sábado, 25 de janeiro de 2014

Retorno á Salvador - Parte II

Como tínhamos apenas uma semana, passamos á treinar num ritmo bastante puxado, mediante as dificuldades que a demanda semanal nos exigia. SiFu estava bastante confiante em que seria uma semana bastante proveitosa e assim o foi.


Na segunda e na terça-feira, fizemos bons treinos intercalados com momentos de 'vida-kung fu' e que foram de grande aprendizagem, não só pra ética marcial, mas pra vivência prática, como mesmo assinalou SiFu; - ''Não adianta ter o conhecimento de uma sabedoria que não se verifica na vivência prática.''

Na nossa escola, somos parte de um processo de vivência dos conteúdos tradicionais de forma que á um primeiro olhar, poucas pessoas poderiam dizer quem é avançado ou não, pelo simples fato de que não se pode enxergar uma faixa na cintura de ninguém. Todos se ajudam e são ajudados mutuamente na prática do sistema.

Desta feita, pude conhecer alguns irmãos kung fu que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer. Caso de meu Si-Dai Pedro Moraes. Ele que por conta de sua rotina, sempre aparece na escola cedinho da manhã. Nesta ocasião, SiFu incumbiu-me a tarefa de na terça-feira, ajudá-lo com seu treinamento matinal, o que fiz com grande alegria. Como mostra a foto abaixo,feita por SiFu, onde passo para o Pedro a sessão de Tang Chi Sao. À tarde, após o almoço SiFu e eu continuamos com a prática.

(Si-Dai Pedro Moraes e Eu - bermuda clara- praticando antes das 7 da manhã no Mo gwun)


Ainda na terça , á noite, SiFu levou-me para uma praça no bairro da Pituba, para nossa sessão de treino noturna. Lá tivemos uma grande surpresa, quando o lutador do ufc Hugo ''Wolverine'' Vianna e seu preparador Leonardo Chamusca, apareceram para ver SiFu. Nesta ocasião, tive a honra de auxiliar SiFu á demonstrar alguns movimentos técnicos de nossa escola para o Hugo, que com seu olho apuradíssimo, conseguiu captar tudo de primeira, o que me impressionou muito.


(Hugo Wolverine Vianna Aplicando Kwai Jian, tal como aprendido com SiFu Marcos)


 Mas a grande lição que pude aprender veio da verdadeira postura de um guerreiro marcial de grande humildade que é o Hugo, que sempre que minhas luvas desamarravam, ele se prontificava em amarrar de volta, ou quando eu chutava - de forma forte, como pedia SiFu - e as caneleiras caiam, ou se soltavam, ele se abaixava pra amarrá-las. Isto me tocou profundamente e será algo que vou levar sempre comigo como um grande exemplo.


Sempre ao final dos treinos, Sifu e eu sempre relaxávamos conversando sobre assuntos aleatórios de interesse comum e que nem sempre estavam ligados ao wing chun - muito embora na maioria das vezes o assunto fosse exatamente esse. Após o fim desse dia de treino, fomos ao famoso ''acarajé da Dinha'', pra tomarmos uma cerveja e relaxar um pouco.

Tinha sido um grande dia esse!!


Já no dia seguinte, devidamente batizado com a ''ressaca'' do acarajé da Dinha, pude rever meus Si-Hings e queridos amigos pessoais durante o treino regular na escola, como Wesley ,o Lucas Nirrki (abaixo na foto) - que pôde me dar muitas dicas de combate livre,por sua experiência em lutas de rua -  e Lucas ''Mogg Master'', além de ter tido a honra de conhecer meu Si-Dai, Victor Nunes, mas essa vai ficar pra próxima postagem.




Em breve, a terceira e última parte.

See you later.