quarta-feira, 22 de junho de 2011

Teoria da Linha central

Este é um (mais um) daqueles assuntos “cabeludos” envolvendo as teorias do Wing Chun e que de tempos em tempos ressurge nos tópicos de discussões - comparáveis  a aquelas discussões de porta de bar de faculdade,onde se discutem Nietchze,Marx,Jung  e que ninguém chega á um consenso – que é a Teoria da linha central.



Na verdade, como em quase tudo o que se refere ao Wing Chun,todo o alarde que se faz em relação á essa teoria se dá por conta das diversas interpretações oriundas  das diferentes linhagens e ramificações.Mas no fim das contas,o mostro não é tão feio quanto parece...




A versão mais conhecida do grande público diz que; “A teoria da linha central é uma linha que passa pelo centro do corpo dividindo-o em dois lados.” mais ou menos como o desenho (tosco e que eu mesmo fiz...rs) abaixo.



(O desenho mostra o praticante em I jee kim yeung mah,postura básica do Wing Chun)


Sim,ok,até ai,nada demais.Além do referencial do centro do corpo,onde cargas dágua isso ajuda na hora do combate e porque isso é tão importante no Wing chun?




Bem,vejamos; Uma coisa é certeza; Se você ficar procurando linha imaginária no adversário,ele te põe pra dormir antes mesmo que você a encontre!Isso é batata!Tendo isto posto,é preciso então termos uma visão mais eficiente desta teoria para que ela venha a lhe ajudar,ao invés de te atrapalhar.

Voltemos ao desenho;




Caso não tenham reparado, o desenho na verdade mostra  2 linhas.Uma que vai da cabeça aos pés,dividindo o corpo ao meio e outra que sai da linha dos ombros,até a extensão dos braços.Isto acaba delimitando um plano,ok?E pra quê serve este plano?



Ele acaba servido apenas como um referencial para um termo bem comum de combate,o que chamamos de “guarda”.Se eu lanço um soco,por exemplo,o meu intuito é fazer com que,usando termos tradicionais “busque a linha central do oponente".Ou seja,que eu atinja o corpo do oponente,sem que seus membros defendam meu golpe.Se ele desvia o soco,então ele “ocupou a linha central”,ou simplesmente fechou a guarda.


Ok. Isso por si só não impede que o oponente não lance ataques em ângulos inesperados e que eu vá usar ataques somente visando o cento do corpo do oponente,nem impede de sermos atingidos,então isso é a linha central???

Não. Como dito,isso é apenas um referencial,NADA MAIS, pra que você tenha noções de linha de cintura,linha alta ou baixa.E mesmo essa noção,não impede que o oponente o atinja...

A teoria da linha central de fato, nada mais é que a menor distancia entre você e o oponente. SÓ E APENAS. Nisto, a efetividade desta teoria está no fato de que “a linha central” entre seu punho (ou pé,ou qualquer outra arma),por exemplo e o alvo esteja na menor distância possível,ou seja,que o ângulo permita que você continue atacando o oponente á partir da menor distância entre você e ele.
Partindo dessa lógica,dá pra perceber que chutar a cabeça do oponente não é tão conveniente,quanto lançar um soco direto.Também percebe-se que a linha central não fica necessariamente "no meio",e que podemos redirecioná-la,para possibilitar um melhor posicionamento para lançarmos um golpe.

O Bruce Lee dá um pequeno exemplo desta teoria (além do conceito de interceptação) neste vídeo abaixo;




Como se vê, em Wing Chun usamos preferencialmente golpes diretos – apesar de existir golpes cruzados – e que não necessitem de nenhum tipo de preparação,cacoete ou seja lá o que for que possa telegrafar o golpe.De onde a mão está, o golpe segue ao alvo mais próximo. Isto é a linha central.


6 comentários:

  1. Esse seu blog é muito massa Dido,me tirou muita dúvida principalmente sobre essa teoria, muito obrigado e Parabéns pela iniciativa.A arte Wing Chun é belíssima e é um patrimônio histórico da Humanidade, precisa ser disseminado assim como vc está fazendo cara..... velew mesmo

    ResponderExcluir
  2. Thanks man.
    A idéia é essa mesmo, fazer com que cada vez mais as pessoas possam ter contato com o wing chun,além daquele discurso batido e ultrapassado de "arte marcial infalível e mortal" que permeou os ultimos anos.È preciso que se entenda a efetividade da arte dentro de sua especificidade sem querer "forçar a barra", se isso já lhe ajudou, fico feliz,pois fiz meu trabalho.
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Tem mais coisas na teoria da linha central.
    GM Yip ensinou tudo, nem todos entenderam!
    A linha central tem mais haver com um conjunto de triângulos, que combinados formam uma pirâmide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linha central é a menor distancia entre o ponto ''A'' e o ponto ''B''. Uma vez que minha arma esteja no menor caminho para o alvo, eu lanço o ataque pela menor via de distância. Simples. Nem mais nem menos que isso. Se o ''praticante de wing tsun, WT, WC, VT, E.T., o que seja, ficar procurando linha assim ou linha assado, ou ficar calculando ângulo, retÂngulo, ou o que seja, na luta vai tomar sacode e até ele achar alguma linha dessas, ele ja levou tanto soco na cara que ele vai perder a conta.

      Excluir
    2. A linha central fechada não passa nada, por isso falei que tem mais coisas.
      Quem entende a linha central ninguém toca no rosto dele.
      Essa forma como explicou foi a simplificada, da primeira fase de vida do GM Yip.
      Falo da quinta fase.
      Quem entende a linha central não usa o ombro em desiquilíbrio postural.
      Nem todos que treinaram com Yip foram bons, assim como no futebol: nem todo mundo é claque.
      O seu esforço é bom, mais falta informação.
      Era a minha forma velha de ver a linha central.

      Excluir
    3. Não tem a menor lógica você se abaixar pra socar a canela de alguém, ou socar o rosto de alguém que já está no chão. È muito mais rápido e muito mais simples, chutar a canela do oponente ou chutar o rosto do oponente caído. Atacar pela via de menor distância é usar a linha central de forma inteligente. Por isso, a''linha central'', está mudando o tempo todo no combate. Pode ser o ombro, pode ser o pé...tanto faz, vai depender do referencial...fechar a guarda implica estar sempre com as mãos altas, em postura,apenas isso e não ficar caçando ou tentando adivinhar o que o oponente irá fazer, como NEO do matrix que ao ver a bala vindo, desvia....isso só funciona em filmes! Como dito antes, se um praticante ficar procurando linha central no oponente, se ficar imaginando, calculando, pensando, etc....vai apanhar sempre, e pra um soco na cara, ou chute, não há desculpas!Tomou, tomou! Por esse mesmo motivo, 90% dos caras de wing chun parecem ruins em combate. E são, pq adoram um bate-papo e detestam treinar á sério! Yip Man ensinou apenas UM wing chun e apenas UM. Obviamente á formas de interpretação diferentes por ai,já que cada aluno entendeu á luz de sua própria interpretação, mas isso é outro assunto...

      Excluir