos e conceitos aprendidos com a monja N'g Mui.
Após o falecimento de Yim Wing Chun,Leung Bok Chau batizou o método de WING CHUN KUEN(que significa "a arte dos punhos de wing chun",ou "Punho da canção á primavera", dependendo da versão).
Muito tempo depois, Leung Bok Chau ensinou a arte a Leung Lan Kwai, um médico herbalista, com a condição de não divulgar seus conhecimentos. Realmente, ninguém sabia de suas habilidades marciais até que um dia ele defendeu um homem que estava sendo surrado e acabou chamando a atenção de um jovem, Wong Wah Bo, que lhe pediu que o aceitasse como discípulo. Por suas qualidades excepcionais e seu caráter íntegro, Leung Lan Kwai aceitou e ensinou-lhe o sistema completo.


Wong Wah Bo era um ator da ópera chinesa que perambulava pela China à bordo de um junco pintado de vermelho. Chi Shin, um dos Mestres que haviam fugido do incêndio de Shaolin, se escondeu em um destes juncos, trabalhando como cozinheiro. Mestre Chi Shin conheceu um marinheiro chamado Leung Yee Tei, que manobrava uma longa vara que era usada para afastar o junco das margens e para desencalhar o barco, ensinando-lhe técnicas de bastão.Muito tempo depois os dois praticantes, Leung Yee Tei, do bastão, e Wong Wah Bo, do Wing Chun, se encontraram trabalhando no mesmo junco. Uma grande amizade nasceu entre eles e resolveram trocar conhecimentos de artes marciais. Dessa união, o “Bastão de 6 Pontos e Meio” foi incorporado ao arsenal do Wing Chun juntamente com as facas denominadas “Facas de Oito Corte”.





Baat Jaam Do






Anos depois Leung Yee Tai passou sua arte para Leung Jan,um médico famoso da provincia de foshan,que possuia uma loja de ervas chamada Jan Sang. Por foshan também ser um centro comercial,a fama de bom médico do dr. Leung Jan crescia e fazia com que pessoas de várias provincias procurassem seus servições médicos.Com uma vida financeiramente sóida,Leung Jan tinha a possibilidade de praticar Wing Chun de forma tranquila e plena.Devido áo seu grande talento como lutador,logo Leung Jan consegiu a fama de "O rei do Wing Chun",tendo por conta desse apelido vários desafios de vários mestres marciais.Em todos os combates,Dr. Leung Jan sempre se saia vitorioso.
Mantendo a tradição de segredo, ele possuía apenas três discípulos: seus dois filhos, Leung Tsun e Leung Bik, e um outro rapaz, chamado de “Wah, O Homem de Madeira”. Ao lado da farmácia de Leung Jan havia uma loja de troca de dinheiro mantida por Chan Wah Shun. Ele era conhecido como “Wah, o Trocador de Dinheiro”. Todos os dias ele espiava o treinamento por uma fresta na porta da farmácia. Voltando para sua casa, treinava exaustivamente o que havia visto o Mestre fazer. Um incidente revelou o seu treinamento secreto.
Wah,o homem de madeira,era assim conhecido por sempre quebrar os braços do muk yan jong com a força dos seus braços,já sendo amigo do Wah,o torcador de dinheiro,havia certo tempo que estava ajudando-o em seus treinamentos.Certo dia,comentando com um dos filhos do Dr.Leung Jan sobre o talento de seu amigo,foi mandado chamar o Wah,trocador de dinheiro.Um dos filhos do Mestre Jan mandou chamar o “Trocador de Dinheiro” e pediu-lhe uma demonstração.Wha o trocador de dinheiro jogou Leung bik contra a cadeira de descanso do dr. Leng jan,quebrando-a.Ao retornar de uma viagem,Dr.Leung Jan indo descansar em sua cadeira,senta e cai.Chamando seus filhos para darem explicações sobre o que ocorrera,ouviu sobre o Chan Wah, Sun o trocador de dinheiro,Dr. Leung mandandou chamar o Wah. Wah (também conhecido como Jow Chin Wah),mostrou-lhe então o que havia aprenddo somente observando os treinos pela fresta da porta da farmácia do Dr. Leung Jan.



(detalhe da cadeira do sifu Leung Jan)fonte:blog do pereira


Impressionado pela habilidade adquirida unicamente assistindo aos treinos, Mestre Leung Jan o aceitou como discípulo.
Wah, “O trocador de Dinheiro”, teve 16 discípulos em seus 36 anos de ensino de Kung Fu. Aos setenta anos de idade, assumiu a direção do templo da família Yip, passando a ensinar nele. O 16 discípulo a ser aceito era um jovem de apenas treze anos: Yip Man.
Sitaigung Yip Kai Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário