terça-feira, 28 de agosto de 2012

A forma Siu NIm Tao

Nos últimos dias, estive conversando on line com um amigo em comum no facebook (ok, admito, tô ficando viciado nisso...) sobre as formas do wing chun e como nós á praticamos,dando alguns detalhes de como a aplicamos e como tiramos os elementos técnicos das formas para utilizá-las como técnicas de luta, junto á outros exercícios e elementos contidos no sistema.
Explicava eu que embora seja um aspecto importante do treinamento,sob o ponto de vista de minha atual familia, a forma é apenas a forma. Conhecer a forma não significa que se possa aplicá-la,ou suas técnicas, em luta.Isso serve pra Siu Nim tao, Chum Kiu, Biu Jee, ou mesmo Pa chan Tow.

Todos os elementos do siu nim tao podem ser estudados e combinados para gerar uma técnica de luta efetiva.Então,qual é a diferença entre as formas do wing chun, para as formas de ouros estilos de luta?

Então,vejamos uma forma do karatê,por exemplo, o heian Niddan,3 kata do shotokan. Se você observar bem, a forma é uma sequencia de ação,de combate,com todas as técnicas de ataque,defesa,bases,esquivas,enfim...lembrando realmente uma luta imaginária dentro de uma sequência,por isso também chamamos 'rotina'.Isso não ocorre no wing chun.Nas formas ou rotinas, do wing chun,não temos uma sequência de luta imaginária,mas uma 'rotina' com elementos técnicos.O que são 'elementos técnicos?' são movimentos que,isolados,não possuem um fim prático por sí só,dentro da técnica,mas que quando somados á outros exercícios e outros elementos,geram uma técnica efetiva de luta.Exatamente como o alfabeto,cuja as letras (a,b,c....etc) isoladas, não possuem o sentido prático de uma palavra completa. Uma palavra, não é a sentença completa e assim por diante.

Siu nim tao possui 108 movimentos - número esse tipo por completo,dentro da tradição chinesa - dos quais, geram 36 técnicas básicas. È interessante notar que em siu nim tao, como já dito aqui no blog em postagem anterior, não existe movimentação de base em sua forma.A forma funciona como um livro, um manual contendo os elementos técnicos e suas corretas angulações,posicionamentos e energia.


Abaixo, demonstro os elementos da primeira parte da forma Siu nim Tao.


A forma se inicia adotando a base Yee jii Kim Yeung Mah,que em tradução aproximada,seria Yee Jii = dois dedos, Kim = travar,ou prender, Yeung = carneiro, Mah = Cavalo, referindo-se á Base,em diversos estilos de kung fu


Após a preparação, Seung Kan sao, cuja a energia em enfoque na soltura dos ombros

Seung Tan Sao, com a energia,partindo de kan sao como se arrancasse uma raíz do solo. Concomitantemente, e isso não é obrigatório,junto ao movimento costumo executar uma leve e sutil soltura dos ombros,sendo que em algumas escolas de nossa família,executa-se depois desse movimento

Preparação para o soco,com pulso no centro.Lembrando o kuen Kuit "O soco sai do coração"

Yiat Ji Chung Choy, Soco do centro com o formato da letra sol,ou soco do sol,isso porque o punho lembra o caractere 'sol' em Cantonês.


Hieng Sao, trabalho de giro de pulso. Bastante usado em exercícios como Lap Sao, Ch sao. O pulso é muitíssimo requisitado no wing chun e deve ser sempre exercitado.





Primeiro Tan Sao da forma e dá início a sessão de Saam Pai Fut. È executado de forma extremamente lenta e tensa,ganhando cada centímetro até sua conclusão.

Hieng Sao,mais uma vez trabalhando o pulso.
Wu Sao, sendo um movimento firme, de defesa.Geralmente essa defesa serve como segunda cobertura pro Bing Sao,sendo chamada comumente de Bong/wu Sao


Jut Sao, o movimento é tenso e lento, segundo com o cotovelo junto ao corpo,obstruindo o ataque do oponente - lembrando que saam pai fut faz referência ao Tang Chi Sao,como comentado em postagem anterior
Fuck Sao. Algumas escolas executam com os dedos apontando para baixo, outras com os dedos voltados para o corpo,o pulso aponta para rente e a energia é de 'controlar'.

Após a terceira repetição da sessão Saam pai fut, prossegue-se a forma com Pak Sao.

Primeiro pak sao da forma, seguindo até a linha de ombros,numa energia de 'tapa'.Retornando o pulso ao centro,preparando o próximo movimento

Ding Jeang, primeira energia das cinco palmas de todo o siu nin tao.Yip Man utilizava a flor da ameixeira, por se tratar de um simbolo chinês,mas também por causa do posicionamento das cinco palmas da forma.Após a palma, executa-se Hieng Sao 
E conclui-se o movimento com Lap Sao e Kuen Sao.