sábado, 12 de janeiro de 2013

Três Ataques - curriculum básico do Siu Nim Tao, execução e forma

''Três ataques'' fazem parte do curriculum básico da fase siu nim tao e é composto de duas coberturas e uma cobertura com contra-ataque, cujo o mote principal é a geração de força através dos giros corporais. Composta de Jam Sao, Kan Sao e Kan Da - movimentos esses extraídos da forma (Kuen To) para a forma de exercício contra um oponente que irá lhe atacar de fato - é um exercício que, desde o início já deixa implícito a noção de cobrir espaços e expor as partes mais contundentes de nossa estrutura corporal indo de encontro ao ataque do oponente, fazendo com que ele desista de continuar atacando, impedindo-o de continuar seu ataque pela via mais curta ou mesmo desestimulá-lo em  sua estratégia, ou seja, por entrar em contato com as partes mais duras do nosso corpo durante seu ataque, quanto mais força o oponente infligir mais ele mesmo se machucará.

À essa altura, o praticante que já deu inicio aos seus estudos de base, já deve ter seu chau mah (ou Joh mah, cavar a base, exercício de giro de base,ou cavalo - turning horse) com boa estabilidade e desenvolvido o suficiente para coordenar os giros com os movimentos dos braços.

A primeira cobertura, Jam Sao impede um ataque alto,geralmente soco cruzado, mas assim como o Tan Da, não é via de regra que ela seja usada somente contra um ataque cruzado, sendo utilizada também contra golpes mais retos ou de trajetória ''irregular'', funcionando bem contra boxeadores, se unida á uma boa base e um bom footwork. No entanto, sem uma base firme e sem extrair força de giro ( teoria de forças em direções opostas), não só Jam sao, mas quase todos os movimentos de wing chun não terão força para se sustentar. Na foto abaixo, demonstro a primeira defesa contra um soco que não é tanto cruzado,nem tanto um direto, com meu parceiro e amigo pessoal, Mário, que é um exímio boxeador.


Repare que o soco desferido pelo Mário (de vermelho na foto) não é tão circular quanto um cruzado natural do boxe, nem tão reto quanto um direto, mas a cobertura estava lá da mesma maneira e por estar sem protetor para a prática, posso garantir que doeu no meu parceiro de treino, e doeria muito mais, se ele realmente socasse com toda a vontade numa situação de luta real. A energia dessa ''defesa'' é liberada pelo ombro,para que ela tenha apoio o suficiente e não ceda ao pesado golpe do oponente,que pela premissa básica do wing chun, é bem maior,mais rápido,mais forte ou tem alguma vantagem sobre você.

Reparando mais uma vez na foto, vemos que a cobertura - e isso vai acontecer sempre - fecha um lado do corpo e se fechamos um lado, temos que correr para o outro lado que ficou exposto e contra-atacar firme, mesmo que o oponente não faça o ataque real,ou mesmo uma finta ou a menção de um avanço. Isso porque foi criado um espaço do lado contrário ao que estamos defendendo e esse lado exposto, cria a oportunidade de o oponente atacá-lo, principalmente se ele souber identificar a brecha.

A segunda defesa Kan Sao, parte de um movimento cobrindo uma trajetória circular quase que totalmente por cima da cabeça, para proteger uma maior área do corpo. É importante lembrar que; apesar de estarmos vendo a forma conceitual do movimento e de como criar a coordenação de base,quadril e ombros,juntos com a geração de força através do giro corporal e da teoria de forças em direções opostas, é imprescindível pensar e treinar a técnica em sua forma de luta ''solta'',contra um parceiro de treino lhe atacando de forma realista e treiná-la para que ela se torne uma resposta automática ao menor sinal de ameaça,o que vai exigir repetição diária das técnicas,sejam quais forem. Lembro-me de que na minha primeira ida á salvador para meu treinamento com Sifu, ele estava com o braço machucado,justamente poque num evento underground (Yes man, we Love Rock n' roll) em que ele estava, fez uso desse segundo movimento contra um ataque de um agressor armado com barra de ferro, cuja a trajetória iria em seu rosto e movimento automático, ele gira e usa kan Sao, impedindo que o sujeito o acertasse e consequentemente, o levasse á nocaute. Na foto abaixo, retirada do livro "wing chun kung fu..." de autoria de sifu, Mestre Alberto frança demonstra o segundo e terceiro movimento, este - Kan Da - com contra golpe e avanço de base (Hau Mah).No que se refere á nomenclatura  a particula "Da'' significa ''bater'', o que menciona o contra golpe simultâneo.



Kan Sao contra golpe cruzado
Kan Da com avanço e contra golpe

Como descrito no livro, muitas vezes não estamos numa posição que permita uma reação adequada e temos que fazer uso de técnicas ''emergênciais'' para que possamos nos defender e - dependendo da ocasião - muitas vezes só dará tempo de fazer a defesa, haja visto o tempo de reação será limitado. Essas técnicas de emergencia - em cantonês Gau Gup Sao - servem pra que você possa ter ao menos chance de defesa ou reação imediata contra um oponente extremamente atento á sua movimentação. ''Três ataques'', chamado assim por conveniência, exercita essa função de técnica emergencial para esses casos.

Essa postagem sobre essa movimentação é dedicada ao meu irmão kung fu mais novo, Fernando lempê,que neste momento está em treinamento em Salvador na casa de Sifu Marcos, iniciando seu treinamento no Wing Chun de nossa família. Desde já, estou torcendo pra ele daqui do recife pra que tudo dê certo e que seu treinamento renda ao máximo.

Bem gente, é isso, em breve o Blog do Dido voltará com o especial entrevistas,que estará mais que especial para a primeira entrevista do ano...é aguardar pra ver.