segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Entrevista exclusiva com Tony Leung para as notas de produção de ''The Grandmasters''

Olá pessoal....Nesta postagem especial, o blog do Dido teve acesso exclusivo ás notas de produção da película de Wong Kar-Wai, The Grandmasters, e hoje, estamos trazendo uma entrevista exclusiva com o protagonista Tony Leung, que interpreta o patriarca Ip Man. Espero que apreciem...





ENTREVISTA COM TONY LEUNG


Autor e tradução por Linda Jaivin, num encontro com Tony Leung em Bangkok, onde ''The grandmasters'' estava em pós-produção. Eles falaram em mandarim.

LJ: Nós ouvimos muito sobre o treinamento físico você empreendeu para este papel. Como foi preparação mental que você fez para ele?

TL: No início, o diretor me deu um monte de livros sobre os mestres do norte, mas apenas algumas coisas sobre Ip Man.

LJ: Realmente? Eu pensei que haveria muito escrito sobre ele...



TL: Há, mas ele não me deu muito do que se olhar. Ele fez um monte de investigação própria, é claro. Mas ele queria que eu lesse mais sobre Bruce Lee. O personagem seria uma espécie de mistura de Ip Man e Bruce Lee. Já colaboro com Wong Kar Wai há mais de dez anos. Temos uma forte confiança mútua. O filme não pretende ser um documentário; nós queríamos criar uma espécie de, Ip Man 'perfeito',ou 'ideal'. Minha impressão de Ip Man é que ele era muito gentil, civilizado, um pensador profundo e um cavalheiro.E quando ele lutava, ele se tornava outra pessoa, feroz, quase animalesco.

Eu pensei que seria uma mistura fascinante. Um homem que, como o filho de uma família rica, filho de um proprietário de terras tinha tudo até a idade de quarenta anos. Em seguida, ele experimentou uma enorme queda nas suas fortunas, e muito trauma; e ainda, no final, ele ainda estava de pé. Isso realmente me fascinou. E assim, com a pesquisa do diretor em Ip Man e a minha sobre Bruce Lee, e através do nosso trabalho em equipe,foi que produzimos uma visão ideal de Ip Man. Ele é muito positivo. Eu nunca interpretei um personagem tão positivo em qualquer filme de Wong Kar Wai.


LJ: O que você quer dizer com "positivo"?

TL: Ele era extremamente otimista. Caso contrário, como ele poderia ainda estar de pé no final de tudo o que ele passou? Eu ouvi meu SiFu [ mestre em Wing Chun] Duncan Leung falar sobre Ip Man, como ele era quando ele chegou primeiro a Hong Kong. Era como se ele tivesse ido do céu ao inferno. Ele não tinha nada. Sua casa, sua riqueza, a sua família, eles foram todos embora. Suas duas filhas morreram. Meu mestre me disse Ip Man não tinha sequer um cobertor com que se cobrir quando ele chegou a Hong Kong. Ele teve que pedir emprestado um de um discípulo, que, então, foi necessário pedi-lo de volta. Mas ele continuou a ser o tipo de pessoa que enfrentou a vida com um sorriso no rosto. Eu senti que isso era verdadeiramente ''otimismo''. Acredito que kung fu formou e inspirou a sua abordagem à vida. Com Bruce Lee, por outro lado, era o oposto: a vida formada foi quem inspirou o seu kung fu. Bruce Lee estudou filosofia, taoísmo. Na verdade, Ip Man e Bruce Lee tiveram diferentes rotas para o mesmo destino. Em seus escritos, Bruce Lee falou muitas vezes de Ip Man, chamando-o de um dos grandes nomes do mundo do kung fu. Ip Man inspirou-o a entender que kung fu não era apenas treinamento físico ou um meio de auto-defesa, mas uma forma de cultivo mental e um modo de vida. Só aprendendo kung fu fez com que eu realmente entendesse isso. O treinamento me ajudou a conseguir mais autenticidade da maneira que eu iria lutar na tela. Ao mesmo tempo, ele me ajudou a entrar no personagem de uma forma que apenas lendo sobre ele eu não podia fazer. Então, eu podia ver por que o diretor me pediu para realizar um processo tão longo e rigoroso de treinamento físico, durante o qual eu quebrei meu braço duas vezes.

LJ: Ouch.

( Abaixo, Sitaaigung Duncan Leung, Sibaakgung Darren leung e Tony Leung)


TL: Sim. Eu treinei por quase quatro anos, só parando quando me machuquei. Eu nunca tinha estudado kung fu na minha juventude. Comecei quando eu tinha 47 anos. Depois que eu quebrei meu braço pela primeira vez, o médico disse que eu precisava descansar por seis meses. Mas eu teria esquecido tudo se eu fizesse isso. Eu teria que percorrer todo o caminho de volta para o início novamente. Foi uma fratura. Então, eu só tinha o braço em cima e voltei ao treinamento duas semanas depois. Mas não tinha curado, e no primeiro dia, eu voltei a treinar ele quebrou novamente. A segunda vez que ele quebrou foi muito pior. Então, eu não ousava desobedecer as ordens do médico novamente e descansei por cerca de quatro meses. Essas foram as duas únicas vezes em quatro anos que eu não estava treinando. Então é assim que eu vim a entender verdadeiramente o que um artista marcial vem a ser, senti-lo e não apenas conhecê-lo intelectualmente. Se você me pedir para imitar a linguagem corporal de um mestre de kung fu, isso é fácil. Mas se você pretende retratar o espírito de um, isso é outro assunto. Este processo foi fundamental para a minha capacidade de fazer isso.

LJ: Antes de você começar esse processo, qual era o seu pensamento ou atitude para kung fu?

TL: Eu era um fã de Bruce Lee quando pequeno. Eu vi seus filmes quando eu tinha sete ou oito anos. Mas na década de 60 nos foi ensinado que havia apenas dois tipos de pessoas que aprendiam Kung Fu: policiais e bandidos. Parecia ser sobre a lutar, brigar, ou executar. Foi só depois de assumir esse papel que eu realmente  havia compreendido sobre o que é o kung fu. Foram duros quatro anos, mas um tempo muito gratificante também. Quero mostrar aos jovens - bem como seus pais - sobre do que se trata o Kung Fu, o verdadeiro espírito da coisa. As lições de trabalho duro, disciplina e treinamento da mente se aplicam à vida. Idealmente, você chegou a um nível que é como zen: você quer harmonizar com o seu adversário. Ele não é seu inimigo, não mais do que seu ambiente é seu inimigo. O objetivo não é a vitória, mas para abrir sua própria mente. Quanto mais eu estudava kung fu, mais fascinado ficava.


LJ: É como algo que Mestre Gong diz para a filha (no filme). Ele a adverte para não só se preocupar com a vitória.

TL: Sim. Eu realmente não tinha visto essa cena! Mas é verdade, e é por isso que esta tradição continuou mais de 4.000 anos. Não é apenas sobre a luta. Se fosse assim tão simples, qualquer um pode ser um grande mestre. Você sabe, fazer este filme foi uma explosão. Eu nunca tinha feito um filme desses com Wong Kar Wai antes! Eu sempre estou interpretando esses personagens,de sentimentos reprimidos, escuros. Mas este é um papel tão positivo, otimista. Foi muito agradável. É claro que há essa parte onde a guerra vem, e ele perder tudo ...

LJ: Você chora. E eu chorei vendo você!

TL: Exatamente. E eu estou chorando por causa da frustração, bem como perda. Mas no final - Ip Man ainda está de pé, e não por causa de como ele luta, mas por causa de como ele vive. É muito interessante. A única coisa que eu sabia sobre Ip Man antes disso era que ele era professor de Bruce Lee. Eu sabia que ele era extraordinário, mas não entendia o porquê ou como. Mas aprender Wing Chun, tornando-me um discípulo mesmo e, em seguida, ser capaz de retratar um personagem que era uma combinação desse grande homem e Bruce Lee - Eu me sinto muito feliz com isso. Parecia uma espécie de ligação cármica. Agora que estou com mais de 50 anos, eu não sou tão interessado em atuar em dramas muito pesados outra vez. Eu prefiro interpretar personagens com uma atitude mais leve em relação à vida. Eu me senti tão sortudo de ser capaz de interpretar um personagem tão positivo - Eu me senti tão sortudo em todos os níveis para estar fazendo isso. Mas eu não sabia como eu ia interpretar Ip Man antes de começarmos a filmar. Eu só estava fazendo meu treinamento Wing Chun. Os três primeiros anos, nós só trabalhamos nas cenas de luta. Para um ou dois anos, era tudo (cenas) de luta. Nós não fazíamos qualquer das outras cenas. Eu nem sequer tinha idéia do que a história se tratava! Foi apenas nos últimos seis meses de filmagem que comecei a filmar cenas dramáticas.

LJ: Isso é uma maneira tão interessante para fazer um filme!

TL: Foi uma loucura! Mas isso é o que Wong Kar Wai é.

LJ: Que divertido.

TL: É realmente divertido. Toda vez que faço um filme com ele é uma aventura. Eu não costumo ler os roteiros quando eu trabalho com ele. Então, eu estou no escuro sobre a história, e não sei o que os outros personagens estão fazendo. Eu não quero saber. Temo que eu vou começar a impor minhas próprias idéias sobre o processo. Tem que ser o filme de Wong Kar Wai. Meu trabalho é ajudá-lo a cumprir sua visão. Mas ontem, quando eu estava na dublagem alguns voice-overs, eu vi o filme pela primeira vez e é impressionante. O processo leva tempo. Quanto mais tempo você tem, mais você é capaz de entrar no personagem.

(Tony e meu Sibaakgung Henry Araneda)

LJ: Quanto tempo normalmente necessário para fazer um filme em sua experiência, quero dizer, com outros diretores?

TL: Cerca de seis meses. No máximo, seis meses. As pessoas continuam me perguntando se eu achava difícil ir trabalhar em um filme ao longo de quatro anos. Eu digo, eu tenho feito filmes por 30 anos, e nunca houve um tempo que eu não gostei. O que são quatro anos? Quanto mais tempo você tem, o mais divertido é.

LJ: Agora que você terminou, você vai continuar com seu treinamento kung fu?

TL: Eu não tenho certeza. Para fazê-lo direito, você precisa de um adversário, alguém para ajudar na prática. E não pode me atender na minha idade. O que eu realmente gostaria de aprender é Tai Chi Chuan. Você pode praticar isso em seus setenta anos e além.

LJ: Depois de todo esse treinamento, quando você estava fazendo essas cenas grandes de luta, como a da chuva, como foi na sua cabeça? Você estava em um estado de excitação? Um estado de calma? Como você se sentiu?

TL: Sob muita pressão! Eu nunca poderia relaxar. Eu estava muito nervoso para não ferir as pessoas. Meu mestre disse, 'não pense neles como pessoas, Pense neles como sacos de pancada. "
Eu não poderia fazer isso. De jeito nenhum.

LJ: Então, em cenas de luta do filme, eles estão lançando golpes de verdade? Sério?



TL: Sim. Eles não queria filmar as cenas de kung fu da maneira usual. Eles queriam que fosse autêntico. Mas eu não poderia fazê-lo. Eu não poderia cruzar essa ponte. Estou um pouco decepcionado comigo mesmo por não ser capaz de fazê-lo assim. Por outro lado, o meu personagem não estava lutando para matar pessoas. Para ele, era uma espécie de jogo. Portanto, não há necessidade de bater tão forte. Mas eu estava sendo realmente testado durante essas cenas, era difícil para mim. Eu disse a Wong Kar Wai, que de todas as cenas de luta, a da chuva foi a mais difícil - a partir de todos os ângulos. Filmamos durante 30 noites sucessivas. Durante toda a noite, todas as noites. De cerca de sete horas, que foram molhadas, mas não podia trocar de roupa até que durou até a manhã seguinte. À meia-noite, eu estaria tremendo de frio. Era como que todas as noites. Comecei a tomar medicamentos frios. Eu sentia-me cada vez mais e mais doente. Quando terminamos em cena, eu estava de cama por cinco dias. Eu estava tomando medicamentos e ingerindo-os em mingau de arroz. Eu pensei que tinha pneumonia. Eu estava tossindo e tossindo, eu não conseguia parar. E acabou por ser uma bronquite. Essa foi a coisa mais difícil sobre as filmagens. Além disso, nós estávamos lutando na água que era até aqui (aponta para acima do tornozelo), mas Ah Suk (William Chang) é tão exigente sobre os figurinos: nós tivemos que usar sapatos de pano de sola. Mas eles eram tão escorregadio. Então, lá estávamos nós, lutando na chuva, com calçados escorregadios ... o treinamento não era para se preparar para condições como essa! Ele ficou tão frio
.
LJ: Eu estou com frio só de ouvir você. O mês foi?

TL: outubro, novembro. Na primeira noite, apesar de toda a luta, eu não sintia nada quente, mesmo que eu estivesse suando. Eu sabia que seria muito frio a partir de então. As cenas de luta realmente me colocaram sob muita pressão. Afinal de contas, eu não sou um ator de kung fu. Mas o filme leva kung fu muito a sério. Eu estava tão nervoso. Por um lado, eu me preocupava com não ferir as pessoas,e por outro lado, sobre  não lutar suficientemente bem. As peças dramáticas eram mais fáceis. Há uma pressão nessas cenas também, mas não tanto.

LJ: Muito obrigado. Tem sido muito emocionante.
TL: Obrigado.

2 comentários: