quinta-feira, 24 de março de 2011







                                  Kung fu wing chun
                  a arte marcial treinada por Bruce Lee


Está nas bancas de todo o país a 4º edição do livro "Kung fu wing chun, a arte treinada por Bruce Lee"
escrito pelo sifu Marcos de Abreu,aluno privativo do sifu Li hon Ki,da linhagem do sifu Duncan Leung.
O livro conta com a participação especial do sifu Li Hon Ki,atual patriarca do completo sistema wing chun e introdutor dos estilos hung gar e wing chun no brasil,
mestre alberto frança e conta com o prefácio do jornalista jose algusto maciel torres.
O livro possui um dialogo bastante conciso e bastante objetivo,facilitando o entendimento tanto de praticantes "veteranos" de artes marciais em geral
quanto de leigos no assunto,servindo como um ótimo referencial para aqueles que pretendem se iniciar na pratica marcial do wing chun,ou mesmo qualquer outro estilo.
As técnicas apresentadas em fotos ilustrativas são seguidas de explicações bastante sucintas sobre suas aplicações,evidenciando a importância tanto do conhecimento 
prático quanto teórico.O livro aborda também o histórico do sistema wing chun e seus principais mestres,além de esclarecimentos sobre a prática da arte e sua filosofia subjacente.

Desde já, "kung fu wing chun, a arte marcial treinada por bruce lee" é um clássico recente da literatura referente ao estilo wing chun no brasil,contribuindo com outras obras
do mesmo ramo,á divulgação de uma das mais espetaculares artes marciais chinsas"



sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrevista de Yip Man concedida a Mok Pui à revista Novo Herói nº 56

Entrevista concedida a Mok Pui à revista Novo Herói nº 56
Tradução Thomas Pinheiro 
A entrevista original para a revista Novo Herói Marcial, editada em Hong Kong entre os anos de 1960 a começo de 1980 : diferença entre os estilos Weng Chung e Wing Chun . Pensam que estes dois clãs são apenas o mesmo estilo do kung fu usando dois nomes diferentes. Engano, o estilo Wing Chun é completamente diferente do estilo de Weng Chun. Em Hong Kong, o líder do clã Wing Chun (na época da entrevista) é Grandmaster Yip Man, e o líder do clã de Weng Chun é o Grandmaster Chu Chung . As técnicas e as formas (kuen toes) são igualmente completamente diferentes. A razão entre estes dois estilos é percebida como ser o mesmo estilo é que têm algumas técnicas em comum, embora alguns Wing Chun Kuen - Yip Mandos conceitos é diferente. Por exemplo, ambos eles aplicam retirada de força ou circulo com as mãos, ambos eles exercem socos de uma polegada. O Noi-lim-sau é uma técnica para que um praticante começe na área interna do seu oponente para a parte externa. Esta técnica exige a postura de cotovelo e um movimento de circundamento muito pequeno. Conseqüentemente é uma técnica muito rápida do contra-ataque.   Dois estilos diferentes da mesma fonte O grande mestre Yip era um nativo de Fatshan. Quando era muito novo, era completamente fraco. Conseqüentemente, seus pais enviaram-no para aprender Wing Chun de Chan Wah Shun, o estudante o mais proeminente do famoso Dr. Leung Jan. Quando o grande mestre Yip descreveu seu passado, ele fêz assim com grande emoção. Está aqui um segmento da entrevista em seu formato original.
Novo Herói Marcial:  " O apelido de Chan Wah Shun indica que Wah o trocador de dinheiro era uma pessoa moderada muito má que goste de lutar todo o tempo, correto? Quantos estudantes Wah o trocador de dinheiro teve? Como você foi classificado entre seus irmãos do kungfu?
" Yip Man: " Incluindo me, Wah Shun admitiu somente 16 estudantes desde a abertura de sua escola de kungfu. Eu tinha 11 anos quando eu me tornei estudante durante seu último anos."
Herói Marcial Novo:  " Nós chineses temos um provérbio que o último filho é o mais amado. De acordo com o costume chinês, desde que você era seu último filho do kungfu de Wah Shun, você deve ter sido o estudante o mais amado dele. Correto? " Yip Man, sorrindo: " Você está correto. Quando eu aprendi com Wah Shun, ele tinha 70 anos. Eu era um bocado fraco naquele tempo. Entretanto, ainda corrigiu meus erros com grande paciência. Mais tarde, igualmente disse seus outros estudantes para ensinar-me. Em conseqüência, minhas técnicas melhoraram nos apectos " da alta velocidade.
Herói marcial novo: " É uma boa pergunta. Deixe-me dizê-lo porque. Antigamente, os povos eram muito restritos a respeito do relacionamento do professor/estudante. Antes que admitiram um estudante, tiveram que saber o caráter deste estudante em potência muito claramente. Este é o que é chamado ' o mestre escolhe o discipulo. Em segundo lugar, igualmente dependeu sobre se o estudante poderia ter recursos para pagar ovalor das aulas ou não.
O grandemestre Yip Man parado para por algum tempo. Falou então em um tom um pouco baixo: " O fato é, não há muitos que possam pagar por uma mensalidade de um ótimo colégio. Por exemplo: então eu paguei, o “envelope vermelho para ser admitido como discipulo ” contendo 20 taels da prata. E eu tive que pagar a 8 taels da prata por mês como minha mensalidade de treino."
Muito dinheiro para aprender Kungfu Herói marcial novo: " Quanto era 20 taels do valor de prata, nos termos de seus padrões vivos? " (No final dos anos 60)
Yip Man, após pensar um pouco: " Para 20 taels da prata que você poderia casar . Também, com uma metade da prata você poderia comprar 1 produção de arroz." O Grande mestre continuou: " Isso era porque, naquele tempo, a maioria das pessoas que aprenderam o kungfu eram ricos. Estas pessoas poderiam deixar seus trabalhos e viver nos templos velhos em montanhas afastadas para o treinamento. Não é o mesmo que hoje quando as pessoas podem facilmente aprender o kungfu em qualquer esquina."

Encontrando Leung Bik em Hong Kong

Após seis meses, um colega de Yip Man, apelidado Lai, cujo o pai dirigiu uma companhia grande de seda nomeada " Companhia Kung Hung de Seda " ; na rua de Jervois de Sheung Wan, falou Yip que havia um amigo de seu pai em sua casa. Estava em seu 50anos. Este homem sabia algumas técnicas de kungfu. Ofereceu sparring amigável com Yip Man. Yip naquela época nunca tinha sido derrotado, e assim não desperdiçou nenhuma tempo em aceitar o desafio. Lai foi nomeado para apresentar um ao outro em uma tarde de domingo. Nesse domingo, Yip foi à casa de seu colega. Após a introdução a este homem de meia idade, Yip olhou-o com desprezo. Para Yip vendo-o, olhou mais como um magro cavalheiro típico do que alguém que soube-se realmente o kungfu. Após um rápido momento, Yip Man desafiou de forma direta o homem a uma luta. Com um sorriso, o homem de meia idade disse: " Bem, Yip Man, assim que você estiver interessado em fazer algum que sparring comigo. Não se preocupe em utilizar sua luta em mim, afirmou para não se preocupar sobre ele. Tudo que você precisa me fazer é me atacar a qualquer parte de meu corpo com toda sua força ! " Ao ouvir isto, o arrogante Yip Man, embora aparentemente ainda não invocado, era realmente tão encrenqueiro que tudo que quis fazer era bater acima deste homem! Sem esperar mais, logo o homem de meia idade não se fez de desentendido, fazendo um sinal com a mão, convidando Yip Man a atacar. Yip desferiu uma chuva agressiva e perfuradora de ataques ao homem. Entretanto, este homem era tão rápido que Yip Man não poderia combinar seus movimentos do contra-ataque. Em um instante, Yip Man foi forçado para retirar-se em um canto. O homem parou no mesmo momento. Depois que do primeiro encontro, e já derrotado, Yip Man não poderia acreditar que este homem tinha ganhado as vantagens tão rapidamente.
Conseqüentemente, perguntou ao homem se poderia tentar outra vez. Mais uma vez, Yip Man foi controlado completamente por este homem. Não poderia fazer qualquer coisa de encontro a ele! Esta vez, Yip Man soube que tinha sido batido certamente por um perito real de kungfu. Sem dizer uma palavra, Yip Man partiu com grande desapontamento. Em seguida que terminou o sparring amigável, Yip Man ficou tão deprimido que não ousou mesmo mencionar que sabia kung fu.
Uma semana mais tarde, Yip soube de Lai que o homem de meia idade queria velo outra vez. Naquele momento, Yip Man estava um pouco receoso e demasiado humilhado para ver outra vez o homem de meia idade. Segurando a Lai: " Eu sinto demasiado embaraçado para vê-lo outra vez. Eu não estou para lutar a toda hora." Entretanto, para surpresa de Yip Man, Lai disse a Yip que o amigo do seu pai elogiou realmente as técnicas do kungfu de Yip Man . Isso era porque quis ver Yip outra vez e lhe falar pessoalmente. Lai começou a dizer para Yip Man o segredo do amigo do seu pai. De fato a pessoa que tinha lutado com não Yip Man era ninguém mais que Leung Bik, filho do Dr. Leung Jan! Após saber a verdade, Yip Man exclamou: " Gosh! Por isso é que é tão bom em técnicas do kungfu. Realmente desta vez eu estava lutando com elevado perito de Wing Chun! " Yip Man imediatamente percebeu que isto era uma oportunidade. Não era ainda não fosse altamente hábil nas técnicas do kungfu ensinadas por seu si-fu Wah o trocador de dinheiro. Esta seria a melhor possibilidade para que aprendesse as técnicas mais avançadas do Wing Chun. Conseqüentemente, não desperdiçou nenhuma hora em pedir a Lai, seu colega, para leva-lo a Companhia Kung Hung de Seda para encontrar Leung Bik. Desde que Yip Man era um gênio nos termos de aprender o kungfu, Leung Bik estava muito feliz ensinar tudo que soube para Yip Man. Alguns anos mais tarde, Leung Bik cansado da vida em Hong Kong e estava pensando voltar a Fatshan. Yip Man naquele momento tinha alcançado já a proficiência, o mais elevado nível em técnicas de kungfu.