quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jeet Kune Do; Uma técnica sem técnica



Antes de postar um texto de minha autoria que fala sobre minhas impressões pessoais daquilo que venho estudando com SiFu e que também falaria de minhas próprias expectativas para meu retorno á Salvador que ocorrerá em dezembro desse ano, resolvi antes abordar um assunto que é sempre muito complexo de se esmiuçar e que não tem a ver diretamente com o Wing Chun de qualquer família, mas que em muito contribuiu para a divulgação do nosso estilo em escala mundial...



Bruce Lee Enter the Dragon


Se você imaginou que iremos falar sobre Jeet kune Do e seu ilustre fundador, Bruce Lee, sim meu caro, você acertou. Há alguns anos atrás eu havia reproduzido um texto sobre o assunto que foi publicado em algumas revistas - hoje em dia, material raro de se achar - e que esclarece alguns pontos sobre este ''estilo'' (sim, com aspas mesmo)  neste link; http://blogdodido-dido.blogspot.com.br/2011/01/o-enigma-jeet-kune-do.html  , mas como não se tratava de material inédito e haja visto que ainda hoje, é um assunto que causa debates realmente acalorados, vou tentar nessas mal traçadas linhas, abordar o assunto com algumas informações disponíveis que tenho a mão, tentando fazer uma abordagem de forma a ajudar a esclarecer alguns pontos nessa questão.

Quem acompanhou a entrevista do SiFu Augusto Carvalho aqui mesmo nesse site, teve um pequeno vislumbre de como era conseguir informações sobre Jeet Kune Do aqui no Brasil nos idos dos anos 80/90. Era realmente complicado e as pessoas, ainda na segunda metade da década de 90 ainda tinham de verificar certas informações á respeito do mètodo do Jeet Kune Do várias e várias vezes, para não comer ''gato por lebre''. Isso em grande parte, culpa das lendas urbanas em volta da mítica figura do Bruce Lee. Eu mesmo quando garoto, ouvia várias delas ( a que eu mais ouvia era a de que ele era o único ser humano capaz de pegar balas com os dentes, tal como o Bruce Leroy do filme ''O ultimo Dragão'' )e embora eu particularmente não acreditasse nas lendas mais ''cabeludas'',devo admitir eram lendas no mínimo espantosas e que só fazia com que a mítica figura de Bruce Lee e a curiosidade sobre ele aumentassem.

O que na realidade acontecia era que a mítica sobre as proezas de Bruce Lee eram sim, muitas vezes criadas pela mídia americana. Claro, tratava-se de um mestre em Artes marciais que ao morrer, entrava para Hall das Lendas e que isso contribuía em muito para o aumento da procura por métodos de artes marciais nos EUA crescessem. Manter uma academia de artes marciais no fim dos anos 70 na América, com certeza era negócio lucrativo, graças á imagem de Lee, além de outros fatores ''midiáticos'', por assim dizer.

Somando as dificuldades inerentes de nosso país naquela época (lembremos que nos anos 80, o índice de inflação beirava os 90 % !), durante anos, somente aqueles que tinham capacidade de sair do país e entrar em contato com algum discípulo direto de Bruce Lee, teria acesso ao conhecimento do método desenvolvido por ele e para muitos, que não tinham as mesmas condições, a saída era procurar o Wing Chun, em crescente voga no País naquela época.

Só que mesmo assim, informações sobre famílias e linhagens, bem como o tipo de método desenvolvido e do mestre em questão muitas vezes também eram escassas. Não poucas vezes, pessoas foram enroladas por esses ditos ''mestres'' falastrões que aprendiam seus movimentos com o mestre 'TOSHIBA' (aquele mesmo, o tão famoso aparelho de VHS) e que só visavam, no fim das contas, dinheiro e que não possuíam nenhum tipo de conhecimento real, nem de Jeet Kune Do, muito menos de Wing Chun.

Por isso e por outros motivos, até hoje, certas frases atribuídas a Bruce Lee e talvez o mais grave, certas interpretações de seu método muitas vezes passam longe de serem realmente fidedignas ao conhecimento transmitido por Lee e salva-guardado por seus discípulos. Não raro, é muito fácil achar ''praticantes de Jeet Kune Do''  em qualquer lugar do Brasil, mas que nunca chegaram a ter compreensão do método de fato, ou que apenas os via em filmes, ou leram algum de seus livros. È bem perceptível quando acontece isso e inerente quanto á falta de conhecimento dessas pessoas, pois quando em combate, seus movimentos são mais uma ''imitação'' do Bruce Lee visto nos filmes, do que os movimentos de um real lutador.






De acordo com Lee, Jeet Kune Do não é uma metodologia de ensino com estética estilística clássica, muito menos uma forma ou sistema de combate nos moldes tradicionais. Isso muitas vezes é extremamente mal interpretado como ''fazer qualquer coisa no combate'' por aqueles que somente percebem o dito '' Absorver o que é útil, rejeite o que é inútil''. Bruce Lee sentia-se muito mais confortável em treinar uma pessoa que já tinha conhecimento prévio de algum sistema de combate, do que um iniciante que nunca havia treinado nada antes, pelo simples fato de que a grande questão do método de Lee não era ''aprender um sequencial de movimentos estruturados em uma rotina de treinamento em padrão 1,2 e 3'', mas sim, dar uma outra abordagem estratégica para aplicação de luta em potencial risco eminente em ambiente aberto e/ou competitivo. Por isso, Dan inosanto, um de seus mais proeminentes discípulos dizia; - '' Se você tomar o que Bruce deixou, pode tornar qualquer estilo 100% melhor.''


Bruce Lee também é acusado de 'abandonar' o Wing Chun para abordar novas formas estratégicas de combate. Só que isso gera uma certa controvérsia,quando analisamos seus escritos e declarações sobre o próprio método de Wing Chun transmitido pelo patriarca Yip Man á seu mais famoso discípulo. Bruce Lee dizia ser muito grato aos ensinamentos do patriarca e em muito valorizava seu ''principal estilo''. Tanto que sempre dizia ter recebido treinamento formal apenas em Wing Chun e que seu único Mestre era Yip Man.

Talvez o mais importante; Lee não modificou em sua estratégia alguns pontos chave do Wing Chun, como o punho na vertical e manteve a estratégia da Linha central ( atacar no ponto mais próximo do oponente em relação á sí mesmo) .Também manteve diversos tipos de Trapping Hands ( tradicionalmente conhecidos em algumas famílias de wing chun como Lap Sao) e manteve treinamentos de percepção como Chi Sao em seu treinamento posterior.



Há discussões sobre em que nível Bruce Lee teria interrompido seu treinamento em Wing Chun com seu mestre Yip Man para ir aos EUA e que essa interrupção foi uma das causas para com as quais Lee procurou ''preencher'' a lacuna que faltava em seu treinamento ao estudar outros métodos de combate. O que se é sabido com firmeza é que Lee estudava, ainda em Hong Kong, boxe ocidental, esgrima e Tai Chi, tendo inclusive, vencido um campeonato escolar de boxe ( o que quase causou sua expulsão da escola do Mestre Yip Man, já que Lee estava estudando um método de luta que não era chinês). E isso provavelmente também influenciou seu método de treinamento posterior.

Deixa-se entender na verdade que Lee teria interrompido seu treinamento quando estava prestes a acessar a fase do Moy Fah Jong. Não somente pelas fotos,mas pelo Relato de Sitaaigung Duncan Leung em seu livro ''Wing Chun warrior'' onde ele cita e esclarece o famoso episódio do 'Desmantelando o boneco de madeira'' e a famigerada lenda do apartamento ofertado á Yip Man...

 O fato de muitas vezes Lee ser hostilizado por seus ''irmãos kung fu'', já que ele era Sino-Americano, também é um forte indício de influência sobre seu modo de pensar ao defender a idéia de que não há um método melhor ou pior de lutar. Seu cerne filosófico se baseava justamente na ''igualdade'' de pessoas. ''Todos os homens abaixo do sol são irmãos universais'', dizia.



A arte de Bruce Lee, o Jeet Kune Do, é um método de se entender o que fazer na luta e que é mais facilmente entendido por pessoas que já tenham experiência em combate,embora também seja compreendido por pessoas que também não o tenham. Lee acreditava no treinamento particularizado, no sentido de desenvolver métodos específicos para cada biotipo, potencializando aquilo que havia de melhor ,em termos de qualidade e rendimento técnico e trabalhando áreas de potencial dificuldade. Sendo assim, muitas vezes é relatado que nas escolas de Bruce, ele especificava para cada aluno, um treinamento em particular,onde quem chegasse pela primeira vez naquela escola, não podia entender muito bem o que estava sendo treinado, já que havia uma ideia de padronização do treinamento.Cada um treinava uma coisa diferente, no que dizia Dan Inosanto ; '' O que funcionava pra um, poderia não funcionar para o outro e era assim que treinávamos, não havia forma.''

Percebe-se então que a famosa frase ''Técnica sem técnica'', tem um sentido muito mais amplo do que somente ''ah, eu posso usar tudo na luta então.''  O que Bruce Lee ansiava era nçao só, criar o método mais mortal de combate, mas sim, desenvolver um meio de acabar com ou levar a knock down o oponente o mais rápido possível quando em luta.

O método de Jeet kune Do pode, em outras palavras, ser considerado sim, o precursor do método de treinamento de MMA. Por isso e justamente pelo seu método, Lee é conhecido como o ''Pai'' dessa modalidade.


(Repare neste cartaz, o rosto de Lee e a frase ''Bruce Lee é o pai das artes marciais mistas'')

Muitos dizeres do Bruce Lee hoje, são usados como desculpas para uma inerente falta de habilidade na questão da aplicabilidade real do que se treina. As mesmas desculpas esfarrapadas do ''Em JKD pode se fazer tudo em combate'', de que ''regras inibem as técnicas'', ou o famoso ''dedo no olho/chute no saco'', só escondem a falta de compreensão de alguns que falam em nome do JKD e talvez por isso, ainda hoje no Brasil, ao ouvir o nome Jeet Kune Do, ainda ocorra um certo ''torcer de nariz''.

 Por isso, o melhor meio de se estudar o legado de Bruce Lee, ainda é - caso você tenha condições para isso - sair do País e entrar em contato com algum discípulo direto, ou algum discípulo desses discípulos diretos de Lee. Existem vários mestres renomados no mundo como Octávio Quintero e Tommy Charruters, além de Dan Inosanto, entre outros, que ainda divulgam e transmitem o legado de Bruce Lee.

Bem gente, é isso...talvez essa postagem ganhe uma ''parte 2'', mas ainda veremos. Em breve uma postagem super especial. Até lá.













segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O bom Filho á casa Torna...

Durante os últimos dois meses, aqui em recife, vinha eu conduzindo os treinos e a prática de wing chun com meus companheiros em uma conhecida academia num dos bairros próximos do centro. A oportunidade foi dada pelo mestre e meu amigo pessoal, representante no estado da arte do Yong Moo Do Roberval Moura.




(Eu e Talis, praticando na academia do mestre Roberval)


 Ficamos lá num período de experimentação, que foi muito produtivo na formação do grupo de treino e em sua condução.
Mas o caso é que o mais importante nesse processo foi a organização do grupo, as pessoas que conhecemos e o vínculo de amizade verdadeira e sincera que estamos criando. Companheiros de treinos aguerridos são os que mais perseveram no treinamento e assim sendo, é mais natural pessoas virem e depois irem embora. Muitos não aguentam o treino e desistem, outros simplesmente não se identificam, já outros permanecem e mostram mais garra ao passar do tempo, dando importância ao próprio grupo e ao treino em si e não se importando com outros problemas que possam vim a aparecer, ou outros assuntos que não são do envolvimento do treino.
Por isso, sabíamos desde o início que esse período de experimentação na academia do mestre Roberval seria um período curto, e que o mais importante seria o processo em si e a experiência ganha....
Então ao sairmos de lá decidimos que iriamos retornar aos treinos no...



Parque da Jaqueira!



Sim...e esse é o trocadilho com o título da postagem....Nosso pequeno grupo começou exatamente neste lugar e é justamente ali, ao lado dessa igrejinha que estamos conduzindo nossos treinos.

E é engraçado que neste momento da postagem eu me lembro da música ''Smells like a teen Spirit'' do Nirvana...

Nosso pequeno grupo permanecerá até o fim....rsrsrs



A vantagem de se treinar em campo aberto é que além de um visual muito bacana, as árvores criam uma sombra muito gostosa de se aproveitar quando estamos numa atividade física ou mesmo discutindo sobre técnicas, conceitos, ou mesmo aquela conversa pré-treino sobre trivialidades, como música, o cotidiano e assuntos que são de comum interesse a todos nós.

O Talis Dias,é um dos caras que está desde o começo, na verdade, desde antes do período de experimentação citado logo acima e continua vindo treinar. Recentemente, nosso grupo foi acrescido com a presença do Augusto Pereira. Ele que já esteve em outras famílias de Wing Chun aqui no estado e é instrutor do estilo da Garça.


(Como minha câmera descarregou, não pude fazer as fotos hoje, mas essa é um registro junto com meu amigo o já supracitado aqui no blog Thiago Epimeteu )

Já estamos com as atividades no parque da jaqueira ha mais ou menos três semanas - pouco mais de três semanas na verdade - e o nosso cronograma de treino tem passado por algumas modificações. Mas regularmente estamos treinando em grupo mais de duas horas ininterruptas (isso fora o meu treinamento pessoal, na verdade, que tem me tomado tempo todas as manhãs ao largar do trabalho), focando no conteúdo Siu Nim Tao e na aplicação das técnicas em sparring livre.

Hoje a atividade foi um pouco diferente do habitual que estamos fazendo. Como a visão externa das pessoas - e nisso incluo alguns 'detratores' que gostam de especular sem conhecimento de causa -  sobre a minha família wing chun se baseia numa família ''porradeira'', ''sem cultura'' e coisas estapafúrdias do tipo e que  graças ao trabalho sério não só de meu SiFu, Marcos de Abreu,  mas de meus ''Sibaak's'' e 'Sisok's' vem sendo quebrada essa imagem, decidi que seria interessante começar o treino hoje mostrando algumas fotos tradicionais, falando sobre a genealogia e também alguns conceitos práticos relativos ao enfoque que SiFu me deu sobre a arte.


Essa dinâmica bastante proveitosa, pelo interação entre os que fazem parte do grupo, pois permitiu uma troca de experiências bastante ampla. Uma das coisas que foi realmente interessante,foi ouvir do Augusto hoje, a mesma impressão que venho tendo da arte desde que comecei a treinar sob orientação de Sifu.

- ''Agora eu venho me sentindo mais apto a aplicar aquilo que treino em luta e era isso o que estava faltando!''

Esse foi um primeiro esforço, na tentativa de se passar algo que fosse além do que somente as técnicas e fazer os exercícios de luta específicos, o que na verdade, já demanda um grande foco na concentração e no entendimento da lógica do sistema. Por isso, achei de grande importância citar essa passagem aqui no blog, porque é colocando a lógica do sistema wing chun não só nas técnicas, mas na vivência dos processos de aprendizagem, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento do que a arte pode nos oferecer.

Nesse sentido, também mencionei o Hang Out especial sobre o patriarca Ip Man no qual SiFu fez uma participação especial e que abrangeu assuntos relativos a como o Wing Chun foi desenvolvido através de sua transmissão e dos seus ancestrais históricos, dentro da tradição de nossa família.

Para aqueles que não acompanharam o citado Hangout, vou postar o link com a descrição do blog do Mestre Nataniel Rosa,mestre qualificado do clã Moy Yat e que tem um papel importantíssimo nesse trabalho. Lá, vocês podem assistir o debate dividido em três partes e espero sinceramente que gostem.




MOY YAT   VING TSUN  (061)3346-6407 / (061)8107 -1173

http://moyyatvingtsunkungfu.blogspot.com.br/




sábado, 5 de outubro de 2013

Blog do Dido Recomenda e Notícias Wing Chun

Voltando com a coluna ''Blog do Dido recomenda'', um website interessantíssimo para aqueles que gostam de enriquecer suas pesquisas teóricas sobre o estilo wing chun em diversas linhagens é o wing chun illustrated (www.wingchunillustrated.com)


O site trás matérias interessantes, artigos e novidades do universo do wing chun em um formato super acessível. Para os amantes da arte, é um dos sites mais bacanas e que junto com o wing chun pédia, formam os mais atualizados sites sobre a arte marcial chinesa. 


Notícias


Nota #1; Nos dias 7 e 8 de dezembro meu Si-hing (irmão kung fu mais velho) João Gilberto - discípulo de meu sifu Marcos de Abreu, irá subir aos ringues mais uma vez, representando a família kung fu em um aberto de Thai Boxe em ilhéus, Salvador. Estamos na torcida para que João traga bons resultados de lá. 




Nota # 2; Durante a semana de 1 a 8 de dezembro eu estarei em salvador para meus treinamentos formais com Sifu. Vai ser uma boa oportunidade de rever meus si-hings e dar continuidade aos meus treinamentos e estudos no wing chun. 

                                  


Nota #3 ; Apesar das concessões de download de conteúdo impostas pelo governo chinês, o youku - o youtube chinês - está disponibilizando uma série de dvd's completos sobre wing chun. Abaixo, segue o link para o dvd ''Basics and chi sao'' de sitaaigung Duncan Leung.





Nota# 4 ; Foi divulgado no blog do meu amigo Moy Fat Lei - o famosíssimo Blog do Pereira - que o filme de Leung Kai War, The grandmasters, irá concorrer ao Oscar na categoria de filmes estrangeiros. Ainda segundo o blog, The Final Fight ,que também retrata a vida do patriarca Yip Man, também foi indicado na lista dos pré-selecionados.