sexta-feira, 16 de março de 2018

Especial Entrevistas; SiFu George Kontras (Portuguese verson)




O Blog do Dido retorna com a sua coluna mais famosa; o Especial Entrevistas.
Este mês, entrevistamos um dos mais talentosos mestres de Wing Chun da atualidade; SiFu George Kontras, da Grécia.
Meu tio avô na genealogia ( Sibaakgung) é o líder da Yip Man Wing Chun Team Hellas e está sempre nos apioando. A Brazilian Wing Chun Academy e a Yip Man Wing Chun Team Hellas são escolas irmãs e para nós, foi uma honra ter feito essa matéria.
Esperamos que os amigos leitores apreciem.



Blog do Dido - como foi seu primeiro contato com wing Chun? Quem foi o seu primeiro sifu e como foi a prática naqueles dias?


SiFu Kontras: Meu primeiro contato com Wing Chun foi em 1971, quando eu tinha 12 anos em NY. Em meu prédio, 1 andar sob meu apartamento morava Joe Barbalus. Ele era um dos estudantes de Duncan e ele foi meu primeiro Si Fu em Wing Chun. Comece a fazer lições particulares no meu apartamento. Desde 1970 até 1974, Duncan ensinava apenas em privado. Depois de um período em que Duncan abriu sua primeira escola na rua Johnes, Joe me levou lá e me apresentou Duncan para continuar meu treinamento com os outros alunos. O treinamento naqueles dias foi muito difícil, sem limite no tempo. Muitas horas de treino exaustante, sete dias por semana. Depois de treinar lutas livres, desafios, lutas nas ruas e muita hemorragia. Eu era muito jovem então e eu via os  irmãos mais velhos de kung fu indo para a luta livre e dávamos sangue  todos os dias. Joe, Philip, dois irmãos de Porto Rico e muitos outros.


Blog do Dido - Em sua opinião, quais são os pontos principais para dominar o Wing Chun e se tornar um bom lutador?


SiFu Kontras; Experiencia com muitos anos de treinamento e luta também. Lembre-se de como lutar com o caminho de Wing Chun e não modificar o sistema para outra maneira de lutar.
1ª regra: Saber como se cobrir.
2ª regra: Saber como aplicar a Wing Chun na luta.

Blog do Dido - Conte-nos sobre sua experiência com Sitaaigung Duncan Leung ... há algum histórico que você gosta de compartilhar?


SiFu Kontras: Duncan é um professor muito bom. Não é que ele seja um dos melhores. Ele é o melhor professor da família Wing Chun. Ele é o único mestre que tem o conhecimento de como usar o sistema na luta. Ele é um verdadeiro lutador com grande experiência em combate. Na escola ele é um mestre muito "old school". Ele treina você de maneira difícil. Lembro-me de um dia na aula, Duncan chamou a todos para nos reunir para nos mostrar o poder do soco de uma polegada. Um estudante agarrou firme as bordas uma das peças de madeira de cerca de 10cmx6cm e 1m de comprimento, que costumávamos pisar e fazer alguns exercícios nas pernas. O Duncan cobre o punho com uma toalha e joga um soco na madeira. A madeira quebrou de tal maneira que as peças feriram o peito do aluno que a segurava, então o levamos ao médico.

Blog do Dido - como uma arte de luta, o Wing Chun se tornou muito popular no início dos anos 50 e 60 ... mas agora, o público principal leva o Wing Chun como uma piada. Na sua opinião, por que isso aconteceu?

SiFu Kontras; O objetivo de Wing Chun era fazer você capaz de se proteger contra todos os ataques em condições reais e não modificá-lo de acordo com regras para esporte ou para shows. Atualmente, existem duas maneiras de Wing Chun.A primeira é o caminho da nossa família e a segunda é o de maneira que todos os outros no planeta fazem. Na Grécia, dizemos: "Meio conhecimento é pior do que a ignorância". Se você vê escolas que ensinam a primeira forma, como técnicas, que acreditam que há apenas um tan sau na forma, lutam entre si com chi-sau e quando eles lutam com outros sistemas, jogam kick boxing e usam apenas socos de corrente e o chute da frente, então o público principal os levará como uma brincadeira. Porque eles não sabem como aplicar o Wing Chun em combate. Você vê que cada escola adiciona no sistema algo novo. Crie outra maneira e o sistema não funciona. Em nossa família, temos conhecimento supremo. Aprendemos a cobrir e a não bloquear e colocamos tudo em teste para ver se isso funciona na luta. Aprendemos com a primeira forma do alfabeto e as regras de um e não técnicas. Combinamos as formas, o manequim de madeira, o pólo longo e as espadas para criar técnicas. Treinamos Chi Sau como um exercício para desenvolver o sentido do toque e outras coisas e não lutar entre si.
 

Blog do Dido - hoje, não podemos ver um bom lutador Wing Chun no UFC ... você acredita que um dia pode subir das sombras algum bom Wing Chun no UFC?


SiFu Kontras; Sim, da nossa família no futuro provavelmente. Temos muito bons lutadores e nomes muito grandes em tantos anos. Alguns deles se tornaram lendas hoje.


Blog do Dido - Como podemos entender a diferença entre bloqueio e cobertura, e ponte longa e curta no chun das asas?

SiFu Kontras; Quando um golpe chega até você, seu cérebro precisa de tempo para tirar a informação dos olhos, analisar a ameaça e dar a ordem para a mão ou a perna para reagir com um bloqueio. Você bloqueia e depois ataca e, em seguida, seu oponente bloqueia e depois ataca e o mais rápido ou o mais forte ganha. Então, quando você bloqueia um ataque, você está sempre um passo atrás de seu oponente. O Wing Chun não funciona desse jeito. Aprendemos a lutar com adversários mais fortes e rápidos. Se você aprender a cobrir seu corpo Como resposta a um ataque, você está sempre frente a frente de seu oponente porque sua reação é protetora para você e destrutiva para a mão ou perna do oponente ao mesmo tempo. Você economiza muito tempo valioso na luta e você conseguiu causar danos, às vezes muito severos, para o seu adversário apenas com sua defesa, sua cobertura. Agora, a ponte curta e longa tem a ver com a distância. Para cobrir o espaço entre você e seu oponente. Algumas pessoas acreditam erroneamente que Wing Chun é  somente um sistema de combate a curta distância.Wing Chun é um completo sistema especialmente em distância e temos movimentos e ataques para cobrir grandes distâncias como o soco de flecha, footwork e muitos outros. Este assunto precisa de análise profunda e tenho medo de que não tenhamos o espaço adequado para falar sobre isso aqui.


Blog do Dido - conte-nos como é praticar uma arte chinesa na Grécia e falar sobre a rotina da sua escola ...


SiFu Kontras: Praticar uma arte chinesa na Grécia é o mesmo como os outros países. É algo novo, difícil e leva tempo, paciência e sacrifícios para alguém que quer aprender. Para quem quer apenas pensar que sabe uma arte chinesa, o país (como os outros países também) está cheio de escolas que vendem a arte para você em seu tamanho como um hobby, sem conhecimento e habilidades reais. Apenas títulos e todos para o marketing. A rotina da nossa escola é a mesma que aprendemos com a primeira escola na rua Jones. Estamos sempre abertos, treinamos muitas horas por dia. Todos fazemos sacrifícios pela arte. A escola é nossa primeira prioridade. Nós somos como uma família e não como uma escola de comercial. Os padrões são sempre altos e o treinamento permanece tão difícil quanto então. Preferimos a qualidade do que a quantidade. Também estamos sempre abertos a desafios.


Blog do Dido -  Gostaria de agradecer e, por favor, deixar uma mensagem aos nossos leitores ...


SiFu Kontras: E eu também agradeço a vocês. Deus os abençoe. Tenha fé e confie no Wing Chun. É o poder da vida.





Resultado de imagem para blog do dido

Dido
discípulo particular do SiFu Marcos de Abreu em PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário