segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Especial Entrevistas; Larry Saccoia (tradução)


Dando prosseguimento ao especial entrevistas, segue a tradução feita por Sifu para o texto da entrevista especial com Sibaakgung Larry Saccoia. O complemento serve para quem ainda tem uma certa dificuldade no inglês (assim como eu,rs) com determinados termos e interpretações. Meu obrigado especial á sifu e esperamos que os leitores gostem.





ENTREVISTA DE MESTRE LARRY SACCOIA PARA O BLOG DO DIDO
Tradução para o português: SiFu Marcos Abreu




1) Blog do Dido: Como foi o seu início no Wing Chun? Como foi o seu primeiro contato com esta arte marcial?

Larry: Eu comecei a aprender Tae Kwon Do quanto eu me juntei à Marinha dos Estados Unidos em 1976, e um amigo meu pediu-me para vir e checar esta escola de Kung Fu que ele encontrou e pediu a minha opinião. Essa era a Escola de Wing Chun de Virginia Beach. Eu fui com meu amigo numa tarde de Sábado quando Sifu Leung não estava lá, seu assistente Dave Meadows estava conduzindo a aula, eu então observei eles fazerem o Chi Sao e eu vi o valor deste treinamento, mas perguntei como isto seria aplicado. 

A resposta de Dave foi "a única maneira de fazer é tentar fazer sparring com um dos caras". Eu aceitei tentar, mas quis primeiro conhecer Sifu Leung. Então marcamos um encontro para combater no sabádo seguinte quando Sifu Leung estaria lá. Naquele sábado eu fui e conheci sifu, ele me perguntou porque eu queria combater e eu disse a ele que isso era para experimentar e aprender e entender sobre a arte dele. Ele respondeu...Seja meu convidado! Eu lutei com um estudante chamado Bred Butterfield, ele me jogou no chão em cima do meu próprio traseiro e quando eu levantei do chão eu fui até Sifu e perguntei se eu poderia ser seu estudante. Isso foi há 35 anos atrás!







2) Blog do Dido: Como foi o seu convívio e como você era assessorado por SiFU Duncan Leung? O que você nos poderia dizer sobre isto?

Larry: Treinar sob a orientação de Sifu Leung naqueles tempos passados era mais como nos submeter à tortura. Ele nos empurraria através do que ele pensava que éramos capazes de fazer. Eu me lembro quando treinamos na London Bridge School, não havia janelas, ar condicionado, estava mais de 37 graus na época do verão. Nós trabalharíamos nos Punhos que Perseguem*, na base, até vomitarmos e sifu nos gritaria levantem-se e trabalhem mais. Durante este período eu vi umas 100 pessoas vir e partir, apenas os mais dedicados estudantes ficariam e treinariam.

3) Blog do Dido: Em sua visão particular como você vê a posição do Wing Chun atualmente no contexto das artes marciais, em escala mundial, diante do aumento do interesse público nos esportes de contato e combate?

Larry: Na resposta desta questão a pessoa deve entender que o entendimento de Wing Chun de todo o mundo não é igual. Eu tive a oportunidade de viajar extensivamente e visitar muitos dos tão aclamados Mestres de Wing Chun. Em todas as minhas viagens, eu nunca conheci qualquer um que tivesse o profundo nível de entendimento em Wing Chun como sifu Duncan Leung. Lógico que essa é a minha própria opinião e há possivelmente outros que discordariam. Para mim, a principal coisa que demarca o Wing Chun de Sifu Leung de outros é a ênfase na sua aplicação em situações reais de luta. Então o que eu vi no passado eram lutadores de Wing Chun que não eram bem versados em sua arte participar em torneios de contato total e terminarem parecendo ruins. Isto sempre me frustou porque isto não era um Wing Chun de boa qualidade, mas a impressão que era deixada ao público era que o Wing Chun não era uma arte marcial eficaz. Quanto na realidade o Wing Chun quando treinado corretamente é muito eficaz para combate e numa luta de contato total.


4) Blog do Dido: O Senhor acha que o Wing Chun teria dificuldades em ambientes controlados de competição? Seria fácil adaptar a estratégia do Wing Chun para um ambiente como o UFC?

Larry: Wing Chun é muito eficaz para o combate atual e luta real e poderia ser adaptado para competição no UFC. Mas a realidade é essa...as mais eficazes técnicas produzem danos permanentes a uma pessoa. Estas técnicas não deveriam ser usadas em competições e portanto impediriam o lutador de Wing Chun. Isto é como aparecer numa troca de tiros com uma  arma descarregada. Então seria difícil comparar verdadeiro Wing Chun a Jiu Jitsu Brasileiro no esporte de ringue, mas um lutador de Wing Chun experiente poderia se virar, enquanto restringe certas técnicas. 

5) Blog do Dido: Em todos estes anos de prática, experiência e ensino, quais aspectos você identificaria como os mais importantes no Applied Wing Chun em sua opinião?

Larry: O aspecto mais importante no Applied Wing Chun é a escolha do momento preciso. Uma boa escolha do momento é a combinação da habilidade de equilibrar-se, velocidade estrutural, reação reflexa e noção de distância. Um bom ajuste do tempo é a habilidade final em Wing Chun!!!

6) 
Blog do Dido: Você viajou por vários países próximo a SiFu Duncan e seu time em diversos eventos seminários e outros trabalhos afins. Poderia nos dizer uma passagem memorável para você?

Larry: Eu estava na China com o meu amigo Allan** lá em um campo, debaixo de uma árvore, nós vimos um homem jovem praticando um estilo de kung fu que não pareceu familiar para nós. Nós nos aproximamos dele e ele parou sua prática e ficou na dele. Allan o averiguou e perguntou a ele se ele quereria lutar comigo. Primeiro o cara não sabia o que fazer da gente, mas depois de conversar nós lhe dissemos que nós estávamos interessados em lutar para trocar conhecimento e experiência...Ele concordou. Ele me deu a a luta mais dura de qualquer um que pude me lembrar. Eu diria que saimos dali e ainda fomos embora como amigos.

7) Blog do Dido: Eu gostaria de lhe agradecer por sua atenção e pedir que deixe uma mensagem para nossos leitores brasileiros, e também seus contatos a quem possa estar interessado e se aprofundar mais na arte do Wing Chun.

Larry: Meu conselho é treinar duro e treinar seriamente...A mestria em Wing Chun virá unicamente após muitos anos de trabalho duro! Muitas pessoas que conheci não tem este tipo de dedicação, mas as recompensas bem compensarão o seu esforço. A disciplina*** que leva à mestria no Wing Chun irá se espalhar para todos os aspectos de sua vida, fazendo de você alguém muito melhor para isto... Vocês, caras, tem meus melhores desejos de Sucesso!!!

NOTAS:

*Li Wang Choi em cantonês, o famoso soco corrente comum às escolas de wing chun que usam a linha central. N. T.
**Allan Lee Chong, último discípulo de Yip Man e que foi orientado por este a procurar Duncan Leung para aprender como aplicar o Wing Chun em combate livre.
***No original em inglês ele usa o termo "discípulo" mas o restante da frase sugere que ele se refere a "disciplina" que conduz à mestria em Wing Chun. N.T.

4 comentários:

  1. What a pity nobody has made any comments until now. The brazilians wing chun practitioners didn't give importance enough to it. They usually like to read but don't either make questions or just to say thank you! Larry Saccoia is one of the most important Wing Chun masters ever! When he talks about timing, this expression that has no translation to Portuguese, and says it is the ultimate skill in Wing Chun, he gave us a precious hint in our own martial way of life.

    Thank you Dido for this achievement!
    Thank you SiBaak for that great interview!

    ResponderExcluir
  2. In the week that the blog has achieved a very good number in terms of audience, no comments from readers in this interview that was done, he entered the history of the blog.
    Well, the Brazilian practitioners of Wing Chun may not understand the value of words Sibaakgung Larry. Well, let them lose the opportunity and who are careful, learn from this historic interview.
    I take my leave and thanks to Sibaakgung Larry for attention.

    ResponderExcluir
  3. SiFu, excelente reportagem, aguçou muito mais minha vontade de mergulhar mais ainda nesta arte maravilhosa.

    O Sr. Larry Saccoia já lançou algum livro sobre WIng Chun?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Emir, obrigado pelo comentário. Sibaakgung ( tio-avô na genealogia) Larry não tem livro laçado,mas,estou tentando comprar a série de videos que Sibaakgung Larry Lançou há alguns meses.São videos em inglês e estão á venda no wingchununiversity.com

      Excluir