sábado, 1 de janeiro de 2011

O que Yip Man me ensinou sobre velocidade






 Por : Duncan Leung

Recentemente, um conhecido me deu uma cópia do Qigong / Kungfu Magazine,
 a edição de março de 1999, que incluiu um artigo escrito pelo Mestre Ron Heimberger.
 Meu amigo não entendeu muito bem os princípios que o Mestre Heimberger estava 
tentando elucidar. Por causa da minha experiência como aluno privado de Yip Man,
 e meu envolvimento subsequente em Wing Chun Kung Fu, ele pensou que eu
 poderia ser capaz de lançar alguma luz sobre o assunto.
 Peço a indulgência do leitor para a minha tentativa de explicar o que
 Yip Man me ensinou.



Como o meu Inglês não é muito bom, eu li o artigo várias vezes.
Fico feliz que o Mestre Heimberger seja gentil o suficiente para tomar
 seu  tempo para educar o público. Se todos os instrutores de Wing Chun
 possuissem uma mente aberta como a dele, receptivo à razão
, e estivessem dispostos a ter o trabalho de explicar suas idéias e 
experiências para os outros, tenho a certeza que iria beneficiar
 a todos os interessados na arte. No entanto, existem algumas
 partes no artigo do Mestre Heimberger com a qual eu não concordo. 
Alguns pontos que o autor faz, são um tanto obscuros para mim,
 especialmente suas referências a Jacob Bronowski e Albert Einstein.
 Por exemplo, Mestre Heimberger menciona que Bronowski 
- comentando sobre a Segunda Lei de Newton - disse que a força é igual a massa
 multiplicada pela aceleração ao quadrado. Isso me confunde, porque,
 como eu o entendo, a segunda Lei de Newton afirma que  F = m.a,
 e não multiplicada pela aceleração ao quadrado.




Como o Sr. Heimberger discute velocidade no Wing Chun, gostaria
 de tomar a liberdade de partilhar a minha interpretação dos princípios
 e teorias sobre a velocidade com base no que Sifu Yip Man me ensinou
 e na minha própria experiência. Naturalmente, o que eu escrevo aqui 
é filtrado através das minhas próprias percepções e preconceitos, eu certamente
 não tênho a pretensão de falar para a família Wing Chun, e gostaria de 
receber a correção que é oferecido. Isso certamente iria me ajudar a melhorar. 
A minha esperança é que muitos adeptos do  Wing Chun irão compartilhar 
suas idéias com todos nós, não importa o que eles aprenderam. A experiência
 de usar as técnicas de Wing Chun no combate é o que conta. Afinal, 
nenhuma única luta é a mesma. Nós podemos sempre aprender algo novo,
 ou - ganhar ou perder - descobrir algo de cada encontro.


O que faz o estilo Wing Chun tão interessante é que a pessoa
 não tem que confiar na constituição física, mas em uma seqüência
 lógica de movimentos econômicos. Certamente, a velocidade é 
extremamente importante na luta. Entretanto, não importa o quão 
difícil se treina, há quanto tempo trabalha para melhorar, 
há sempre as limitações físicas. Você sempre pode encontrar alguém
 mais rápido do que você. Algumas pessoas simplesmente nasceram
 com mais talento. O Wing Chun permite uma possibilidade de 
superar a velocidade inerente de um adversário superior, aplicando
 os princípios da arte. Yip Man ensinou que no Wing Chun, há vários tipos
 de velocidade. Se você não consegue superar o seu adversário
 com um tipo de velocidade, você pode vencê-lo com outro.
 Em outras palavras, se você pode aplicar as teorias de velocidade
 do Wing Chun, você pode realmente se tornar mais rápido.
 A este respeito, há quatro áreas de interesse:


1. VELOCIDADE DE TRAVESSIA: Este é o tipo de velocidade que
 normalmente se referem, ou seja, um soco ou chute, a velocidade que a 
velocidade pode ser calculada em metros por segundo. Com a prática
 constante, haverá uma gradual melhora na velocidade do movimento.
2. VELOCIDADE DE DISTÂNCIA: a teoria da linha reta do Wing Chun
 simplesmente afirma que uma linha reta entre dois pontos é a distância mais curta. 
Portanto, perfurando em linha reta é mais curto e mais rápido do que um soco gancho
 ou um swing. Para trazer seu pé com um chute na cabeça cobre uma distância
 superior a um soco curto e mais rápido para a cabeça. É o mesmo que tentar
 dar um soco na a canela, ou seja, é muito mais curto e mais rápido para chutar a canela.
 Para usar uma analogia: se você e eu ficarmos na frente de um prédio e fazer uma
 corrida até a porta traseira e você ir ao redor do edifício, enquanto eu vou direto
 pela construção da porta da frente para a porta de trás, você pode ser o corredor 
mais rápido, mas eu posso chegar lá antes de você, porque eu tenho menos distância a percorrer.
3. VELOCIDADE DE LEITURA: Em uma posição de repouso, quando
 se tenta dar um soco pesado ou tenta chutar com força, é típico erguer 
para trás a perna ou o braço antes de executar o movimento. Isto não 
só telégrafa os movimentos, mas também desperdiça um tempo precioso
 em um movimento extra. No Wing Chun, o poder não é gerado apenas pelo
 movimento da mão ou na perna, por isso não há necessidade de erguer para tomar distancia.
 No corpo, um lado usa o outro para puxar de volta, girando para empurrar
 o soco ou chute simultaneamente. Por exemplo, se alguém vai dar um soco 
esquerdo, um poder inicia puxando o braço direito e ombro para trás tão 
rápido quanto pode, e ao mesmo tempo soca com a mão esquerda.
4. VELOCIDADE DE REAÇÃO: Em geral, as pessoas passam mais
 o seutempo praticando suas técnicas e suas formas sozinhas, até que eles 
são muito bons com todas as técnicas, mas no combate real a aplicação 
é ineficaz. Isso é como aprender a andar de bicicleta, sentando em uma 
cadeira movendo as as pernas e os braços simulando a experiência de
 bicicleta. Quando essa pessoa realmente tenta andar na bicicleta, 
certamente irá cair. Isso ocorre porque os reflexos adequados e sensação
 de equilíbrio não foram desenvolvidos. Ip Man costumava dizer que se você 
quer aprender a nadar, vá até a água, não apenas moa seus braços e pernas
 e pense que você é um nadador. Uma luta requer pelo menos duas pessoas.
 Você pode treinar e lutar com você mesmo durante todo o dia, mas se você 
não aplicar as técnicas com outra pessoa, você não irá muito longe.
O Wing Chun possui apenas três formas, depois de aprender e compreender 
a primeira forma, treine com  Chi Sau, que exige duas pessoas, é a partir
 do qual se desenvolve o sentimento de contato e reflexo. Depois, há os 
exercícios das técnicas que também exigem duas pessoas, quanto mais você
 trabalha com os exercícios, mês a mês, se tornam hábitos de natureza, em 
segundo lugar, quando um ataque vem você vai reagir a ele sem pensar. Uma 
luta acontece tão rápido, e você pode ficar irritado, zangado, despreparado
 ou até mesmo com medo, não há tempo para pensar.
Essas são as teorias do Wing Chun sobre velocidade que eu aprendi de Yip Man.




SiFu Duncan Leung

Nenhum comentário:

Postar um comentário